quarta-feira, 23 de março de 2011

Fraude ou falha?

Da Banda B

Não se sabe se foi fraude ou falha das máquinas que acionam o painel de presença dos deputados na Assembleia Legisltativa do Paraná (ALEP), mas o fato é que lá em destaque apareceu ontem (22) em plenário que o deputado estadual Fábio Camargo (PTB) estava presente na sessão, quando, na verdade, ele estava a 400 km dali, em Maringá.
O problema surgiu quando os deputados iniciaram a votação da pauta do dia, e o painel eletrônico foi zerado para que cada parlamentar registrasse sua presença. O deputado Marcelo Rangel (PPS) apontou que o deputado Fábio Camargo (PTB), que estava em Maringá para uma audiência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Falências, aparecia no painel como estando presente no plenário da Casa.
O presidente da Assembleia, deputado Valdir Rossoni (PSDB), foi obrigado a mandar zerar novamente o painel eletrônico, demonstrou desconforto com o fato, e confessando não ter entendido o que aconteceu. “A questão de ordem é grave. Alguém registrou o número da senha do deputado Fábio Camargo. É extremamente grave”, admitiu Rossoni.

PRF apreende 15 quilos de crack em vários compartimentos de um carro

Pouco mais de quinze quilos de crack que estavam escondidos em vários compartimentos de um Fiesta foram apreendidos na manhã de hoje durante uma fiscalização da PRF na BR 163, em Guaíra, próximo da divisa com o Mato Grosso do Sul. A droga foi encontrada em 32 tabletes que estavam na carroceria do carro, sob o para-choques, e dentro do compartimento de ar-condicionado.
O motorista, um eletricista de 36 anos, disse aos policias que pegou o Fiesta em Amambai/MS e que seguiria até Cascavel, onde ligaria para uma pessoa que iria pegar o carro. Ele foi preso em flagrante junto com sua companheira, uma mulher de 41 anos que também estava no veículo. 
Com esta ocorrência, 33 quilos de crack já foram apreendidos pela PRF somente nos últimos quatro dias.

A volta da discussão

Boas notícias para os suplentes que estão aguardando ansiosamente a sua cadeira no legislativo. A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou hoje uma Proposta de Emenda Constitucional para garantir a posse de suplentes eleitos pelas coligações e não pelos partidos, como tem decidido o Supremo Tribunal Federal por meio de liminares.
A PEC segue agora para uma comissão especial, onde também deverá ter tratamento acelerado. Com a interpretação de ministros do STF de que devem tomar posse suplentes dos partidos, mais de 20 suplentes de deputados federais já empossados podem perder o cargo. Aqui no Paraná, o deputado Elton Welter que luta na justiça para reconquistar a sua cadeira na Assembleia. 
Autor da proposta, o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) entende que a PEC poderá resolver definitivamente a questão. “É um jeito de acabar com esta celeuma. O Supremo se insurgiu contra uma regra histórica e contra o que o código eleitoral determina. É uma ingerência indevida”.

Comitiva de El Salvador no Paraná


O presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Eduardo Cheida (PMDB), recebeu nesta terça-feira (22) uma comitiva técnica de El Salvador para conhecer o programa Desperdício Zero, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), envolvendo resíduos sólidos. Os técnicos foram desginados pelo Ministério do Meio Ambiente e Recursos Naturais de El Salvador, juntamente com a Organização das Nações Unidas (ONU).
A comitiva veio ao Paraná após visita de técnicos da Sema a El Salvador, em fevereiro deste ano, para viabilização de um termo de cooperação técnica. “Esta visita mostra o reconhecimento das políticas públicas do Paraná. Eles estão aqui para saber como funciona o programa. Este intercâmbio é importante, porque podemos divulgar positivamente as nossas ações, fazendo com que outros países tenham acesso a informações sobre o manejo e a destinação de resíduos sólidos”, afirmou Cheida.
Integração - Para a representante do Ministério do Meio Ambinente e Recursos Naturais de El Salvador, Marina Sandoval, a integração com o Paraná demostra a clara possibillidade de aplicação das práticas relacionadas ao programa Desperdício Zero em El Salvador. “O objetivo é conhecer o programa no Paraná. El Salvador quer estabelecer cooperação para o desenvolvimento, facilitando o intercâmbio para fortalecer o nosso programa nacional de resíduos sólidos”, disse.
O papel da ONU no suporte e implementação de programas para o desenvolvimento sustentável a partir de relações internacionais e institucionais também possibilitou a visita ao Paraná. “Queremos aplicar uma plataforma de diálogo para programas de resíduos sólidos dentro de temas como desenvolvimento e trabalho com os governos. Estamos ajudando El Salvador neste diálogo político, conhecendo e aprendendo como os deputados abordam esta temática”, explicou Carolina Dreikon, responsável pelo programa das Nações Unidas para o desenvolvimento em El Salvador.
Programa Desperdício Zero - Criado há oito sob a gestão do então secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, o programa estabelece o aproveitamento integral de resíduos sólidos, desde a produção até a destinação final. “O programa desenvolvido pela Sema trabalha em cadeia no intuito de conscientizar e mostrar que devemos aproveitar tudo aquilo que é produzido. É um exemplo para vários estados e países, como é o caso de El Salvador, que poderão implatar políticas de aproveitamento de resíduos”, avaliou o coordenador do Programa de Resíduos Sólidos da Sema, Laerty Dudas.


