segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Polícia aguarda exames em criança de 35 dias encontrada morta em Assaí

Polícia Civil de Assaí espera por laudo do Instituto Médico Legal - IML, de Londrina para dar sequencia em processo que apura morte de uma criança de apenas 35 dias.
O caso foi registrado no ultimo dia 18, em uma residencia na rua Miuki Sauto, na Vila Prudêncio.
Apesar das lesões aparentes no corpo da criança, a polícia acredita em acidente, mas suspeita só será confirmada com o resultado do exame, que nestes casos demora cerca de 30 dias para ficar pronto.

Sabedoria Indígena Milenar


Uma noite, um velho índio contou ao seu neto sobre a guerra que acontece dentro das pessoas.Ele disse: 'A batalha é entre dois 'lobos' que vivem dentro de todos nós'.
Um é Mau. É a raiva, inveja, ciúme, tristeza, desgosto, cobiça, arrogância, pena de si mesmo, culpa, ressentimento, inferioridade, mentiras, orgulho falso, superioridade e ego.
O outro é Bom. É alegria, fraternidade, Paz, esperança, serenidade, humildade, bondade, benevolência, empatia, generosidade, verdade, compaixão e fé.
O neto pensou nessa luta e perguntou ao avô:
- Qual lobo vence?
O velho índio respondeu:
- Aquele que você alimenta!
Qual "lobo" você alimenta?
Cuide-se para que sua vida seja repleta de "coisas boas" e que o "lobo bom" seja o que você alimenta diariamente...

Reflita sobre isso.
Ótima Semana.


Aumenta o número de cheques sem fundos devolvidos, aponta Serasa

O número de cheques devolvidos por falta de fundos teve uma alta de 0,25 por cento em julho deste ano, em comparação ao mesmo mês, em 2010. De acordo com os números divulgados nesta segunda-feira pelo Serasa Experian, em todo o Brasil foram devolvidos por insuficiência de saldo 1 vírgula 99 por cento dos cheques compensados em julho, contra 1 vírgula 93 por cento, registrado em junho. 
Em julho de 2010, houve 1 vírgula 74 por cento de devoluções. No acumulado dos sete primeiros meses deste ano, foi registrada alta: de janeiro a julho. Foram devolvidos 1 vírgula 94 por cento, contra 1 vírgula 86 por cento, no mesmo período de 2010. 
De janeiro a julho deste ano, a Região Norte foi a recordista, com a devolução por falta de fundos de 4 vírgula zero-oito por cento do total de cheques emitidos. O Nordeste, o Centro-Oeste e o Sul registraram 3 vírgula 44 por cento, 2 vírgula 54 e 1 vírgula 8 por cento, respectivamente. A região Sudeste registrou o menor índice: um vírgula 54 por cento. 
Segundo economistas do Serasa, o pequeno aumento dos cheques devolvidos por falta de fundos, no mês de julho, pode ser atribuído às compras do Dia dos Namorados, parceladas com cheques pré-datados.

Assaí - Provinha Brasil

A Secretaria Municipal de Educação dá início a aplicação do Teste 2 da Provinha Brasil de 2011 que consiste em analisar o desempenho escolar dos alunos do 2º ano das escolas municipais.
A intenção da avaliação é oferecer aos professores e gestores escolares, um instrumento que permita acompanhar e avaliar a qualidade da alfabetização e do letramento inicial das crianças.
A Provinha Brasil é elaborada pelo INEP e distribuída pelo MEC/FNDE para a Secretaria de Municipal de Educação, assim todos os alunos matriculados no segundo ano de escolarização participam da avaliação.
Sem finalidades classificatórias, a Provinha Brasil fornece informações sobre o processo de alfabetização, e tem como objetivo diagnosticar possíveis insuficiências das habilidades de leitura e escrita.
“O resultado da avaliação permite aos professor,verificar a potencialidade dos alunos, e interferir positivamente no processo de alfabetização, atingindo uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação, que exige que todas as crianças saibam a ler e escrever até os oito anos de idade” afirma a Coordenadora pedagógica Flávia Patrícia Miotto.

