segunda-feira, 2 de abril de 2012

A um mês do prazo final, só 18% declarou o imposto de renda

A menos de um mês do prazo final para acertar as contas com o leão, apenas 18% dos londrinenses - cerca de 20 mil - já declarou o imposto de renda. A Delegacia Regional da Receita Federal (DRF), responsável por 63 municípios, trabalha com a expectativa de receber cerca de 230 mil declarações, sendo aproximadamente 110 mil só de Londrina. O acerto de contas na região Norte do Paraná vai na contramão do ritmo nacional. Em todo o Brasil, 24% das 25 milhões de pessoas físicas e jurídicas já entregou a declaração.
A “tranquilidade” dos londrinenses com relação ao prazo também contribui para deixar a média estadual abaixo da média nacional. No Paraná, 21% das 317 mil declarações esperadas foram entregues até as 14 horas desta segunda-feira (2). O delegado-adjunto da Receita Federal, David Oliveira, disse que no ano passado Londrina também se manteve abaixo da média nacional durante todo o prazo para a entrega dos dados. “Nos últimos quatro dias, a procura cresceu muito”, contou.

Cidade Sem Censura - Pref. de Cambé responde concurso polêmico

João Pavinato (prefeito de Cambé), em entrevista ao CSC da Rede CNT, discute sobre as questões realizadas em concurso público para o cargo de gari.


Londrina terá a primeira Central de Atendimento do MP-PR

O Ministério Público do Paraná inaugura na próxima quarta-feira, 4 de abril, às 11h, em Londrina, a Central de Atendimento ao Cidadão, estrutura que pretende se tornar uma referência para a população no acesso ao MP-PR. Participarão da solenidade, o procurador-geral de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto, além de autoridades da região.
Com a finalidade de oferecer atendimento ao cidadão e acolher as demandas individuais e coletivas que estiverem no âmbito de atuação do Ministério Público, a Central funcionará de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 11h30h e das 13h às 18h, sob a coordenação do promotor de Justiça Paulo César Vieira Tavares. "A Central de Atendimento será a porta de entrada do Ministério Público Estadual, o que facilitará a vida do cidadão na hora de procurar ajuda para resolver seus problemas", afirmou o promotor de Justiça.
No primeiro momento, o atendimento buscará agilidade na solução das situações trazidas pela população. Assim, o foco inicial será a resolução dos conflitos na esfera extrajudicial. Não havendo esta possibilidade, os casos serão encaminhados, pela própria equipe da Central, às Promotorias de Justiça especializadas ou aos órgãos competentes, nas causas que não fizerem parte das atribuições do MP.
“O Ministério Público dará maior efetividade de cumprimento de suas atribuições institucionais, abrindo as portas para o acesso direto da população. Os promotores de Justiça elevam em dignidade seu papel político e social quando se aproximam da população a que devem servir”, disse o procurador-geral de Justiça. 
A Central de Atendimento ao Cidadão é um dos 37 projetos estratégicos do Ministério Público do Paraná e tem por objetivo intensificar a interação com a sociedade. A iniciativa piloto e pretende ser levada a todas as comarcas de entrância final do Estado até 2018.
A Central de Atendimento do MP está localizada na Av. Duque de Caxias, nº 620, em frente à Prefeitura Municipal de Londrina.

Capitão da PM fala sobre os tiroteios na cidade

do AssaiOnLine

Após uma conversa com o Capitão Edvaldo da Polícia Militar, foi esclarecido alguns episódios que estão angustiando a população da cidade.
Segundo o PM, está ocorrendo muito sensacionalismo à respeito dos fatos, devido a um adolescente envolvido, que está depositando medo na cidade com seus comentários.
“É uma situação localizada, não é contra a comunidade”, falou o Capitão Edivaldo.
A briga é entre quatro menores de idade, dois que moram na vila Esperança e dois que moram na vila Prudêncio e no conjunto Sol Nascente. Os adolescentes já foram identificados, porém, o policiamento não pode prendê-los devido à legislação. No entanto, quando são capturados, suas armas e drogas são apreendidas.
“Menor tem que ter internamento fora da cidade, mas não tem vaga, eles concorrem às vagas com todo o Paraná”, ressaltou o Capitão.
O distrito está investigando o caso, fazendo batidas, apreendendo armas, enfim, tudo o que pode ser praticado respeitando a legislação.
Essa sensação de impunidade é que assusta a população.

