quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Saúde realiza exame preventivo no sábado

Em continuidade às ações da Campanha Municipal de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero, a Secretaria de Saúde realizará um plantão de atendimento neste sábado dia 27 na Unidade de Saúde Central.
A equipe técnica da Saúde estará atendendo da 8h às 16:30h, realizando o exame preventivo.
Todas as mulheres entre a faixa etária de 25 a 59 anos devem realizar o exame uma vez por ano, como forma de prevenção.
Para a enfermeira Mariza Faedrich “ esta é a grande oportunidade para as mulheres realizarem o seu exame, e estar em dia com a sua saúde”.
Para realizar o preventivo, toda mulher deve levar até o posto, a identidade e o cartão do SUS, e para aquelas que não pussuem o cartão, será aceito somente a identidade.
O câncer do colo do útero demora muito para se desenvolver. As células doentes são descobertas facilmente no exame preventivo. Este câncer é o segundo mais freqüente na população feminina.
“ Mulheres diagnosticadas precocemente, se tratadas adequadamente, têm praticamente 100% de cura”, comenta a enfermeira Mariza.

Programação das finais dos jogos dos trabalhadores

As finais do futebol suíço acontecem nesta quinta-feira (25) e sexta-feira (26) no Campo 13 de maio:

Quinta feira 25/08
19hs00 – Categoria Sub 13 – Sestur X Projeto Criança Cidadã
20hs00 – Categoria Master – 3ª Cia/Funesplan/IFV X Roberto Sup/Madeireira Fernandes
21hs00 – Categoria Pre-Sênior – Jet Gás X 3ªCia/Funesplan/IFV

Sexta feira 26/08
19hs00 – Categoria Juventude – Sato super/ Agromáquinas X Esfera Segurança
20hs00 – Categoria Sênior – 3ªCia/Funesplan/IFV X Roberto Sup/Madeireira Fernandes
21hs00 – Categoria Livre – Jet Gás X Roberto Sup/Madeireira Fernandes

Romanelli solicita que o Subgrupamento de Bombeiros de Cornélio Procópio se torne independente

O deputado estadual licenciado, Luiz Claudio Romanelli encaminhou pedido, no mês de julho, ao comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Hercules William Donadello, solicitando que o atual Subgrupamento do Corpo de Bombeiros (SGB), localizado no município de Cornélio Procópio seja transformado em Subgrupamento Independente (SGBI). 
Romanelli explica que o Plano Estratégico desenvolvido através de estudos pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná e apresentado ao governo do estado em 2011, prevê a modernização e articulação dos bombeiros em todo o estado, destacando-se, dentre outros, a criação de dois SGBI. “Nesta esteira, o plano elege municípios atendendo critérios técnicos, levando em consideração cidades localizadas em regiões estratégicas, com necessidade de ampliação de postos de atendimentos as pessoas em situação de risco e Cornélio Procópio tem chances.” destacou Romanelli. 
Mais autonomia  - Para o parlamentar, a transformação do Subgrupamento de Bombeiros em Subgrupamento de Bombeiros Independentes, possibilitará uma estrutura administrativa e operacional maior que a hoje existente dando-lhes a autonomia de ação em suas respectivas áreas regionais. Hoje o SGB de Cornélio Procópio está subordinado ao Grupamento de Bombeiros de Londrina, com a transformação, o SGBI fica sob o comando de um Major, possui autonomia e fica subordinado diretamente ao Comando do Corpo de Bombeiros em Curitiba, não tendo mais a necessidade de deslocar até Londrina.