sábado, 13 de agosto de 2011

Sessão da próxima segunda é suspensa por morte de vereador

O presidente da Câmara Municipal de Assaí, Silvio Carlos Guadagini, suspendeu a sessão ordinária da próxima segunda-feira, 15. 
Segundo os vereadores, “não haveria clima para discutir projetos importantes que estão em pauta, pela recente perda do vereador e primeiro secretário da Casa, Léo Nilson Lopes”. 
Assim, projetos como convênio com Hospital Pró Vida, criação da Secretaria de Meio Ambiente e o reajuste de salários de servidores e secretários, ficariam para uma nova data. Há possibilidade de convocação de extraordinária para discutir o assunto. 
Posse - Também gera expectativa para os próximos dias, a convocação do suplente do vereador Léo, Flávio José Amorim, do PSL, primeiro suplente na coligação que elegeu ainda, Waldenei Simões, o Cebolinha.

Comunidade presta ultima homenagem ao vereador Léo

Do Revelia - Lideranças políticas e comunitárias e familiares prestaram as últimas homenagens ao vereador de Assaí, Léo Nilson Lopes (PSL), falecido na sexta-feira, 12, após 67 dias de internamento na Santa Casa de Londrina.
Para o vereador Antônio Menegildo Gavião Manoel (PSDB), o vereador Léo “foi um grande companheiro e amigos das horas de decisões que, com seu trabalho diferenciado, esteve à frente das decisões mais importantes do município.
"Não adianta falar muito e fazer pouco", eis a grande lição deixada pelo companheiro Léo, acrescentou ainda Gavião, acerca do vereador que não gostava de microfone e não usava a tribuna da Câmara Municipal, mas fazia um importante trabalho social.
Na avaliação do ex-vereador e advogado Januário Silvério de Souza, o Silverinho, “o que o Léo mais soube fazer foi amizade”, antes e depois que começou sua carreira política, em 1997, sendo eleito para quatro mandatos à frente do Legislativo municipal.
Silverinho lembrou ainda que, diferentemente de outros candidatos, o vereador Léo tinha outra base de eleitores, uma vez que seus familiares não eram de Assaí.
Reforçando as palavras de Gavião, também o prefeito Michel Ângelo Bomtempo (PMDB) lembrou da importância do companheiro Léo nas decisões mais importantes da vida do município.
“Assaí perde muito, perde um grande companheiro. Tenho certeza que (o vereador Léo) será lembrado pelo resto da vida”, disse ainda o prefeito.
Diante da multidão que acompanhou as últimas homenagens, no Cemitério Municipal de Assaí, estavam ainda integrantes do Poder Executivo, a vice-prefeito Albanira Figueiredo Pançan (PSDC), o médico pediatra José Luís Pançan, a primeira-dama Neusa Maira Varella Bomtempo, os vereadores Luiz Alberto Mestiço Vicente, Carmelino da Silva e Antônio Felipe.
Além de amigos de futebol e de política, também funcionários da prefeitura e da Câmara de Vereadores, assim como o secretário municipal de Saúde, Jorge Torquato Júnior, participaram das homenagens feitas ao vereador Léo Nilson Lopes.
Falando em nome da família, Silverinho também agradeceu ao Hospital Pró-Vida, Santa Casa de Londrina e secretário municipal de Saúde, Jorge Torquato Júnior, pelo atendimento prestado ao vereador Léo Nilson Lopes.
Os agradecimentos foram também para a Defesa Civil que conduziu o corpo do vereador, um dos principais defensores da implantação daquela unidade em Assaí.
O vereador Léo havia se envolvido em acidente automobilístico em 5 de junho desse anona rodovia PR 090, no trecho entre Assaí e Jataizinho. Desde então ele permanecia internado na Santa Casa de Londrina.


Homenagem ao vereador Léo, o bom sujeito de bom coração

Nunca votei no vereador Léo Nilson Lopes, e já tivemos alguns desentendimentos no passado, mas uma coisa é bastante certa: ele era realmente um bom sujeito, de bom coração.
Da convivência dos tempos de sua loja na avenida Rio de Janeiro, das reuniões na Câmara de Vereadores, das partidas de futebol que ele acompanhava de perto, das confraternizações com os amigos e das conversas informais na cidade, tem-se a clara percepção de quão solidário e humano era aquele homem.
Léo era pessoa de boa prosa, que, com suas tradicionais expressões (como “e daí velho”), gostava de aconselhar as pessoas para fazerem o bem. Pessoa de boa prosa, apesar de não ser muito dado a discursos rotineiros e prolongados no plenário da Câmara de Vereadores.
A política, para ele, havia se transformado em possibilidade de ajudar outras pessoas. Tais demonstrações de solidariedade e generosidade aconteciam já bem antes de ele ocupar uma cadeira no Legislativo municipal, aliam, aqueles gestos fizeram com que os amigos mais próximos o lançassem na política assaiense.
No exercício do mandado legislativo, ele sempre defendeu bandeiras em prol da comunidade, como o asfalto do conjunto Mutirão e da Vila Nova Esperança, a implantação da unidade da Defesa Civil, o transporte metropolitano entre Assaí e Londrina (a circular), o vale-alimentação para o funcionalismo público municipal, as casas populares para a população mais carente e outros.
Nunca votei no vereador Léo Nilson Lopes, o qual eu não aprovava como político, e já tivemos alguns desentendimentos no passado, devido a posições diferentes sobre a mesma questão, mas uma coisa é bastante certa: ele era realmente pessoa tranqüila, sem rancor ou mágoa no coração.
O vereador Léo era realmente um bom sujeito, de bom coração, sempre disposto a dar bons conselhos e a ajudar ao próximo.

Mattheus Hermanny, 39, é professor, poeta, escritor e editor do portal Revelia