sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Estupro em São Jerônimo da Serra - Fisioterapeuta é o principal suspeito

A Policia Civil de São Jerônimo da Serra, investiga para apurar crime de estupro de vulnerável portador de deficiência mental, tendo como vítima dois alunos da APAE – portadores de síndrome de down). 
Funcionário da entidade é o principal suspeito dessa violência sexual. Ele já foi afastado, mas não está preso. 
Segundo o delegado, as provas contra o fisoterapeuta não são suficientes para representar pela prisão, apesar do crime asqueroso e revoltante. Mas que a prisão deverá acontecer no decorrer das investigações.

Leo deverá ser homenageado durante abertura da festa nordetina

Ainda não se sabe se haverá a abertura oficial da festa nordestina por conta do falecimento do vereador Léo Nilson Lopes, que ocorreu por volta das 17hs45 desta sexta-feira, 12. O vereador estava internado na Santa Casa de Misericórdia de Londrina, desde 05 de junho, quando se acidentou na PR-090 no sentido Jataizinho.
Léo sempre foi muito próximo do prefeito Tuti Bomtempo. Em conversa com o prefeito, ele disse que "estar perdido e ainda não assimilou a noticias". Tuti disse ainda que vai decidir em instantes se fará ou não a abertura da festa.
"Ele merece uma grande homenagem", finalizo o prefeito.
A rodada de hoje dos jogos dos trabalhadores foi mantida, porém segundo o secretário de esportes a decisão dos jogos fica para o próximo sábado, 19.

Morre o vereador Léo Nilson Lopes

Morreu no final da tarde desta sexta-feira, o vereador Léo Nilson Lopes, vitima de acidente automobilistico na Rodovia PR 090 entre Londrina e Jataizinho. Léo estava initernado desde o acidente na Santa Casa de Londrina. 
Segundo a assessoria de imprensa da Santa Casa, a "causa mortis" aponta para septicemia generalizada, que consiste em infecção no sangue, causada pelo crescimento e multiplicação de bactérias e toxinas no sangue, danificando os tecidos do organismo e diminuindo a pressão arterial.
O presidente da Câmara, Silvio Carlos Guadaguini está indo para Londrina, acompanhado do amigo e ex-vereador, Januário Silvério de Souza. Detalhes sobre o local do velório e o sepultamento serão dados em breve. (com Revelia)

PSC faz dois encontros regionais no norte pioneiro do Paraná

Lideranças e militantes da Região do Norte Pioneiro se preparam para disputar Prefeituras e Câmaras Municipais em 2012. Para isto, oPartido Social Cristão (PSC) realiza dois Encontros Regionais naquela Região do Paraná. O primeiro deles será na noite desta sexta-feira, 12, em Siqueira Campos, o seguinte está marcado para a manhã deste sábado, 13, em Cornélio Procópio. “Estamos melhor qualificando os nossos quadros para apresentar à população candidatos que possam buscar soluções efetivas e eficazes aos problemas sociais, tanto nas cidades como nas zonas rurais”, explica o presidente do PSC no Paraná e líder da legenda na Câmara Federal, deputado Ratinho Junior, também pré-candidato à Prefeitura da capital, nas eleições de 2012. 
Em Siqueira Campos o evento acontecerá no Clube de Campo Arco Íris, nesta sexta-feira, 12, a partir das 19h30 (também horário da coletiva à imprensa). Lideranças e militância vão discutir e avaliar possíveis candidaturas próprias da legenda para as eleições municipais do próximo ano. Para o encontro também estarão presentes outros políticos e representantes da legenda de toda aquela região do Estado. Os encontros terão importância política especial. O partido vai ouvir as sugestões da população para incorporá-las ao futuro plano regional de governo.
"Serão eventos políticos de grande importância. Vamos costurar alianças, debater propostas e tomar decisões visando às eleições de 2012", reforça o vereador Juarez Francisco Leal, o Daio, coordenador do PSC em Siqueira Campos. Naquele município, um dos pontos mais importantes para o partido siqueirense será a provável candidatura própria à Prefeitura local. De acordo com Daio, o partido deverá ter o professor Fabiano Lopes, mais conhecido como “Bi”, como pré-candidato a prefeito em 2012.
CORNÉLIO PROCÓPIO - Já, o coordenador da legenda em Cornélio Procópio, Frederico Carlos de Carvalho Aires, o Fred, é o pré-candidato indicado para ocupar a Prefeitura local nas próximas eleições. “Um vídeo de motivação, outro que mostra o histórico de crescimento do partido e uma palestra sobre o tema “o PSC constrói o Paraná que nós queremos”, além de outras abordagens fazem parte da programação do encontro em Cornélio Procópio.
Fred vai reunir 500 pessoas a partir das 10 horas (horário também da coletiva à imprensa) no Clube Cultural, localizado na Avenida Paraíba, no centro daquela cidade.
Em Siqueira Campos, Daio promete dobrar o número de presenças. "Estamos fortalecendo o PSC e criando um grupo cada vez mais forte no Norte Pioneiro”, asseguram os dois coordenadores da legenda naquela Região do Estado.

