terça-feira, 1 de março de 2011

Projeto Formando Agentes Mirins de Saúde chega à Escola Augusta Gino Rocha

A Prefeitura Municipal de Assaí por meio da Secretaria de Saúde realizou o lançamento oficial do Projeto Formando Agentes Mirins de Saúde na Escola Municipal Profª Augusta Gino Rocha, com a presença do Prefeito Michel Angelo Bomtempo, o secretario de saúde Jorge Torquato Junior.
O projeto premiado em Brasília, nasceu da parceria entre secretarias municipais de Educação e de Saúde, desenvolvendo o treinamento de agentes mirins, e será desenvolvido pela Equipe de Estratégia de Saúde da Familia ESF Vila Nova, liderado pela enfermeira Mariza Faedrich, os Agentes de Saúde e por toda equipe pedagógica da Escola .
O projeto será realizado com alunos da do 5º ano do ensino fundamental, e tem como objetivo promover a Educação em Saúde no ambiente escolar com a finalidade de integrar os órgãos de saúde e educação para concretizar as ações em saúde através dos alunos, atingindo suas famílias e sua comunidade, criando um vinculo de confiança entre o profissional de saúde os agentes mirins, fazendo com que as orientações tenham o impacto e a assimilação necessária para uma verdadeira transformação de hábitos.




Menores apreendidos após roubo


Dois adolescentes que vieram do distrito de Guaravera em Londrina, foram apreendidos pela polícia de Assaí na manhã de ontem. Os dois segundo informações da 3ª Companhia, teriam assaltando uma padaria na Avenida Rio de Janeiro. 
Após o roubo os dois tentavam fuga pela cidade, quando foram surpreendidos por policiais. Com a dupla, a polícia encontrou um revólver calibre 32 com duas munições picotadas, além de R$ 86,00 em dinheiro. 
A vítima, proprietário da Panificadora, disse à polícia, que um dos adolescentes tentou efetuar disparos no interior do estabelecimento, porém, não deflagraram. 
Ambos foram levados à delegacia para as providências.

Mais uma moto roubada na região

Mais uma moto foi roubada em Jataizinho nesta segunda-feira, 28. Cidadão trafegava pelo pedágio de motos, atrás do centro de eventos Água Branca, quando foi abordado por outros dois elementos. 
Segundo, relato à polícia, os dois deram voz de assalto e mediante ameaça levaram sua motocicleta CG Titan Ks, de cor azul, de placa AKM 6166. 
A polícia está realizando diligencias na tentativa de localizar os autores. Essa foi a terceira moto roubada na região nos últimos dias.

PM apreende arma em Cornélio Procópio

Às 16h30m do dia 28 de Fevereiro, equipe PM realizou um cumprimento de Mandado de Busca e Apreensão a determinada residência da Rua José Alfredo de Carvalho (Vila Independência), onde conseguiu apreender em posse de Luiz Ricardo Iani, 25 anos, os seguintes ilícitos: 01 revólver calibre 38 municiado com quatro cartuchos intactos, além de 04 pedras de crack, e pequena quantidade de maconha. Ante as evidências, encaminharam-no junto ao material ilícito para as devidas medidas legais.

Visita à Curitiba visa agilizar recursos para estrada do Pau d`Alho

“Saio satisfeito e com a certeza de que em breve teremos boas noticias para a população”. Assim, o prefeito Tuti Bomtempo (PMDB), definiu o encontro com o secretário dos transportes do Governo Beto Richa, José “Pepe” Richa. 
O encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira, 28, na sede da Secretaria, junto ao DER-PR (Departamento de Estradas e Rodagens do Paraná), e contou com a presença do deputado estadual e Secretário de Estado do Trabalho Emprego e Promoção Social, Luiz Cláudio Romanelli. 
Entre os presentes estavam ainda o secretário de Desenvolvimento Local, Orlando Menegazo Filho, os vereadores Darlan Araújo (PSDB), Hugo Márcio Duarte (PSDB), Antônio Menegildo Manoel, o Gavião (PMDB), Waldenei Simões, o Cebolinha (PR), Paulo Hara (PSC), Paulo Cândido Monteiro (PMDB), Léo Nilson Lopes (PSL) e o presidente do Poder Legislativo, Sílvio Carlos Guadaguini (PSDB), o Diretor do Núcleo de Comunicação Social da Prefeitura, Cleber Pontes, o radialista Devonir Custódio (Líder AM) e o editor do Revelia, Matheus Hermanny. 
O objetivo do encontro foi cobrar agilidade do Estado, quanto a recuperação dos cerca de 20 quilômetros da estrada que liga a PR-090 ao distrito do Pau d`Alho do Sul. 
Romanelli e o prefeito Tuti Bomtempo, fizeram uma explanação sobre a atual situação da estrada e os problemas causados pela falta de manutenção. 
“Temos no local, centenas de famílias que dependem da estrada para escoar a safra. Além disso, alunos são transportados todos os dias. Pequenas empresas utilizam da rodovia para o transporte da mandioca para várias regiões do estado”, disse Bomtempo. 
Para o prefeito a liberação dos recursos e a reconstrução da estrada “será o primeiro presente da administração Beto Richa ao povo de Assaí”. 
O secretário José “Pepe” Richa, destacou a importância de várias pessoas estarem na reunião. “O fato de recebermos aqui, todas essas pessoas, nos faz ter certeza de que realmente a obra é importante”, disse. 
Ele disse ainda que irá analisar com “carinho” o processo e esperar dar uma resposta à sociedade assaiense “o mais breve possível”.











