segunda-feira, 4 de abril de 2011

Empregado pode cobrar empresa por contratação de advogado para ação trabalhista

Se o acordo não dispõe de forma expressa sobre o pagamento de honorários advocatícios, é possível que o empregado acione a empresa por danos materiais em razão da contratação de advogado para ingresso com reclamação trabalhista. A decisão é da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Para a empresa, a indenização por danos materiais decorrente da contratação de representante pelo empregado seria incabível, uma vez que não seria preciso advogado para postulação de direitos na Justiça Trabalhista. A empresa alegou também que não poderia arcar com a indenização pelo simples exercício de seu direito de defesa contra o autor da ação. Além disso, o acordo homologado teria dado a ela “ampla e irrestrita” quitação.
Reparação integral - A ministra Nancy Andrighi considerou, no entanto, que a indenização pelos honorários contratuais compõe a reparação integral do dano. Segundo a relatora, o Código Civil (CC) determina de forma expressa que esses honorários integram os valores devidos por reparação de perdas e danos.
“Como os honorários contratuais são retirados do patrimônio do lesado, para que haja reparação integral do dano sofrido o pagamento dos honorários advocatícios previsto na Lei Civil só pode ser o dos contratuais”, explicou, referindo-se aos artigos 389, 395 e 404 do CC.
A ministra ressalvou que o valor cobrado pelo advogado não pode ser abusivo. Caso considere exorbitantes os honorários contratuais, o juiz pode analisar as peculiaridades do caso e arbitrar outro valor, usando como parâmetro a tabela da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ela também destacou que tais dispositivos do CC podem ser aplicados de forma subsidiária aos contratos trabalhistas, conforme previsão da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Direito de defesa - Ainda segundo a ministra, a opção dada ao trabalhador de não usar advogados para buscar direitos trabalhistas não isenta a empresa da responsabilidade pelos danos decorrentes da necessidade de recorrer à Justiça para ter reconhecido seus direitos. A relatora afirmou que essa faculdade está compreendida no direito de acesso à Justiça
“Nessa dimensão, assume especial relevância a função do advogado no processo como fator de concretização do acesso à Justiça, na medida em que, utilizando os seus conhecimentos jurídicos, otimiza a participação do seu cliente no processo de convencimento do magistrado”, completou.
A ministra afirmou que a parte forçada a recorrer ao Judiciário não pode ter prejuízos decorrentes do processo. “Aquele que deu causa ao ajuizamento da reclamação trabalhista deverá arcar com os honorários contratuais, de modo que o vencedor não suporte o dano sofrido pelo inadimplemento da obrigação trabalhista”, defendeu.

Homem com problemas mentais ataca PMs em Figueira

Um rapaz com problemas mentais atacou uma equipe de policiais militares na tarde deste sábado (2), na avenida Castele Branco, no centro de Figueira.
Segundo o boletim de ocorrência, o cidadão começou a rodear a viatura policial que efetuava abordagens de trânsito no local. Mandado ir embora para casa pelos policiais, o cidadão começou a chutar a viatura. Após alguns segundos o homem atacou os policiais tentando tomar a arma de um deles. Foi necessário usar as algemas para conter o ímpeto do agressor.
Os policiais encaminharam o homem para atendimento médico após sua mãe ter sido comunicada.

Para não morrer, homem se enconde no quartel dos bombeiros

A Polícia Militar foi chamada para atender uma ocorrência no quartel do Corpo de Bombeiros da cidade de Telêmaco Borba.
Segundo informações, um homem teria se escondido no quartel dos bombeiros para escapar de ser fuzilado em plena via pública. O fato acorreu na tarde de ontem (3).
J.A.C.J., contou aos policiais que estava na praça do bairro Cem Casas, quando dois indivíduos em uma motocicleta, não soube informar maiores dados, efetuaram três disparos de arma de fogo em sua direção e fugiram tomando rumo ignorado. O homem disse que a única forma de se esconder dos bandidos foi correndo em direção ao quartel dos bombeiros.
Os policiais fizeram buscas pela área mas não encotraram ninguém suspeito. Os tiros não acertaram ninguém.

Passaporte especial

Após o escândalo envolvendo o passaporte especial concedido ao filho do ex-presidente Lula, agora é o pastor R.R. Soares quem fez o pedido. O sobrinho do pastor, senador Marcelo Crivella (PRB) pediu ao Ministério das Relações Exteriores um passaporte especial para o tio que é também o chefe da Igreja Internacional da Graça de Deus, mesmo sem o evangélico exercer qualquer tipo de atividade parlamentar. O documento foi solicitado no dia 21 de dezembro, com prazo de validade de um ano, segundo o Itamaraty.
A ficha de concessão do passaporte, como apurou o jornal O Estado de S. Paulo, mostra que foi Crivella quem solicitou o documento à Coordenação de Atividades Externas do Senado (Coatex). Mas nenhum dos dois quis comentar o assunto.