Projeto institui Política Estadual de Combate à Pobreza Extrema

Da assessoria

Acesso à alimentação, educação, saúde, bem como oportunidades de geração de trabalho e renda são fundamentais para garantia de uma vida digna ao ser humano. No Brasil, segundo dados apontados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 16,7 milhões de pessoas vivem em situação de extrema pobreza. As famílias consideradas extremamente pobres são aquelas onde os domicílios têm rendimento médio abaixo de um quarto do salário mínimo, ou seja, uma renda per capita menor que R$ 70. Para que essas pessoas deixem essa condição, são necessárias políticas de transferência de renda e acesso a serviços públicos e inclusão.
Segundo o último estudo divulgado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o Paraná deve ser o primeiro estado brasileiro a superar a miséria. O instituto aponta que essa meta deverá ser alcançada em 2012, além de também ser o primeiro estado a eliminar a pobreza, com previsão para 2016. Pensando nisso, o deputado estadual Adelino Ribeiro (PSL) apresentou projeto de lei que institui a Política Estadual de Combate à Pobreza Extrema. Segundo o parlamentar, a aprovação da proposta busca criar normas, projetos prioritários, programas e desenvolver ações que estabeleçam políticas contra a pobreza que acelerem esse processo já previsto pelo Ipea.
O projeto de lei busca integrar e envolver os órgãos do Estado que atuam no combate à pobreza, formulando alternativas baseadas em territórios e na perspectiva de desenvolvimento local, além de ações articuladas com a União e municípios, potencializando assim recursos já disponíveis. Segundo Adelino, os próprios beneficiários das ações poderão trabalhar na gestão dessas políticas públicas. “É uma proposta que busca fomentar a participação da sociedade, de organizações não governamentais e dos próprios beneficiários dos programas e das ações”.
Entre outros objetivos está o fomento de iniciativas de economia popular solidária, de geração de trabalho e renda, de empreendedorismo, de complementação da renda familiar, combater o trabalho escravo e o trabalho forçado e promover medidas com vista a sua erradicação. Isso já contempla algumas propostas que viraram prática, mas regulamenta e estabelece parâmetros de trabalho com metas para cada ano, à exemplo do que já ocorre no Estado do Rio Grande do Sul.

Reitores do país comemoram emenda à LDO

A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) homenageou o deputado federal Alex Canziani (PTB-PR) por ter apresentado uma emenda, na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2012, que beneficia as instituições de ensino superior municipais e estaduais. O evento aconteceu no Ministério da Educação, em Brasília, onde compareceram cerca de 80 pessoas, entre reitores e diretores de instituições de ensino superior público do país. Canziani foi o único deputado homenageado pela entidade.
Se a presidente Dilma Roussef sancionar, a lei de Canziani exigirá apenas 1% de contrapartida financeira das instituições para viabilizar projetos em parceria com a União. Hoje este índice pode chegar até 25%, o que compromete o orçamento daquelas instituições ou inviabiliza importantes projetos.
A solenidade foi conduzida pelo presidente da associação, Antonio Joaquim Bastos da Silva, reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), de Ilhéus (BA); e pelo vice-presidente João Carlos Gomes, reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), do Paraná.
Esta é a segunda homenagem recebida por Canziani por conta da emenda apresentada à LDO. A primeira aconteceu dia 8 na Universidade Estadual de Londrina (UEL), numa promoção da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (APIESP).

Uma homenagem a todos os Pais da Escola Princesa Izabel


Um Pai dá conselho e encorajamento quando a gente precisa.
Um Pai se importa com as coisas que são importantes para a gente.
Um Pai fica feliz com o nosso sucesso e felicidade, a vida inteira.
Eu agradeço PAI, pelos abraços, risos, alegrias, e momentos especiais a cada dia.
 Por todas as maneiras com que você demonstrou o quanto amava e se importava.
Por sua paciência e seu humor.
Por tudo o que você sempre fez.
Eu tenho muito orgulho e sou muito feliz por ter...
UM PAI COMO VOCÊ!!
Feliz Dia Dos Pais! 