Receita Federal lança nesta terça portal com tira-dúvidas sobre IR 2011

A Secretaria da Receita Federal informou que será lançado nesta terça-feira (1), mesmo dia no qual começa o prazo de declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2011, ano-base 2010, um portal específico, dentro da página do Fisco na internet, para tirar as dúvidas dos contribuintes.
A coordenadora-geral de Atendimento e Educação Fiscal, Maria Helena Cotta Cardozo, lembrou que esse procedimento já foi adotado com sucesso, pela primeira vez, em 2010. "Foi muito boa a receptividade [no ano passado]. Foi o ano do IR mais tranquilo que tivemos em todos os sentidos, tanto no atendimento preferencial, no fale conosco e na Ouvidoria. Foi bem recebido pelo contribuinte, que teve reforçada sua cidadania", declarou ela.
O portal, que também traz os links para o download dos programas, permite que o contribuinte encontre com mais facilidade informações sobre as etapas do IR:declaração, pagamento, processamento e restituição.
Entre outras informações que constam no portal, estão as informações sobre a obrigatoriedade de entrega, as formas de declaração e prazos. "Além disso, também será possibilitada uma busca no site", disse a coordenadora.
A Receita Federal informou que a página do IR traz, também, dados sobre as restituições do IR, que são feitas em sete lotes mensais, entre junho e dezembro de cada ano, com prioridade para idosos. Além das consultas aos lotes, os contribuintes também terão mais informações sobre os avisos via celular e alteração de conta para recebimento dos valores.

Pedágio, de novo.. não

O deputado Cleiton Kielse (PMDB) protocolou um requerimento na Assembleia Legislativa do Paraná para a abertura da CPI que pretende investigar o pedágio nas rodovias do estado.
Só para lembrar, no primeiro mandato do governador Requião, o homem do “abaixa ou acaba”, também foi aberta uma CPI para investigar a mesma coisa.
O comando ficou nas mãos do então deputado estadual André Vargas (PT).
No relatório final, só faltaram pedir desculpas para as empresas concessionárias do pedágio mais caro do Brasil.

Secretaria da Saúde confirma mais duas mortes por dengue

Em sete semanas, foram confirmados 1.383 casos de dengue no Estado. O número foi divulgado pela Secretaria da Saúde o informe semanal desta segunda-feira (21), que traz ainda a notificação de 9.562 casos, a confirmação de 23 casos graves e mais duas mortes, ambas no município de Jacarezinho. Uma jovem de 27 anos e um idoso de 82 teriam como causa da morte a infecção pela doença.
Os municípios com maior número de notificações são Londrina (3.624), Jacarezinho (1.123), Foz do Iguaçu (751) e Cornélio Procópio (364). Os casos confirmados seguem a mesma tendência das notificações. Londrina lidera com 638 casos, seguida por Jacarezinho (343), Cornélio Procópio (147) e Foz do Iguaçu (101).

Vivendo em Harmonia com o SEEL

Com jogos, brincadeiras e karaokê o Projeto Vivendo em Harmonia com o S.E.E.L garantiu a animação das crianças, adolescentes e da comunidade da região da Vila São Pedro e Vila Esperança.
O evento aconteceu no campo do Centro de Educação Infantil Oásis Santa Paula, a partir da 14 hrs.
O coordenador do Instituto Santa Paula Pe. Fiorenzo Longhi participou do evento, junto com a equipe da secretaria de esportes, levando atividades físicas e recreativas para a garotada.
O próximo bairro a receber o projeto será a Vila Rural, no dia (12/03).
 

Prefeito Tuti participa de encontro com presidente da Cohapar

O prefeito de Assaí, Tuti Bomtempo, participou de um encontro com o presidente da Companhia de Habitação do Paraná, Mounir Chaowiche, nesta segunda-feira (28), na sede da Companhia em Curitiba. 
O prefeito esteve acompanhado de assessores, imprensa e dos vereadores Silvio Carlos Guadaguini, Léo Nilson Lopes, Antônio Menegidlo Manoel, Hugo Márcio Duarte, Waldenei Simões, Paulo HAra, Paulo Cândido Monteiro e Darlan Araújo. 
Vários prefeitos participaram do encontro que contou ainda com a presença do deputado federal Alex Canziani e do deputado estadual Alexandre Cury. 
Durante a reunião Chaowiche apresentou as novas diretrizes da habitação popular no Paraná e disse que empresa está sempre aberta para esclarecimentos e apoio aos prefeitos. 
Mounir afirmou que a Cohapar está disponível para novas parcerias e adequações dos projetos já existentes, para atender as famílias de menor renda. 
“O governo reduz o ICMS do material de construção e solicitamos o apoio das prefeituras com a diminuição do ISS para mão-de-obra e assim baratear o valor da construção e atender as famílias mais carentes”, explicou. 
“Hoje já vemos muitos prefeitos trazendo novas áreas e outros que já doaram seus terrenos à Cohapar dispostos a construir através de uma política de parceria. Com o apoio dos deputados e o governo Beto Richa, poderemos desenvolver uma nova política habitacional no Estado”, complementou Chaowiche. 
O prefeito Tuti Bomtempo, disse que saiu da reunião otimista com a desburocratização do processo. “A prefeitura já adquiriu terrenos para projetos de construção de casas. Estamos adiantados em relação há alguns municípios, mas todo o trabalho feito pela Cohapar será importante para baratearmos os curtos das construções e atender o maior número de pessoas possível em Assaí.”. 



PM apreende armas utilizadas para caça predatória

Equipe PM da cidade de Congonhinhas, àrea de atuação da 3ª Cia do 18° BPM, às 15h10m desta segunda-feira, 28, através de serviço de informação e diligências conseguiu apreender em uma residência da Vila Rodeio em Congoinhas, bairro periférico, os seguintes armamentos para caça predatória: 02 espingardas de calibres 28 e 40, além de 26 cartuchos de calibres 22 e 28.
Ainda foram apreendidas diversas facas e facões, e inclusive uma balestra artesanal (lança flechas). O proprietário das armas e munições, Jovenir Oliveira da Silva, 21 anos, foi conduzido para o devido procedimento legal junto às armas apreendidas.

Tentativa de homicídeo em Cornélio

Por volta das 19h34m de hoje (28) no Conjunto Florêncio Rebolho em Cornélio Procópio, a Equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para atender uma vítima ferida por arma de fogo.
Ao chegar no local a equipe do SIATE encontrou Vander, 24 anos caído em via pública, que estava consciente, respirando normalmente, mas com uma perfuração em pescoço, sendo realizado os primeiros socorros e encaminhado até a Santa Casa local para maiores cuidados médicos.
Segundo o Soldado Borota do Corpo de Bombeiros, a vítima relatou no interior da ambulância que um indivíduo por nome de Cristiano vulgo “cachorrão” teria realizado disparo de arma de fogo contra a sua pessoa e evadindo-se do local na sequência.
A Policia Militar foi acionada, e de posse das informações se dirigiram até a residência do suposto autor dos disparos, e na residência do mesmo, sua mãe não autorizou a entrada dos policiais, mas em seguida compareceu juntamente com seu filho e um advogado na 11ª SDP de Cornélio Procópio.
Após esclarecimentos o suspeito foi liberado, já que até o presente momento não há testemunhas e nem provas em seu desfavor, e em entrevista a este meio de comunicação negou a autoria do crime em questão.
Persistem investigações no intuito de esclarecer este caso.

Por: Elizeth C. V. Tinti

Novas normas para circulação de veículos de cargas em feriados

A partir de agora, veículos do tipo bitrem e cegonhas devem obedecer a restrições de horário para circular em pistas simples em feriados e respectivas vésperas. A medida foi publicada noDiário Oficial da União desta quarta-feira (23) e vale para os veículos com mais de 19,8m e 57 toneladas de peso total bruto em todo país.
De acordo com o inspetor Juliano Leite, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o objetivo é reduzir o número de acidentes, que costumam aumentar em datas festivas. Segundo ele, nas pistas simples esses veículos costumam ter velocidade média mais lenta, o que acaba por aumentar o número de ultrapassagens perigosas. “O motorista não profissional acaba sendo imprudente e ultrapassando em situações de alto risco”, justificou.
O inspetor reconhece, no entanto, que não há garantias de que a medida terá eficácia. “Trabalhamos com política de prevenção e temos muitos registros de acidentes nessas situações”, alegou. Ele lembrou, ainda, que de acordo com a portaria, no caso das vias de pista simples com baixo volume de veículos, a autoridade da PRF local pode flexibilizar a restrição imposta nessa quarta.