segunda-feira, 25 de abril de 2011

Aos profissionais de educação fisíca

Os profissionais que ainda não regularizaram a situação da renovação da cédula profissional podem fazê-lo até o final dessa semana na sede da Federação Paranaense de Taekwondo, na rua Natal nº 87.
Mês que vem já há fiscalizações agendadas!

Embrapa completa 38 anos

Instituição reconhecida internacionalmente pelos avanços tecnológicos na agricultura tropical e pelo desenvolvimento contínuo da agricultura brasileira, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) completa 38 anos nesta terça-feira, 26 de abril.
A programação começará com uma entrevista coletiva, quando serão apresentados o Balanço Social da Pesquisa Agropecuária e os resultados do PAC Embrapa, além de anunciadas 22 novas tecnologias. O evento ocorrerá às 10h30min de amanhã, na sede da empresa, em Brasília.
Também para marcar a comemoração da data, será realizada uma solenidade, às 19h, no mesmo local. Na ocasião, será entregue o Prêmio Frederico de Menezes Veiga, instituído pela Embrapa em 1974. 
A distinção é concedida anualmente àqueles que, no campo da pesquisa agropecuária, tenham-se destacado pela realização de obra científica ou tecnológica de reconhecido valor ou se dedicado a produzir trabalho que signifique efetiva e marcante contribuição ao desenvolvimento agropecuário nacional.
Sob o tema florestal, os vencedores de 2011 são Dario Grattapaglia, pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e José Roberto Soares Scolforo, professor da Universidade Federal de Lavras.
Na mesma data, a empresa assinará um termo de cooperação técnica com a Vale S/A, para estabelecer parcerias e viabilizar projetos de pesquisas científica, tecnológica, desenvolvimento e transferência de tecnologias de interesse comum.
Saiba mais
Criada em 1973, a Embrapa vem aumentando a sua área de atuação ao longo dos anos e hoje conta com 47 unidades em todas as regiões do país. Nos biomas Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica ou Pampa, a instituição está presente com três grandes linhas de pesquisa e desenvolvimento: ordenamento, monitoramento e gestão em territórios; manejo e valorização do bioma; produção agropecuária e florestal sustentável.
A expansão internacional da empresa também é fortalecida constantemente. Hoje, a Embrapa mantém laboratórios virtuais nos Estados Unidos, na França, na Inglaterra, na Coreia do Sul e na China.
Na vertente da cooperação técnica, o destaque é para os projetos em países africanos (Gana, Moçambique, Mali e Senegal), realizados em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), com a missão de transferir tecnologias e prospectar negócios. 

(Da Redação, com informações da Embrapa)

Sanepar suspende serviço previsto para amanhã em Assaí

Em função do tempo chuvoso, a Sanepar irá suspender o serviço na adutora de água tratada, em Assaí, previsto para esta terça-feira, dia 26.
A assessoria de imprensa da Sanepar informa que assim que tiver nova programação, a empresa enviará novo comunicado.

Vila Nova concentra 80% dos casos de Dengue na cidade

Assim que as chuvas derem uma trégua, a secretaria de saúde irá realizar um arrastão de limpeza na região da Vila Nova, em Assaí.
Segundo o secretário, Jorge Torquato Junior, a medida é necessária "pois na região estão concentrados 80% dos casos de Dengue na cidade".
Assim equipes técnica e de serviços da secretaria estarão no local para realizar a retirada do lixo em excesso nas casas, possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegipty.
O secretário alerta ainda para uma rigorosa fiscalização que será realizada. Segundo ele "nas casas onde forem encontrados focos do mosquito, os moradores serão notificados e se necessário multados".
Segundo ele, "muitas campanhas publicitárias já foram feitas, por meio do rádio, do jornal e ainda da internet. "Passamos todo o ano de 2010 alertando e conscientizando. Fizemos isso nos primeiros meses de 2011. Como o problema continua, iremos multar e se necessário encaminharemos denuncia ao Ministério Público".
Junior Torquato anunciou ainda a contratação de três agentes de endemias, que serão pagos pelo estado para ajudar no combate a Dengue.
Casos confirmados - Dos 30 casos confirmados até o momento na cidade, 24 estão concentrados na região da Vila Nova. Há casos em que a pessoa já havia contraído a doença em 2010.
A taxa de incidência no Estado é de 124,45 e em Assaí de 158,85, acima da registrada no estado e considerada média pelo Ministério da Saúde.

Pacientes de hemodiálise são transferidos para Londrina

Definitivamente a cidade de Assaí não depende mais de Cornélio Procópio para qualquer que seja o tratamento médico. 
Desde hoje, 25, cinco pacientes que recebiam atendimento de hemodiálise na Santa Casa e no João Lima em Cornélio foram transferidos definitivamente para Londrina. Eles se juntam a outros dois pacientes que passam a ser atendidos pela Policlínica de Londrina.
A vontade de mudar já é antiga. O secretário de saúde, Jorge Torquato Junior, já havia recebido inúmeras reclamações do atendimento, principalmente no João Lima. "Antes de mudar conversei com todos os pacientes. Os levei até Londrina para conhecer o loca. As vagas foram garantidas graças a um pedido do Dr. Vieira ao chefe de gabinete do governador Beto Richa, Durval Amaral que é irmão do dono da clinica", comentou.