quinta-feira, 14 de julho de 2011

Vieira cobra ações do estado no Hospital Pró Vida

O diretor clínico do hospital Pró Vida de Assaí, Francisco Vieira Filho, participou acompanhando do assessor do deputado federal Alfredo Kaefer, Rodrigo Rocha, do lançamento do programa HospSUS, em Curitiba.
O programa lançado pelo governador do Paraná, Beto Richa e pelo secretario de saúde do estado, Michele Caputo Netto, irá beneficiar 48 hospitais públicos e filantrópicos do Paraná.
Após a solenidade, Vieira Filho aproveitou para cobrar do secretário Caputo, algumas ações para tornar o hospital Pró Vida, em referencia em ortopedia para a região.
Além disso, o Hospital Pró Vida cobra do governo do estado uma dívida, que pode chegar aos R$ 50 mil, referente a uma campanha de cirurgias que foi realizada em 2010, ainda no governo Requião/Pessuti.
Da conversa com o secretário, veio a informação que o pagamento será liberado em breve e uma nova audiência deve ser marcada para os próximos dias, para discutir os investimentos naquela unidade hospitalar.





Edimar Santos – O prefeito de Santa Cecília do Pavão e Presidente do CISNOP (Conselho Intermunicipal de Saúde do Norte do Paraná), Edimar Santos é um defensor do Hospital Pró Vida.
Ele fez questão de defender as ações do estado no hospital ao Secretário Michele Caputo Neto. “Meu município foi o primeiro a fechar parceria com o Pró Vida. A parceria funciona e é importante para àquela região”, comentou.

Quinteiro recebe diretor do hospital Pró Vida de Assai

Dr. Francisco Vieira Filho.
O secretário de Relações com a Comunidade Wilson Quinteiro recebeu nesta quarta-feira (13), em seu gabinete, o Doutor Francisco Vieira Filho, diretor Clínico do Hospital Pró Vida de Assaí, Em visita ao secretário, Vieira Filho solicitou audiência através desta secretaria, junto ao secretário de saúde Michele Caputo Neto.
O hospital que é referência na região, em ortopedia, atende hoje 25 municípios de 3 regionais. Francisco Vieira, diz que, por ser um hospital com grande número de atendimento, será necessária ampliação e reforma para melhor atender a comunidade.
Para o secretário Quinteiro, que é da região norte do Paraná, a ampliação do hospital Pró Vida será de grande importância para o desenvolvimento da região. “Nós estamos trabalhando para melhor atender a população de nosso Estado”, disse Quinteiro. 
 
Quinteiro se comprometou a interceder junto ao secretário de Saúde, pelo Pró Vida.

Encontro com Quinteiro foi para tratar da melhoria do Hospital Pró Vida.
 
Wilson Quinteiro fala observado por Cleber Pontes, Carlos da Creche e Dr. Vieira.

Dr. Vieira, Carlos da Creche e Wilson Quinteiro.

Estádio Municipal está liberado para várias competições e jogos

Dizer que e o estádio municipal de Assaí, foi reformado para o Campeonato Paranaense de Futebol Feminino, não está errado. A motivação para que o prefeito autorizasse a reforma daquela praça esportiva, foi a participação do time assaiense no certame estadual.
O que é preciso corrigir é o fato de que o estádio será utilizado somente pelas meninas do futebol. Essa afirmação não está correta.
Temos em Assaí duas equipes de futebol masculino adulto. O Assaí Footbaal Club que é comandando pelo ex-vereador Claudiomar Brás de Arruda, o Preto e o Pau d`Alho do Sul, comandado pelo Wilson da Agromáquinas.
Essas equipes terão sim direito de utilizar daquela praça esportiva, em forma de revezamento. Há informação de que um jogo já está marcado para o local. Por outro lado, o time do Pau d`Alho utiliza de seu estádio, que passará por reformas, para mandar seus jogos.
Outro fator importante para a utilização do estádio é o fato de que o prefeito cobrou da Secretaria de Esportes a utilização daquela praça esportiva para alocar novas turmas do projeto Escolinhas Esportivas da Prefeitura de Assaí.
As atividades das escolinhas ainda não tiveram inicio, pela má condição do gramado. “A geada praticamente acabou com o campo de jogo. Liberamos para o jogo do paranaense, por se tratar de uma competição oficial”, comentou o secretário de esportes, Neto Monteiro.
Ele disse ainda, que os jovens envolvidos nas escolinhas estão em atividades nos Jogos dos Trabalhadores e que em meados de agosto, todos poderão utilizar a principal praça esportiva da cidade.
Além disso, o prefeito Tuti Bomtempo cobra o envolvimento da comunidade do entorno do estádio com a praça esportiva. “Se envolvermos essas pessoas, elas nos ajudará a cuidar do campo, além de proporcionarmos as crianças à prática do esporte”, disse ele.
Copa Assaí – Outro ponto importante para a utilização do estádio Durval José da Silva é a realização da 6ª Copa Assaí de Futebol. A competição municipal reunirá oito equipes de Assaí.
Os detalhes desta competição serão conhecidos logo após a realização dos Jogos dos Trabalhadores de Assaí.