Foragido da Cadeia é recapturado e policiais são agredidos

do Tudo Ibiporã

Na manhã do último domingo (01), a Polícia Militar recebeu a informação de que um dos foragidos da Cadeia Pública de Ibiporã estava no cruzamento da Avenida dos Estudantes com Avenida Londrina, no Jardim San Rafael. No local, os PMs se depararam com o cidadão e mais quatro pessoas. Foi dada voz de abordagem a todos e o foragido, Izaias David Alves de Lima – conhecido como Beiço, foi algemado.
Segundo o boletim de ocorrência, no momento em que os policiais foram colocar o detido no camburão da viatura, os outros abordados foram para cima dos PMs. Um dos envolvidos, de posse de uma lata de cerveja ainda fechada, desferiu um golpe no rosto de um policial, o qual veio a sofrer um corte. Os outros desferiram golpes de capacetes contra a equipe e jogaram pedras, sendo danificada a porta traseira da viatura. Um PM também teve a farda rasgada.
Durante a confusão, Izaias conseguiu fugir, mesmo algemado, porém, um jovem ficou detido. No caminho para a Delegacia este começou a danificar a proteção existente no camburão. Com a chegada da viatura do Pelotão de Choque, que se dirigiu ao local para dar apoio, foram realizadas outras abordagens. Beiço foi novamente preso, só que desta vez este estava escondido em uma residência. Os policiais realizaram buscas na casa e, embaixo do sofá, localizaram um tablete de maconha de 270 gramas.

Pai esfaqueia filho drogado em Londrina

do Bonde

Lourival Cândido da Silva, de 53 anos, foi preso no Jardim Perobal, zona sul de Londrina, após esfaquear o próprio filho de 17 anos, na noite de sábado (31). Segundo familiares, o autor já não agüentava mais os desaforos e as agressões do filho, que é viciado em drogas. 
Segundo o pai da vítima, que tem o lado esquerdo do corpo paralisado em decorrência de um derrame, seu filho o trata com chutes e, inclusive, já chegou a queimar suas costas. 
A polícia confirmou que o adolescente possui várias passagens. Os ferimentos sofridos pelo menor foram apenas superficiais. Ele foi encaminhado ao hospital e liberado em seguida. 
Lourival foi autuado por agressão, pagou fiança e foi liberado.

Corpo de garoto de 14 anos é localizado boiando em rio

Marilayde Costa - Redação Bonde

O corpo de um menino de 14 anos foi localizado na manhã desta segunda-feira (2) boiando no Rio Tibagi, na localidade Café Forte, conhecida por Prainha, em Assaí, a 36 km de Londrina. 
De acordo com o soldado Robson André Bitencourt, do Corpo de Bombeiros de Ibiporã, as buscas começaram por volta das 15h de sábado (31), quando o garoto caiu na água com outros dois amigos, quando estavam pescando com tarrafas em uma parte rasa do rio, acima de uma corredeira. "Eles teriam tentado passar por uma parte do rio que é mais funda e acabaram sendo levados pela correnteza da água. Os dois amigos que eram maiores de idade conseguiram nadar e sair do rio mas o garoto não conseguiu se salvar", relatou o bombeiro. 
Na manhã de hoje, por volta das 8h, o corpo foi encontrado por pescadores a cerca de 500 metros de onde ocorreu a queda da vítima de afogamento. 
A vítima morava em Assaí e o corpo deve ser encaminhado ao Instituto Médico Legal de Londrina.

Aviso desligamento COPEL

A COPEL informa que fará melhorias na rede elétrica do município de São Jerônimo da Serra, nesta quarta-feira (dia 4). Por isso, o povoado de Taquara e propriedades rurais próximas ficarão sem luz entre 10h00 e 15h30. 
O desligamento só será realizado se o tempo estiver bom. 
Em caso de dúvida, ligue para a Copel: 0800 51 00 116, ou acesse o site www.copel.com

Assaí realiza Conferência de Cultura

Dezenove municípios já da Amunop já confirmaram a participação na II Conferência Intermunicipal de Cultura que acontecerá no dia 12 de Abril, na SAMA.
A Conferência abordará o tema: “Gestão Cultural: Metas e Desafios para municípios de pequeno porte”, buscando a importância de consolidar mecanismos para efetivar a gestão plena de cultura.
A conferência contará com a participação do Coordenador de incentivo da Secretaria de Estado da Cultura Maurício Cruz e da Coordenadora da Regional Sul do Ministério da Cultura Margarete Moraes.
Esta ação, a nível intermunicipal, integra as cidades que não realizam conferências municipais de cultura, de modo a garantirem sua participação na Conferencia Macroregional que acontecerá em Londrina em 28 de Abril e posteriormente na Conferência Estadual.