quarta-feira, 30 de novembro de 2011

No verão paranaense, consumo de água aumenta 2.000 litros por residência

O verão se aproxima, as temperaturas aumentam e o consumo de água cresce em todo o Paraná. Em média, cada residência paranaense consome, no verão, 2 mil litros de água a mais por mês. Em junho de 2010, no inverno, a média mensal de consumo residencial nos municípios atendidos pela Sanepar foi de 10 mil litros. Em janeiro de 2011, em pleno verão, a média foi de 12 mil litros por imóvel. 
O consumo a mais, nos três meses de verão, corresponde ao volume médio necessário para abastecer uma cidade de 350 mil habitantes, como Maringá, por um período de nove meses. A diferença entre o consumo de água no inverno e no verão, da ordem de 16,5 bilhões de litros, equivale a 1,65 milhão de caminhões-pipa (de 10 mil litros cada um) ou a 6.600 piscinas olímpicas (2,5 milhões de litros cada uma).
Para atender o aumento na demanda nesta época do ano, a Sanepar investe permanentemente, de janeiro a dezembro, em obras de ampliação dos sistemas de abastecimento de água. O planejamento da empresa prevê investimentos de R$ 425,4 milhões na rede de água no Paraná em 2011. 
Todos devem fazer sua parte, no entanto, para garantir o abastecimento. "Ações simples, como não deixar a torneira aberta ao escovar os dentes ou reduzir em alguns minutos o tempo no banho, fazem muito bem ao meio ambiente e podem diminuir a conta no fim do mês", afirma Arion Garcia da Silva, gerente de Educação Ambiental da Sanepar.
Consumo responsável - Na casa da aposentada Julia de Lourdes Aguiar, em Almirante Tamandaré, a economia de água é praticada todos os dias. A água usada no tanque é aproveitada para lavar as calçadas e o tempo no banho não ultrapassa os cinco minutos. “Acho errado a pessoa gastar água à toa”, afirma Lourdes. "Dizem que em 10 ou 20 anos pode faltar água até para beber. Todos temos que reduzir o consumo.”
Que o consumo racional de água deve ser praticado por todas as pessoas é lição que Luise, 7 anos, aprendeu na escola e em casa, no bairro Jardim Botânico, em Curitiba. Enquanto o pai, o empresário Bruno Bressan, 33 anos, explica as medidas adotadas pela família para que o consumo de água seja o menor possível, ela interrompe para dizer: “Escovo meus dentes bem rapidinho.”
A família Bressan controla o tempo que o chuveiro fica ligado; só lava roupa duas vezes por semana; usa a água da máquina para fazer a limpeza pesada do vaso sanitário e adotou um método para lavar a louça. Em primeiro lugar, com a esponja retira a sujeira mais grossa dos pratos e talheres. Toda a louça é colocada dentro da pia, onde é ensaboada. Na hora do enxágue todas as peças voltam para a pia. “Enquanto retira o sabão dos copos, esta água já vai caindo sobre os pratos e talheres e enxaguando”, ensina Bruno. Ele sugere que cada família adote pelo menos uma das práticas de uso racional da água.
Cartazes - Para orientar crianças e adultos a usar racionalmente a água, a Sanepar está distribuindo cartazes e folhetos em locais públicos, como escolas, unidades de saúde, prefeituras e terminais rodoviários. Para receber dicas de economia de água, acesse www.sanepar.com.br ou acompanhe a Sanepar no twitter (@sanepar_pr)

Dona Julia só lava a calçada com a água que usou no tanque de lavar roupa.
DICAS PARA REDUZIR O CONSUMO DE ÁGUA
- Usar a água do tanque, ou da máquina em que foi lavada a roupa, para limpar calçadas e pisos.
- Reusar a água do último enxágue do tanque ou da máquina para regar jardim e grama.
- Lavar o carro usando a água em um balde. Você pode reduzir o consumo de água em até 300 litros.
- Reduzir o tempo no banho com o chuveiro aberto. Cinco minutos embaixo do chuveiro aberto consomem 70 litros de água.
- Reduzir o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto.
- Fechar a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxáge com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.
- Verificar se há torneiras pingando ou vazamento em vaso sanitário e nas demais instalações da rede interna.
- Reduzir a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.
- A água em que fez o último enxágue das roupas, no tanque ou na máquina, pode ser usada para ensaboar tapetes, tênis e outras peças.
- Varrer as calçadas com a vassoura antes de lavar. Jamais use a água da mangueira para “varrer” a sujeira.
- Se observar vazamento de água na rua, avise a Sanepar imediatamente pelo telefone 115.