terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Ciclista morre em acidente com caminhão na PR-445, em Londrina‏

Um ciclista morreu na tarde desta terça-feira (3) na PR-445, em frente ao Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), em Londrina, após ser atingido por um caminhão.
A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) confirmou o óbito. O trabalhador Anderson Fernandes de Oliveira, de 34 anos, foi atingido pelo veículo enquanto atravessava a rodovia.
Ambulâncias do Siate e do Samu foram deslocadas para o local, mas nada puderam fazer, pois a morte foi instantânea.
Segundo informações da rádio Paiquerê AM, a colisão foi violenta. A vítima sofreu traumatismo craniano e não resistiu aos ferimentos. O corpo dele foi encaminhado para o Instituto Médico-Legal (IML) de Londrina.
Este é o primeiro acidente em 2012 com vítima fatal no perímetro urbano do município.
 

Texto: odiario.com / Fotos: Eliandro Piva / Paraíba

Consulta e pagamento do IPVA já estão disponíveis

Da Agencia Estado - O boleto para pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) deve chegar à residência do contribuinte no final deste mês ou início de fevereiro. Mas desde já é possível consultar o valor, datas e forma de pagamento no site da Secretaria de Estado da Fazenda (www.fazenda.pr.gov.br) e até mesmo recolher o imposto, na rede bancária e nas lotéricas. 
Como a alíquota permanece a mesma – 2,5% para veículos em geral e 1% para ônibus e caminhões – quem não trocou de carro vai pagar, em média, 6% a menos que no ano passado, em função da desvalorização dos veículos seminovos. 
O valor do imposto lançado neste ano, para 3,7 milhões de proprietários, é de R$ 1,65 bilhão; a arrecadação de 2012, no entanto, deve chegar a R$ 1,9 bilhão, por causa da entrada dos veículos novos no mercado e do pagamento de débitos atrasados. 
Em fevereiro, o contribuinte pode recolher o valor integral do IPVA com desconto de 5%. De acordo com o final da placa, o vencimento começa no dia 8 e prossegue até o dia 24. A partir de março, começa o pagamento para quem optar pelo parcelamento; sempre no mesmo dia, as parcelas têm vencimento programado para março, abril, maio, junho e julho. A tabela, também de acordo com o final da placa, vence entre os dias 12 e 23 de cada mês. 
RECOLHIMENTO – O recolhimento do IPVA pode ser feito, prioritariamente, nos bancos do Brasil e Itaú. Nessas duas instituições, basta apresentar o número do Renavan. E quem preferir pagar em qualquer outro banco, ou na rede de casas lotéricas, deve usar o boleto enviado pelo Correio, desde que esteja com o endereço residencial atualizado no Detran. 
Caso não receba o boleto, ou queira antecipar o pagamento, o contribuinte pode imprimir a guia de recolhimento ou ficha de compensação pelo site www.fazenda.pr.gov.br. Na mesma guia aparecem também eventuais débitos anteriores.

Confira os deputados paranaenses mais faltosos

O Portal da Transparência divulgou a lista dos deputados que mais faltaram as sessões em Brasília no ano passado. Entre os paranaenses, o mais ausente é Alfredo Kaefer (PSDB) que não compareceu a 63 sessões e 55 faltas justificadas. No ranking geral, Kaefer é o 12º parlamentar mais faltoso. 
Na 14ª colocação aparece o deputado federal Doutor Rosinha (PT), o segundo paranaense que mais faltou nas sessões em Brasília. Ele ficou ausente 62 vezes e justificou 52 faltas. O petista Ângelo Vanhoni também aparece entre os 20 parlamentares mais faltosos. O deputado paranaense teve 59 faltas registradas e justificou 50 ausências. 
Na Assembléia Legislativa do Paraná, a falta de justificativas dos faltosos é o que mais chama atenção. O deputado Fábio Camargo (PTB), que lidera a lista de ausentes, não compareceu 36 e justificou apenas três vezes. 
Artagão de Mattos Leão Júnior (PMDB) faltou em 31 sessões e não registrou nenhuma justificativa. O peemedebista Caíto Quintana é o terceiro do ranking no Paraná com 27 faltas e apenas três justificativas. (do Bonde)