quarta-feira, 4 de maio de 2011

Profissionais são capacitados para o programa Olhar Brasil

Profissionais da educação municipal, estadual e particular receberam capacitação do Projeto Olhar Brasil. O projeto é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, que prevê o atendimento aos alunos da Educação Básica das escolas públicas. 
O objetivo é reduzir as taxas de evasão decorrente das dificuldades visuais, facilitando o acesso à diversidade de contextos sociais e, também, garantir melhoria na qualidade de vida destes cidadãos.
Com esta capacitação, os profissionais da educação estão aptos a realizar a avaliação de acuidade visual e encaminhamento dos alunos do ensino fundamental da pré escola ao 9º ano, que apresentarem déficit visual abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde.
Após a análise dos professores e pedagogos, os alunos que apresentarem um nível baixo, serão encaminhados para a Unidade Básica de Saúde para agendamento no Hoftalon – Hospital de Olhos de Londrina. A cota para Assaí é de 25 consultas mensais.
Após a avaliação médica, os alunos atendidos pelo projeto, passarão por uma análise socioeconômica, e aqueles que realmente apresentarem a necessidade da ajuda de custo, o projeto cederá os óculos gratuitamente.
Para o responsável pelo projeto no município de Assaí, Cleder Tavares “o projeto Olhar Brasil, vem para somar forças à educação municipal, a fim de melhorar o desempenho escolar e diminuir os déficits de aprendizado por acuidade visual diminuída, levando em consideração que 80% da relação do homem com o meio, se dá através da visão”.