Requião se estranha com turma do CQC; Tas chama peemedebista de “gordota do PR”

O senador e ex-governador Roberto Requião (PMDB) se estranhou ontem, com os repórteres do programa CQC, da TV Bandeirantes, no lançamento da biografia do presidente do Senado, José Sarney (PMDB/AP), em Brasília. Com o mau humor característico de quem não sabe conviver com diferenças e críticas, se irritou com as perguntas dos humoristas. E disparou imprompérios pelo twitter contra o programa e seu apresentador, Marcelo Tas.
“Hoje no lançamento da biografia de Sarney o tal CQC tentava de forma mal educada e grosseira me fazer agredir o senador. Picretas (sic) alugados”, ranzinzou o peemedebista. O mais engraçado é que até para criticar um programa de humor Requião consegue encontrar teorias conspiratório-ideológicas típicas da esquerda 68 mais embolorada. “São uns imbecis.Reflexo do neoliberalismo.Uns filhinhos de papai idiotinhas…sob a coordenação do hemorródico @MarceloTas”, disse nosso senador. Bufão, o ex-governador não percebe que quanto mais estrila, mais se torna alvo dos humoristas, que têm nele um prato cheio para mostrar o ridículo dos políticos brasileiros.
Marcelo Tas, aliás, não perdeu a piada. “Dedico ao Requião, gordota do PR: “A politica brasileira é uma zona. Com todo respeito as moças que rodam a bolsinha”, postou no twitter o apresentador.

Secretário do Meio Ambiente de Londrina sofre atentado

Uma pessoa atirou contra o secretário municipal do Ambiente de Londrina, José Novaes Faraco, e funcionários da secretaria, Força Verde e Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização, na manhã desta quarta-feira (22), na Vila Marízia.
Eles estavam realizando uma operação com o objetivo de impedir o comércio ilegal de animais na região e notificar empresas que faziam depósitos de lixo a céu aberto. A ação já estava no final quando os disparos aconteceram.
O secretário do ambiente, José Novaes Faraco, contou que foram disparados quatro tiros em direção a equipe. Ele disse que muitas pessoas se assustaram com o forte barulho e se deitaram no chão. "Não é a primeira vez que acontece isso, já tivemos outra situação do Conjunto José Belinati", disse.
Faraco comentou não saber a quem atribuir os disparos e que esta seria uma maneira de intimidá-lo. Ele informou que por enquanto não irá registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.) junto a polícia. "Claro que eu tenho medo. Tenho filhos e netos, mas não sou bandido e tenho um plano de trabalho a cumprir", afirmou.
Uma fábrica de casas de cachorro foi fechada pela Sema. De acordo com o secretário, a empresa não tem nem alvará de funcionamento. Ele explicou que os funcionários do estabelecimento estavam jogando restos de materiais, como madeira, no Ribeirão Quati, que passa pela comunidade.
O proprietário do local já havia sido notificado e não tinha feito as adequações necessárias. Faraco informou que a Polícia Verde irá lavrar um termo de crime ambiental para responsabilizar a empresa.
Apesar do ocorrido, o secretário comentou que continuaria com às ações na tarde desta quarta-feira (23). "Pedi um reforço dos policial da PM", afirmou.

Mulher presa por tráfico

Às 16h00 do dia 22 de Março 2011, equipe PM da Sede da 2ª Cia em Bandeirantes, através de serviço de informação e monitoramento, logrou êxito em prender em flagrante por tráfico de drogas, a implicada Vanderléia Barbosa, 35 anos, a qual foi flagrada em posse de 19 pedras de crack, 01 caderneta com nome de possíveis “clientes”, além da quantia de R$ 430,00 reais em dinheiro, quantia essa proveniente da venda das drogas.
A suspeita foi localizada e presa em uma residência da Vila Bela Vista, ressaltando-se que já algum tempo ela vinha sendo motitorado devido denúncias. Trata-se, portanto de mais uma excelente ação policial por parte dos integrantes do 18° BPM.