segunda-feira, 5 de março de 2012

Vândalos incendeiam creche em Ibiporã

do Bonde

Parte do Centro Municipal de Educação Infantil Maria Cristina Pereira Wosny, no Conjunto Serraia, em Ibiporã, foi consumido pelo fogo neste final de semana. 
Quando chegaram para o trabalho, na manhã desta segunda-feira (5), as funcionárias e as professoras encontraram dois berços queimados e a sala do berçário inteirinha chamuscada. 
As chamas se espalharam porque os vândalos atearam fogo num colchão. Ao verem a fumaça, vizinhos chamaram os bombeiros e contiveram rapidamente o incêndio, impedindo que o fogo se alastrasse por toda a sala, já que havia no local vários outros berços, armários e ventiladores recém-adquiridos pela administração municipal. 
"Por sorte o prejuízo não foi maior", disseram as zeladoras, que durante a manhã estavam trabalhando na limpeza, começando pelo pátio e por outra sala que também ficou chamuscada pela fumaça. 
A diretora da creche, Juliana Garcia Favoni, foi até a Delegacia de Polícia dar queixa do ocorrido. 
Uma das zeladoras, Dona Maria de Lourdes Meneghetti Lemos, disse que o bairro é calmo e que nos 14 anos em que já trabalha na creche nunca aconteceu uma coisa desse tipo. "Nunca tivemos problemas desses ou pessoas que queiram destruir as instalações. O que ocorre, às vezes, é só vidro quebrado, coisa típica de criança. Mas isso que fizeram aqui hoje é algo que nos deixa muito tristes", lamentou.

Repasse de recurso para o departamento de ikebana da LACA

“Não poderíamos deixa esta arte milenar se acabar em nosso município” é assim que o Prefeito Michel Angelo Bomtempo define a importância de criar um convênio com a Liga das Associações Culturais de Assaí – LACA beneficiando o departamento de Ikebana.
A ideia de contribuir e estimular a pratica do ikebana, surgiu após conversas de possível extinção do curso de ikebana por parte da LACA na exposição de ikebanas realizada no final do ano de 2011aui em Assaí. Diante do fato e sensibilizado com a importância de preservar acultura, a prefeitura e LACA firmaram o convênio.
Na tarde desta segunda-feira (5), o Prefeito Michel Angelo Bomtempo realizou a assinatura do convênio e o repasse de 12 mil reais para o departamento de ikebana da LACA, com a presença dos vereadores, da diretoria da LACA , o Professor do curso Takashi Suzuki e as integrantes do curso, no Centro de Múltiplo Uso da Menória Profª Maria Lydia Cescatto Bomtempo.
A Presidente do departamento de Ikebana a Srª Toshiko Shimada e o Presidente de Honra da Liga Aliança Brasil Japão o Srº Takumi Shimada, agradeceram a iniciativa e a sensibilidade do Prefeito Tuti para a preservação da cultura no município.
A partir de hoje o recurso já esta depositado em nome da LACA, e o projeto prevê proporcionar a arte de montagem e desenvolver habilidades de observação e sensibilidade e a realização de exposição à toda comunidade.
“O curso gerava uma despesa grande, para ser custeado pelas integrantes do curso, e o professor Takashi Suzuki, mora em Curitiba e vem uma vez por mês para ensinar as senhoras, e com essa ajuda por parte da administração, será possível dar continuidade a arte milenar e repassar o aprendizado para novas gerações”, comenta o Presidente da Laca Cairo Koguishi.