Gramado foi castigado pela geada no final de junho.

Assaí joga hoje sua segunda partida no Paranaense Feminino de Futebol

Após perder jogando em casa para o Barec de Londrina, o Assaí FC joga na noite desta quinta-feira, sua segunda partida no Paranaense de Futebol Feminino. O adversário será o Novo Mundo.
A partida é válida pela primeira rodada, e foi adiada devido ao mau tempo registrado na capital no dia 03 de julho. A delegação assaiense viajou na manhã desta quinta-feira para o jogo.
A diretoria do Novo Mundo indicou o estádio do co-irmão Capão Raso para a realização da partida entre seu clube e o Assaí, válido pela primeira rodada do Campeonato Paranaense Feminino (quadro), que não saiu em virtude da chuvarada que caiu domingo retrasado. A FPF aceitou e confirmou o jogo para a noite de amanhã.
Novo Mundo x Assaí FC, às 19h30, no Estádio José Carlos de Oliveira Sobrinho, terá a arbitragem de Diego Bonfim, sendo auxiliado por Sandra Maria Dawies e Leandro Baptista da Silva.


Próximos confrontos, válidos pela 3ª Rodada,  dia 17/jul - domingo
Real Colombo F. C. X Assaí -  em Colombo
Novo Mundo x Foz Cataratas – em Curitiba
Folga a equipe do Barec/ Londrina

Classificação do Brasil muda tabela do Brasileirão


Com a classificação do Brasil para as quartas de final da Copa América, quando irá enfrentar o Paraguai na tarde do próximo domingo, a 10ª rodada do Brasileirão sofre mudanças neste fim de semana. Para evitar que sejam disputadas no mesmo horário do jogo da seleção brasileira, quatro partidas do campeonato nacional foram alteradas. Como Brasil x Paraguai acontecerá às 16 horas de domingo, não haverá nenhum jogo do Brasileirão neste mesmo horário. 
Assim, Palmeiras x Flamengo, Botafogo x Corinthians e Figueirense x Grêmio estão adiados para quarta-feira, dia 20 de julho. Já a partida Ceará x América-MG continua no próprio domingo, mas passa das 16 horas para 18h30. No caso dos três jogos adiados para o dia 20 de julho, ainda existe uma pendência com relação ao horário. 
Se o Brasil conseguir avançar para as semifinais da Copa América, volta a jogar justamente na quarta, a partir das 21h45. Aí, Palmeiras x Flamengo, Botafogo x Corinthians e Figueirense x Grêmio começariam às 19h30. Se a seleção brasileira não for semifinalista, as três partidas do Brasileirão serão às 21h50. 
Enquanto isso, as partidas Internacional x São Paulo e Cruzeiro x Bahia não sofrem alterações e estão mantidas para as 18h30 de domingo. Mesma situação para os quatro jogos do Brasileirão marcados para sábado: Vasco x Atlético-PR, Coritiba x Fluminense, Atlético-GO x Avaí e Santos x Atlético-MG.