A aplicação das provas segue o seguinte cronograma:
22/08/2011 – Escola Municipal Rotary Club
23/08/2011 – Escola Municipal Profª Maria José Silva Santos
24/08/2011 – Escola Municipal Profª Augusta Gino Rocha
25/08/2011 – Escola Municipal Profª Maria Mitiko Tsuboi
26/08/2011 – Escola Municipal Princesa Izabel
29/08/2011 – Escola Rural Municipal Pe. França Wolkers

Programa Estradas da Integração é apresentado a prefeitos e presidentes de associações regionais do Paraná

Em reunião de trabalho realizada na última semana, no Palácio das Araucárias, as diretorias da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), se reuniram com prefeitos e presidentes das microrregiões do estado para discutir a implantação do Programa Estradas da Integração.
O objetivo do projeto é propor um sistema de gestão de estradas rurais com base em estudos realizados de reestruturação e manutenção em que preserva os recursos naturais e aumenta a vida útil das vias.
O Programa é coordenado pela Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) e gerenciado pela Codapar. A Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (SEIL) fornecerá os equipamentos para a realização das obras. A meta do governo do estado em quatro anos criar de 60 consórcios municipais que receberão as patrulhas mecanizadas. O Plano visa também parcerias com o Banco
Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Defeza Civil.
O diretor-financeiro do BRDE, Jorge Gomes Rosa Filho, explicou que o banco possui linhas de financiamento aos municípios que poderão reforçar suas patrulhas por meio do Programa de Créditos Provias, o crédito possibilita o gestor municipal investir na aquisição de máquinas pesadas, com isso, ampliará a extensão de estradas a serem reestruturadas. Para o major Antônio Hiller, chefe operacional da Defesa Civil do Paraná, disse que as ações desenvolvidas pelo órgão são importantes na prevenção de desastres naturais diminuindo custos ao erário público.
Plano estratégico - Para o deputado e secretário estadual do Trabalho Luiz Claudio Romanelli, "O Plano para reestruturar as estradas rurais paranaenses é estratégico e urgente. Estratégico porque o estado tem uma sólida economia agropecuária e na indústria de transformação de produtos agrícolas. Urgente porque as estradas são parte da infraestrutura necessária para o escoamento e a comercialização dessa produção". 
"Não se trata apenas do escoamento e comercialização da produção rural, mas também do pleno acesso da população rural aos serviços sociais básicos, como educação e saúde. É, portanto, uma questão de garantir a
cidadania a todos os paranaenses", frisou Romanelli.

Flavinho do Ônibus deve ser empossado em sessão hoje a noite na Câmara

O presidente da Câmara Municipal de Assaí, Silvio Carlos Guadaguini, do PSDB, deve empossar hoje o suplente Flávio José Amorim (PSL) para a vaga deixada por Léo Nilson Lopes, que faleceu no ultimo dia 11. 
Flavinho é o primeiro suplente na coligação Amigos do Povo (PTC / PR / PSL / PP / PT), que elegeu além de Léo Nilson Lopes, Waldenei Simões nas eleições de 2008. 
Havia comentários de que Flavinho do Ônibus havia deixado o PSL para se filiar ao PSDB, mas o presidente da Casa solicitou uma consulta junto ao cartório eleitoral de Assaí, para dirimir qualquer dúvida. 
Com a posse do novo vereador haverá mudança na mesa diretiva, uma vez que Léo era o primeiro secretário da casa. Além disso, algumas comissões permanentes deverão sofrer alterações. São elas as responsáveis por emissão de parecer favorável ou não aos projetos, antes de ir a plenário para analise e votação por parte dos vereadores. 
Flavinho chega à Câmara no momento em que a casa discute alguns projetos polêmicos, como o aumento nos vencimentos dos secretários municipais, a criação da secretaria de meio ambiente e convênio com o hospital Pró Vida.

Semana começa fria em Assaí e região

Assaí registrou um  início de semana com frio, segundo previsão do Instituto Simepar. Nesta segunda-feira (22), a temperatura mínima chegou aos 6 graus e a máxima em 18 graus. Deve chover, principalmente no período da tarde.
Para a terça-feira, a previsão é de leve aquecimento, com temperatura oscilando entre 10 e 17 graus. A instabilidade e possibilidade de pancadas de chuvas continuam.
A partir de quarta-feira, a instabilidade deve deixar a região e os termômetros voltam a subir, marcando entre 10 e 22 graus. Na quinta-feira, a temperatura prevista é de 13 a 25 graus.

Bandidos assaltam residencia em Jataizinho

Três bandidos armados invadiram uma casa em Jataizinho e barbarizaram uma família. 
Armados os bandidos renderam um casal que mora na Travessa Avelino Alves Pereira e mediante ameaça levaram da casa cerca de R$ 720,00 em dinheiro e mais três aparelhos celulares. 
A polícia foi acionada fez o patrulhamento pelo local, mas não localizou os bandidos. O casal registrou queixa na delegacia e aguarda a solução do crime por parte da polícia.