Igreja Católica celebra a semana da família

Do AssaíOnLine

As comemorações da Semana Nacional da Família iniciaram em 1992, com o objetivo de formalizar uma resposta á inquietação ao descontentamento e desejo de defender e promover a instituição da família, cujos valores vêm sendo agredidos sistematicamente na sociedade. É um período em que se destaca o apreço à família com determinação em promovê-la e defende-la das agregações e ameaças.

PROGRAMAÇÃO

DOMINGO - 14/08: Abertura da Semana da Família na missa das 19h30min, celebrada pelo novo Bispo da Congregação da Sagrada Família – Dom Ettore Dotti.

SEGUNDA-FEIRA – 15/08: TENDAS DE ORAÇÃO: Missa de abertura às 06h na Matriz e transmitida nas tendas. Oração nas tendas durante todo o dia. Ás 12h oração e benção da água e ás 15h oração com benção aos doentes, com transmissão pela rádio.

As Tendas serão nos seguintes locais:
- Vila Ramalho: Praça da Vila Ramalho
- Copasa: Nas proximidades da Capela São Vicente
- Vila São Pedro: em frente ao Santuário
- Vila do Grilo e Pérola – nas proximidades da Escola Augusto Gino Rocha
- No Centro: Rua Peru esquina com a Avenida Rio de Janeiro.
Às 17h30m caminhada até a matriz e missa de encerramento.

TERÇA-FEIRA – 16/08 – Missa nas Capelas São Benedito e São Vicente às 19h30m. Tema: “Os desígnios de Deus sobre o Matrimônio e a Família”

QUARTA-FEIRA – 17/08 – Missa nas Capelas Santa Luzia e Santuário Santa Paula às19h30m. Tema: “Famílias geradoras de uma sociedade nova.”

QUINTA-FEIRA – 18/08 – Missa e Terço da Mãe Rainha ás 19h na Igreja Matriz.

SEXTA- FEIRA – 19/08 – Terço Luminoso na Matriz ás 19h30m.

SÁBADO - 20/08 – Missa das Famílias na Matriz ás 19h30m.

DOMINGO – 21/08 – Caminhada da Família ás 18h30m em frente ao Cento Múltiplo da Memória – Missa com Renovação dos compromissos Matrimoniais e Coroação de Nossa Senhora.

Educação municipal prevê contratação de 58 novos funcionários

Do Revelia

A Secretaria Municipal de Educação de Assai fechou o ano passado com 169 padrões, ocupados por professores com um (de 20 horas) ou dois padrões (40 horas).
Alguns daqueles educadores devem perder o segundo padrão, devido à convocação de 15 novos professores aprovados no ultimo concurso publico realizado pela administração municipal.
Na área de Educação, alem dos 15 funcionários com formação acadêmica em Pedagogia, novas contratações envolvem ainda um professor de Educação Física, um de Arte e um de Musica.
Nos próximos dias, a rede municipal de ensino vai preencher outras 40 vagas de estagiários, voltadas aos acadêmicos de Pedagogia (19), estudantes do ensino médio em Magistério (15) e em Informática (06).
Após a convocação pela administração municipal, estagiárias do Magistério entregaram sua documentação na tarde desta quinta-feira, 11, no Centro de Múltiplo Uso da Memória. Elas também receberam informações acerca do local de sua lotação.
Segundo a secretária da Educação, Zenidia Aparecida Correa, alem das vagas já preenchidas, pode haver ainda a convocação de outros aprovados no ultimo concurso, conforme a necessidade da rede municipal de ensino.

Sicoob Assaí comemora seis meses na cidade

Nesta quinta-feira, 11 de agosto, a cooperativa de crédito Sicoob completa seis meses de atuação na cidade, a partir da abertura de um Posto de Atendimento em Assai.
Os bons resultados comemorados se referem aos R$ 2,7 milhões em recursos administrados (depósito a vista, a prazo e capital), assim como a carteira de 218 cooperados e o montante de R$ 4,6 milhões em empréstimos.
Em comemoração ao desempenho da unidade assaiense, haverá palestra nesta sexta-feira, 12, com a especialista na área de previdência privada, Rosemari da Silva, do Rio de Janeiro. Ela representa a Mongeral Aegon Seguros e Previdência, que conta com 175 anos de atuação no mercado.
A palestra servira também para discussão do novo serviço oferecido pelo Sicoob, o de previdência privada, que dispõe de taxa de administração de 0,25% comparados com os 3% a 4% cobrados pelo mercado em geral.