Sem prefeito

A situação de Itaperuçu continua confusa. Mesmo após a eleição de ontem para prefeito, o município de Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba, continua sem administrador. Dos 14 mil votos apurados, 75% foram considerados nulos.

Assembleia discute amanhã reajuste do piso regional

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia faz reunião amanhã sobre o reajuste do salário mínimo regional. Estudo da bancada do PT, defendendo reajuste de quase 15%, será apresentado. Governo do Paraná pretende encaminhar proposta de aumento de 7% para votação na Assembleia Legislativa. O reajuste elevaria o mínimo regional para valores entre R$ 708 e R$ 817.

Lixo continua sendo jogado em locais impróprios

 
Boa parte do lixo produzido em nosso país é coletada pelas prefeituras, o resto vai parar sei lá aonde. E nesse sei lá aonde é que começam os problemas. Um exemplo disso está em Assaí, onde algumas pessoas insistem em querer jogar lixo e entulhos nos terrenos baldios da região.
Esquecem que, fazendo isto estão contribuindo para que seus próprios filhos possam pegar alguma doença grave ou ser mordido por algum animal peçonhento como cobra, aranha ou escorpião.
Sim, porque quando se acumula muito lixo ou entulho em um local, ele se torna ninho de pequenos animais. Pois é ali, em meio ao lixo, que ratos, cobras e aranhas gostam de se abrigar.
Além disso, o lixo pode transmitir doenças, porque moscas e animais acabam se alimentado do entulho e levam toda a porcaria que comem direto para a casa de alguém, como a dengue e a leptospirose, por exemplo. Além disso, as crianças podem querer brincar neste terreno e ao passarem por ali, acabam se machucando ou se contaminando com algum resíduo.
A responsabilidade pela manutenção e cuidados com o terreno vazio é do dono dele. Caso este não tome providências, seus vizinhos podem ligar para a Prefeitura, ou entrar com uma reclamação formal, por escrito junto ao órgão. Cabe a Prefeitura fazer a notificação ao proprietário, podendo tomar todas as medidas cabíveis, para resolver o problema, incluindo aplicação de multas. Mas, infelizmente, se o dono do terreno não tomar atitude, a situação fica mais complicada. Pois, às vezes, a Prefeitura demora à tomar alguma providência e, depois de muita reclamação dos moradores.
Em Assaí, o problema está no terreno localizado às margens da PR-090. O local seria destinado para depósito de entulhos, como resto de obras e galhos de arvores, mas não é isto que se vê. O lixo avança no terreno, incomodando motoristas que trafegam por ali.
Além de ser perigoso para a saúde dos moradores, principalmente do alto da Copasa e Vila Rural, se torna um perigo de acidentes, pois no local, motoristas desenvolvem altas velocidades, principalmente no sentido São Sebastião da Amoreira.
Além dali, próximo ao cemitério, encontramos problema parecido. Num trecho de cerca de mil metros é possível encontrar lixo à beira da estrada que segue para o Palmital. A prefeitura realiza campanhas nas rádios para coibir a ação. Mas parece que as pessoas não se importam muito.

