segunda-feira, 11 de julho de 2011

Secretário de Saúde participa em Curitiba do lançamento do programa HOSPSUS

O secretário de Saúde de Assaí, Jorge Torquato Junior e o diretor clínico do hospital Pró Vida, Francisco Vieira Filho, participam nesta quarta-feira, 13, do lançamento da primeira fase do Programa de Apoio e Qualificação de Hospitais Públicos e Filantrópicos do SUS no Paraná (HOSPSUS).
O evento contará com a presença do governador do Paraná, Beto Richa e do secretário da Saúde, Michele Caputo Neto e possibilitará à população paranaense atendimento hospitalar de qualidade e com resolutividade o mais próximo possível de sua residência, otimizando a eficiência dos hospitais e contribuindo para o desenvolvimento de um parque hospitalar público e filantrópico no estado, social e sanitariamente essenciais para atender as necessidades da população em todas as regiões de saúde.
“Recentemente o Dr. Vieira (Francisco Vieira Filho) esteve em Curitiba e fez vários pedidos ao governo do estado para tornar o nosso hospital referência para a região. Vamos mais uma vez ao encontro do secretário (Michele Caputo Neto) para fortalecer esses pedidos”, disse Juninho Torquato.
Inicialmente irá atender 50 hospitais públicos e filantrópicos distribuídos nas diferentes regiões do Estado, que serão retaguarda para a Rede Mãe Paranaense e a Rede Estadual de Urgência e Emergência.
A Secretaria de Estado da Saúde instituirá um incentivo financeiro aos hospitais com base no número de leitos gerais e leitos de UTI disponíveis ao SUS. Os recursos são provenientes do tesouro do Estado e suas aplicações são direcionadas para melhoria da qualidade da assistência, com investimentos na manutenção e ampliação da capacidade instalada (instalações físicas e equipamentos), para aumento da oferta de serviços, custeio das ações e serviços e melhoria da gestão dos hospitais.
No evento de lançamento, estarão presentes os hospitais que assinaram Termo de Adesão ao Programa, que estabelece os compromissos e metas do hospital e que serão acompanhados e avaliados trimestralmente pela Comissão Estadual e pelas Comissões Regionais de Avaliação e Monitoramento do HOSPSUS.
O governador e o secretário da Saúde assinam também dois convênios estratégicos: com o COSEMS (Conselho de Secretários Municipais de Saúde), e com a Femipa (Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Paraná). O convênio da Femipa prevê parceria na capacitação de gestores e profissionais dos hospitais participantes do programa em cursos de especialização em gestão hospitalar, trauma e obstetrícia, além da troca de experiências positivas na área de humanização, classificação de risco, custos e protocolos de atendimento hospitalar.

SERVIÇO: Lançamento da primeira fase do Programa HOSPSUS.
Data: 13 (quarta-feira).
Horário: 10h30.
Local: Canal da Música – Rua Júlio Perneta, 695 – Curitiba – Paraná.

Com Agencia Estadual de Noticias

Faixa para Cheida causa mal estar na adminsitração

Causou mal estar na administração pública o fato de a equipe de Assaí, que disputa o Campeonato Paranaense de Futebol Feminino, entrar em campo no domingo, 10, carregando apenas uma faixa homenageando o deputado estadual Luiz Eduardo Cheida. 
O deputado é um dos patrocinadores da equipe e a faixa foi confeccionada por seus assessores. 
O problema é que em momento algum a equipe agradeceu os investimentos da Prefeitura Municipal de Assaí, no estádio Dr. Durval José da Silva, para que ele recebesse os jogos do estadual. 
O estádio, alias, foi alvo de muitas criticas inclusive de dirigentes da equipe antes do inicio da competição. A prefeitura não mediu esforços e operários trabalharam por cerca de 40 dias no local, para garantir uma estreia tranquila. 
Pelos cálculos da prefeitura, mais de 1.500 pessoas foram ao local empurrar o time, que foi derrotado por Londrina, por 3 a 2. “O resultado não foi tão mal digerido, quanto a falta de reconhecimento”, comentaram alguns assessores do prefeito.

Neto Monteiro participa de lançamento de programa olímpico em Curitiba

O secretário de esportes de Assaí, Antenor Monteiro Neto, participou do lançamento do programa Talento Olímpico do Paraná, na manhã desta segunda-feira, 11, no anfiteatro do Museu Oscar Niemayer, em Curitiba. 
O objetivo é promover a preparação e o desenvolvimento de atletas com potencial para disputar as Olimpíadas de 2016 e 2020. 
O programa – que tem o patrocínio da Copel, apoio da Sanepar e gestão da Secretaria de Esporte – oferecerá inicialmente bolsas-esporte de R$ 500 mensais para 250 atletas paranaenses treinarem de agosto a dezembro de 2011, com indicativo de renovação. 
O secretário do Esporte, Evandro Rogério Roman, considera as ações um marco histórico na valorização do trabalho dos profissionais paranaenses. 
“Queremos manter nossos atletas treinando no Paraná e proporcionar a eles inclusão social e desenvolvimento educacional. O governo do Paraná valoriza e investirá fortemente no desenvolvimento olímpico dos nossos esportistas“, disse o secretário. Ele explica que as federações deverão apresentar relatórios do desempenho dos atletas bolsistas. 
Neto Monteiro, avaliou como positivo o encontro e disse que já tem sinal verde do secretário (Evandro Rogério Roman) para apresentar projetos que beneficiem o município de Assaí. “Levaremos ao governo do estado nossas potencialidades. Temos vários talentos que precisam de incentivo e o projeto virá para beneficia-los. Agora vamos esperar na prática e que o esporte cresça com isso”, disse monteiro. 
CRITÉRIOS – Os atletas beneficiados serão indicados pelas federações esportivas, com base no currículo em 2010 e potencial para defender o Estado em competições nacionais e internacionais, em especial as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. Entre outros requisitos, os atletas que praticam modalidades olímpicas devem ter entre 11 e 18 anos e os que praticam modalidades paraolímpicas devem ter entre 11 e 21 anos. 
As indicações vão ser feitas neste mês de julho. Uma comissão formada por nove membros fará a análise, homologação e distribuição do patrocínio.



Neto Monteiro acompanha atentamento lanaçamento do projeto.

Neto Moneito e maratonista Vanderlei Cordeiro, padrinho do projeto.

Maratonista Vanderlei Cordeiro e Cleber Pontes.

Evandro Roman, secretário especial de esportes do Paraná e Neto Monteiro, secretário de esportes de Assaí.