Igreja Católica vai às ruas protestar contra corrupção na saúde

A Igreja Católica de Londrina quer chamar a atenção dos fiéis e da cidade como um todo para a consciência em relação à corrupção na área da saúde. Uma manifestação está programada para o próximo sábado, dia 16, a partir das 10 horas, no Calçadão. O objetivo é reiterar o apoio às investigações do Grupo Especial de Atuação Contra o Crime Organizado (Gaeco) e pedir a moralização da administração pública, alvo de denúncias de corrupção na área da saúde.
O grupo de fiéis, liderados pelo padre Jaime Alonso, da paróquia São José Operário, no Jardim Leonor, vai sair da igreja com carros e ônibus por volta das 9h30, em direção ao Calçadão. No centro, os fiéis esperam reunir mais de 300 pessoas, já que outras paróquias também foram convidadas, além de outros movimentos da sociedade civil organizada. “Queremos chamar a atenção para a realidade que Londrina está vivendo com esta administração pública”, diz o sacerdote.
Mais uma vez os manifestantes querem conscientizar a população que passar pelo local a respeito das denúncias de corrupção. “Vamos falar deste esquema de corrupção e da precariedade na saúde pública de Londrina”, afirma o padre Jaime. Os fiéis da paróquia dele, a maioria dos quais morando na zona oeste da cidade, enfrentam problemas com a saúde, principalmente quando procuram a unidade básica do Jardim Leonor. A resposta é quase sempre a mesma: faltam médicos.
Durante o protesto, os manifestantes farão panfletagem cobrando respostas da administração pública em relação ao descaso com a saúde pública.

Dados do “Ligue 180” mostram reclamações sobre atendimento a mulher vítima de violência

O Ministério Público do Paraná, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais, realizou levantamento das reclamações relativas ao Paraná registradas na Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180, no ano de 2010. Produzido com base em dados enviados mensalmente pela Central de Atendimento, o estudo sistematiza as informações por município, comarca e tipo de denúncia. A pesquisa tem como objetivo mapear e divulgar as demandas estaduais, e servir de subsídio às Promotorias de Justiça para medidas visando a melhorias na rede de enfrentamento à violência contra a mulher.
As reclamações registradas no ano passado chegaram ao número de 279, vindas de 86 municípios do Paraná. Quase metade das reclamações, 44%, foi com relação ao atendimento prestado por delegacias comuns; 26%, ao Serviço de Atendimento ao Cidadão – 190; e 17%, às Delegacias da Mulher. Para o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais, procurador de Justiça Alberto Vellozo Machado, o maior índice de reclamações sobre os órgãos não especializados reflete a necessidade de qualificação dos profissionais que atuam na área: “Entender as vulnerabilidades e as especificidades da matéria só é possível na medida em que as pessoas são qualificadas para aprender isso”.
Comparado aos demais municípios onde houve reclamação, Curitiba concentra mais de um quarto das denúncias, com 65 reclamações de mau atendimento. Foz do Iguaçu fica em segundo lugar, com 13; seguida de Ponta Grossa, com 12; Maringá com 11; Colombo, com 10; e Londrina e São José dos Pinhais, com 9 reclamações cada. Cerca de 40% das reclamações partiram da Região Metropolitana de Curitiba.

Curso gratuito de aperfeiçoamento para encanadores em Assaí

Em parceria com a Prefeitura e a Agência do Trabalhador, a Sanepar vai promover no sábado, dia 23, um curso gratuito de aperfeiçoamento para encanadores, em Assaí. O curso será das 8h às12h e das 13h30 às 17h30, no CRASS (Centro de Referência da Assistência Social). Há 30 vagas para profissionais que já tenham experiência na área de hidráulica, pois o curso é para aperfeiçoamento. As inscrições podem ser realizadas na Agência do Trabalhador, na Rua Conrado Medeiros, nº 42, Centro.
No programa, vão ser abordadas noções sobre o processo de tratamento de água e de esgoto; execução de ligações internas do ramal predial de esgoto de acordo com os padrões exigidos pela Sanepar; procedimentos adotados pela Sanepar para a realização da Vistoria Técnica Ambiental para a correta interligação intradomiciliar à rede pública; padrão técnico para execução das ligações intradomiciliares ao ramal predial de esgoto compreendendo caixa de gordura, caixa de passagem, caixa de inspeção e Dispositivo Tubular de Inspeção – DTI, desativação da fossa; legislação ambiental e decretos estaduais que regulamentam a obrigatoriedade da interligação intradomiciliar à rede pública de esgotamento Sanitário – RCE; importância e orientação para instalação da caixa de gordura e o uso da Norma NBR 8160/1999; verificação de pequenos vazamentos em domicílios; limpeza da caixa de água; e orientações de como executar pequenos consertos;
Os instrutores são a gestora em educação sociambiental da Sanepar Crislaine Mendes (USEA), o coordenador de Clientes em Cornélio Procópio, Leônidas Rodrigues, e o fiscal de obras Pedro Luiz Vanzela