Eleições municipais esquentam

Albanira, médica e vice-prefeita
Recentemente o prefeito de Assaí, Tuti Bomtempo, em entrevista às rádios de Assaí, quando questionado sobre a sucessão, garantiu que irá apoiar àquele ou àquela que do seu grupo político o “povo” indicar.
Ele foi além, disse que provavelmente será uma mulher e que todas as pesquisas feitas até agora, apontam para isso. Tuti não quis dizer, mas a mulher em questão tem nome e sobrenome: Neuza Bomtempo.
O nome da primeira dama causa burburinho em todos os cantos políticos e em todos os partidos. Mas se levarmos em consideração a importância do momento para a cidade de Assaí, temos ainda outra mulher “que naturalmente” pode vir a disputar a vaga como chefe do executivo local: Albanira Pançan.
Os nomes das duas mulheres podem sair na frente, se levarmos em consideração ao atual momento vivido pelo país, onde os cidadãos elegeram pela primeira vez uma mulher para comandar o país.
Mesmo estando a mais de um ano do processo eleitoral, o memento é importante. Partidos políticos estão se articulando. Convites são feitos todos os dias. Os dois principais partidos da cidade se mobilizam para buscar nomes considerados fortes para o processo de 2012.
PMDB e PSDB tiveram grande duelo no processo eleitoral do ano passado. Com a vitória de Beto Richa, o PSDB acredita ter vencido o processo. O PMDB comemora as vitórias se deus candidatos aos cargos legislativos, principalmente as de Romanelli e Canziani.
Se levarmos em consideração ainda outros partidos como PT, PDT, PR, PL e PSC, teremos no próximo processo eleitoral uma “briga” ainda mais acirrada pelo posto mais alto dentro do município de Assaí e exatamente no ano que a cidade completa 80 anos.
O PT acredita em Eduardo Guadaim. O PSC em Juan Veiga. O PDT pode vir de Silvérinho. Já o PSDB e o PMDB ainda esperam por definições, afinal dentro do partido pode haver briga interna.
Se levarmos em consideração situação e oposição, observaremos o seguinte quadro. A situação apresenta obras, busca soluções para os problemas do dia a dia e discursa sobre continuidade.
Já a oposição tenta de todas as formas desestabilizar a administração atual, levando ao conhecimento da população denúncias e enfatizando que é hora de mudança.
Albanira, Neuza, Gavião, Diego Viana, são alguns dos nomes do PMDB. Mário Sato, Luiz Mestiço são algumas opções do PSDB. Eu não arrisco um nome. Não aposto, afinal as fichas ainda não foram postas sobre a mesa.
Neuza Bomtempo, atual primeira dama.

Lançada a 10ª Conferência Estadual da Saúde

Foi lançada nesta sexta-feira (1º), em Curitiba, a 10ª Conferência Estadual da Saúde, que será realizada de 20 a 22 de outubro, com o tema ‘SUS, Patrimônio do Povo Brasileiro – Construindo as Redes de Atenção à Saúde do Paraná’. 
A conferência delibera a Política Estadual de Saúde e elege a nova composição do conselho estadual para gestão de 2012 a 2015, composta por 72 membros, 36 titulares e 36 suplentes, representantes dos quatros segmentos da saúde – gestores municipais e estaduais, prestadores, trabalhadores e usuários do SUS.
Todas as deliberações estaduais serão levadas à 14ª Conferência Nacional, que será realizada em Brasília de 30 de novembro a 04 de dezembro deste ano.

Amoreira - 28 alunos iniciam curso do SENAI

Do Sol Nascente

Nesta segunda, 04, 28 anos alunos de São Sebastião da Amoreira participam da primeira aula do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) nas dependências da JUMBO na cidade de Assaí.
Presente à cerimônia de abertura o gerente da unidade do SENAI de Londrina Alexandre Lourenço Ferreira, Prefeito de São Sebastião da Amoreira, Luiz Fernandes e Dr. Adailton Macial da empresa JUMBO, além de professores do SENAI.
Segundo informou o Dr. Adailton, com esses 28 anos de Amoreira que fazem da 10ª turma, o PROFATA (Programa Fábrica de Talentos) estará formando 280 profissionais.
Cidades que participam são: Assaí, Santa Cecília do Pavão, Nova Santa Bárbara, Santo Antonio do Paraíso e agora São Sebastião da Amoreira.

Produtores vão à Brasília contra o Código Florestal

Cerca de 30 mil produtores rurais prometem lotar a Praça dos Três Poderes, em Brasília, na terça-feira. De todos os cantos do Brasil, agricultores vão rumar para o Congresso Nacional, onde pressionarão deputados e senadores para a votação do relatório do Código Florestal Brasileiro, elaborado pelo deputado federal Aldo Rebelo (PC do B).
De Maringá, serão dois ônibus, com aproximadamente 80 produtores. O Paraná engrossa o movimento com 4 mil pessoas, que irão a Brasília em cerca de 100 ônibus.
Presidente do Sindicato Rural de Maringá, José Antonio Borghi lidera a comitiva do município e defende o relatório de Rebelo. "Não é o ideal, mas atende a grande maioria dos anseios do nosso produtor. O principal ponto é estabelecer que aquilo que foi feito, está feito, sem reserva legal nas áreas de agricultura consolidada".
O ponto é decisivo no Estados da Região Sul, tradicionalmente agrícolas e que se tornariam praticamente isentos de reserva legal. O relatório de Rebelo estabelece isenção para propriedades com até quatro módulos fiscais, área de 60 a 80 hectares.Essa metragem representa 40% do território do Paraná, onde há 474 mil unidades com o perfil. Com exceção dessas áreas e daquelas onde a agricultura está consolidada há décadas, as propriedades rurais terão que destinar uma parte de suas áreas para preservação permanente. A proporção varia de 20% a 35% .
ASSAÍ - O Sindicato Rural Patronal de Assaí, Presidente Mamoru Kogio, levará até Brasília vários agricultores para engrossar o movimento.
O JORNAL SOL NASCENTE acompanhará a comitiva como convidado. A acadêmica de Jornalismo Glória Custódio do JSN estará cobrindo o evento.

