sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Depois da Dengue agora a luta é contra os caramujos

Um veneno chamado Metarex SP vai exterminar as dezenas de milhares de caramujos africanos que infestam Santo Antônio da Platina. A informação foi dada ao npdiario pela prefeita Maria Ana Pombo(PT) na tarde desta quinta-feira, dia 17.
Ela explicou que as reclamações da comunidade são procedentes e que servidores da Vigilância Sanitária estão em treinamento para aprenderem a manipularem a isca.
Dentro de três a quatro semanas, começarão as visitas domiciliares e nas empresas para colocação do Metarex SP e mais orientações.
Trata-se de uma isca ideal para caramujos e lesmas, resistente à água e com alta atratividade. Os bichos ingerem e morrem, secando o corpo. 
A casca fica ressecada e pode servir de recipiente para o mosquito transmissor da dengue.Porisso, como lembra o chefe de gabinete, Joel Rauber, o correto é picar as cascas, jogar fora ou usar como adubo em plantas e vasos de flores.
Caramujo-gigante-africano (de nome científico Achatina fulica) é um molusco.Uma praga urbana que pouca gente sabe combater, foi trazido para o Brasil de forma ilegal na década de 80 por produtores rurais. Eles buscavam uma alternativa mais rentável para substituir o escargot, um molusco apreciado na França como uma iguaria gastronômica. O negócio não deu certo e os caramujos acabaram abandonados. Diferente do verdadeiro escargot, que é bem menor e tem a concha quase redonda, o caramujo africano é estranho e chega a ser repulsivo. Ele é grande e escuro e quando adulto pode medir 15 centímetros de comprimento e pesar 200 gramas. 
São capazes de provocar doenças em humanos e animais domésticos, contaminam a água e devastam plantações e jardins. 
Por onde passa, deixa uma secreção e se estiver contaminado por microorganismos pode afetar o sistema nervoso central do homem, causando cegueira e meningite. O contato com o caramujo também pode provocar problemas intestinais graves. 
O número de caramujos aumenta sempre depois das chuvas.

Nenhum comentário: