domingo, 4 de março de 2012

Londrina joga bem, vence o Paranavaí e lidera o returno


Em um primeiro tempo de galã, o Londrina derrotou o Paranavaí pelo placar de 3 a 0, na tarde deste domingo (4), no estádio Waldemiro Wagner, em partida válida pela segunda rodada do Campeonato Paranaense. 
"Estamos mostrando uma evolução grande e estamos com um grupo fechado e todos estão dispostos a jogar por todos e isso está refletindo em campo", avaliou o atacante Warlley, que saiu no decorrer do duelo sentindo dores na virilha. 
Com o triunfo em cima do Vermelhinho, o Tubarão lidera o returno com seis pontos em dois jogos – a equipe alviceleste possui seis gols a favor e nenhum contra. Já o Paranavaí segue em situação crítica na competição e ainda não venceu nesta fase do certame Estadual. 
Na próxima rodada, o Londrina, que não poderá contar com o capitão Ayrton, que recebeu o terceiro cartão amarelo, encara o Corinthians-PR, no estádio do Café, enquanto o Paranavaí recebe o Arapongas. Os jogos acontecerão no próximo domingo, dia 11, às 16h. (Leia mais)

Companheiros negam que Cleiton Cruz possa ser vice na chapa do PSC

Publiquei recentemente matéria veiculada no Blog do Jornal Sol NAscente dando conta de que o empresário Juan da Veipa estaria disposto a mudar de nome para sus chapa a prefeito de Assaí.
Cleiton Cruz entraria no lugar de Abrão Felix, segundo a nota.
Após postagem, recebi várias ligações de pessoas ligadas ao empresário, dizendo que "não há verdade nisso. O acordo foi feito e está mais forte do que nunca", disse um deles, que pediu para não ter o nome divulgado.

Anvisa quer proibir cigarro com sabor. No Paraná, projeto é do deputado Cheida

Neste mês de março, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) promoverá um encontro público para debater a proibição dos cigarros com sabor. Caso a medida seja aprovada, o órgão estabelecerá um prazo de até 18 meses para que as empresas retirem os produtos do mercado. 
A justificativa é a mesma apresentada pelo deputado estadual Luiz Eduardo Cheida (PMDB) no projeto de lei 465/2011: o disfarce do gosto de nicotina nesses cigarros estimula o consumo entre os jovens. “Os aromas disfarçam o gosto ruim do tabaco. É um truque para atrair a juventude ao vício”, alerta Cheida. Segundo um levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 44% dos estudantes brasileiros entre 13 e 15 anos que fumam regularmente preferem os cigarros aromatizados. A mesma pesquisa revela que dos 23 milhões de fumantes brasileiros 70% têm menos de 30 anos e 90% iniciam o consumo na adolescência.
Enquanto o consumo de cigarro pelos adultos com mais de 30 anos diminui, entre os mais jovens aumenta. O diretor da Anvisa, Agenor Álvares, acredita que uma das motivações é justamente a adição de sabores aos cigarros. “A resolução terá impacto direto em uma das principais estratégias da indústria para incentivar que jovens comecem a fumar”.
Os cigarros mentolados também são considerados mais viciantes. “O mentol age como um analgésico, diminuindo a irritação na garganta e nos pulmões, e também potencializa os efeitos da nicotina”, comenta Cheida, que é médico e membro da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa.
Projeto - O projeto de lei de Cheida proíbe a comercialização de quaisquer cigarros que tenham aditivos para dar sabor, aroma ou equivalente, em todo o território paranaense. 
As pessoas jurídicas ou físicas que comercializarem cigarros que contenham os aditivos de sabor estarão sujeitas à apreensão de todo o estoque em desacordo com esta lei, além de multa de 10 a 10 mil Unidades de Padrão Fiscal do Paraná. Em caso de reincidência, a penalidade será dobrada e triplicada, sucessivamente, com possibilidade de interdição do estabelecimento. A fiscalização e a aplicação das sanções ficará sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde e do Departamento de Vigilância Ambiental (Deva).
A constitucionalidade da proposta foi votada em sessão plenária no ano passado e recebeu parecer favorável da maioria dos deputados. Agora a matéria segue para apreciação da Comissão de Saúde Pública.