Assaí realiza curso de formação

Assaí está sediando o Curso de Formação inicial do Programa Integração AABB Comunidade para educadores de vários municípios como Maringá, Ponta Grossa, Santa Cecília do Pavão entre outros.
A capacitação acontecerá ao longo da semana, no salão Frei Epifânio, sob a orientação das educadoras sociais da PUC Rosangela Eugênia e Maria das Graças Maciel.
A capacitação é uma parceria do Programa AABB Comunidade, e as Secretarias de Educação e assistência Social, buscando sensibilizar os educadores para a discussão sobre uma nova visão do ser humano e de educação, instruindo-os para atender às crianças e adolescentes da comunidade.
De acordo com a coordenadora do Projeto AABB Comunidade de Assaí, Zenaide Perpétuo “o educador social cuida da criança e do adolescente de forma mais abrangente, além do conhecimento pedagógico está preocupado com todo o contexto de vida do educando”.

Classificação Copa Assaí

Por um erro de vínculo, a classificação publicada no Jornal A GAZETA, edição impressa desta segunda-feira, 04, a classificação da 13ª Copa Assaí de Futebol Suíço, está errada.
A atualização correta está ai.


Jet Gás
13
5
4
1
0
21
6
+15
86,7%
Funesplan
10
7
3
1
3
14
12
+02
47,6%
Pau d`Alho A
9
5
3
0
2
14
6
+08
60,0%
V.Nova/Foto Apolo
9
3
3
0
0
8
0
+08
100,0%
Rede Martins
7
5
2
1
2
6
11
-05
46,7%
Colégio IFV
6
4
2
0
2
6
5
+01
50,0%
Cebolão
3
5
1
0
4
10
18
-08
20,0%
Madrid
1
6
0
1
5
4
25
-21
5,6%

Quatro ocorrências foram registradas nas ultimas horas na área da 3ª Companhia da Polícia Militar em Assaí.
Em Congonhinhas, a polícia localizou em uma chácara, várias armas de fogo. Policiais deslocaram até a Chácara Nossa Senhora da Guia para atender a uma denuncia anônima. No local, encontraram duas espingardas calibres 22 e 36 e ainda 53 munições intactas de calibre 22. As armas foram levadas à delegacia para as providências. O dono da chácara, conhecido por Roni não foi localizado.
Em Amoreira, a PM recebeu informações de disparo de arma de fogo. No local, na Rua Papa João XXIII, um rapaz disse que estava com a namorada, quando três adolescentes passaram e começaram a atirar. Ninguém ficou ferido. Os envolvidos foram presos e levados à delegacia.
Disparo de arma de fogo também em Assaí.
Um adolescente informou a polícia que caminhava pela rua, quando um outro adolescente sacou de um revólver e começou a atirar. Não soube o adolescente, precisar quantos tiros foram, mas acredita ter sido mais de quatro disparos.
Nenhum dos disparos acertou a vitima. A PM foi ao local, fez patrulhamento, mas nada localizou.
Ainda em Assaí um homem foi preso ao tentar arrobar a própria casa. Acontece que o cidadão chegou em casa alterado. Quebrou o vidro da janela com um soco e agrediu a sua mãe de 79 anos de idade. Além de socos, o cidadão tentou sufocar a mãe com as mãos. Segundo relato da polícia, quando chegou no local, havia marcas de sangue do agressor no pescoço da vitima.
Ele foi detido e levado para o Hospital Pró Vida e posteriormente para a Delegacia de Polícia.

Jornal A GAZETA chega às ruas

Previsto para chegar às ruas e empresas da cidade no dia do aniversário de Assaí, o jornal A GAZETA já está circulando.
Antecipamos a edição do jornal para o inicio de abril, pois atendemos a necessidade de nossa empresa, fechando assim um ciclo na comunicação.
Além de rádio e internet, agora também com o jornal impresso.
Em breve estaremos anunciando uma parceria, que irá melhorar ainda mais. Juntos, os principais profissionais de imprensa de poderão levar até o leitor muito mais qualidade de informação e agilidade acima de tudo.
Peça o seu jornal A GAZETA. Leia, anuncie, assine. Ligue 8449-3502 com Cleber Pontes ou 8423-9984 com Juliana Andrade.
A baixo algumas páginas da edição de hoje do Jornal A GAZETA.