Mesmo com a proximidade do inverno, que reduz a incidência de focos do mosquito transmissor, a Secretaria Municipal de Saúde mantém o cerco contra a dengue. Segundo o secretário Junior Torquato, embora diminua um pouco no inverno, alguns focos continuam aparecendo.
Segundo ele, nessa época de chegada do inverno é bem menor a incidência de focos. “Mas sempre acaba aparecendo um ou outro porque em alguns lugares acabe acumulando água, não pela chuva, mas pelo próprio morador guardar água para alguma coisa, para molhar a horta, para lavar o quintal, vasilhas de cachorro, então a gente acaba encontrando um foco ou outro”, disse.
Casos – Assaí fechou o mês de maio com 161 casos confirmados da doença. Segundo dados da SESA (Secretaria de Estado da Saúde do Paraná), foram registradas 428 notificações de casos suspeitos, destas 132 confirmados por critério laboratorial e 29 por critério clinico epidemiológico. “Foram registrados três casos de Dengue com complicação, dois casos com insuficiência respiratória e três casos de dengue hepática”, confirmou o Torquato.
Ainda de acordo com ele, houve um óbito que foi investigado e descartado por critério laboratorial e outros 44 casos estão em andamento.
A Vila Nova é o local com maior número de casos confirmados. Dos 161 casos, 57 foram registrados naquele bairro. Em seguida aparece o centro, com 24 casos. Vila São Pedro e Vila Prudêncio registraram 13 casos cada.
Jardim Pérola (12), Vila Ramalho (10), Jardim Paraíso (8), Jardim Veneza (7), Jardim Alvorada, Conjunto Primeiro de Maio e Conjunto Planalto (4), Jardim Muriaé (3) e Conjunto Adamazildo Bomtempo (2), são os outros bairros onde foram registrados casos.
“Temos que continuar com nossas ações, mesmo com a proximidade do inverno. São coisas simples, que a gente pede para todo mundo. É só cuidar. Se cada cidadão fizer a sua parte, com certeza venceremos esse mais essa luta contra a Dengue”, comenta Junior Torquato.