terça-feira, 20 de setembro de 2011

Câmara de Ibiporã rejeita proposta para aumento de vereadores

Do Tudo Ibiporã

Seguindo a linha de muitas cidades paranaenses, a Câmara de Ibiporã rejeitou o projeto de lei que aumentaria para 11 o número de vereadores nas próximas eleições. Os legisladores fizeram uma reunião extraordinária, nesta terça-feira (20), às 8h30, para definir se haveria ampliação do número de cadeiras na Casa.
Os vereadores favoráveis tiveram cinco votos, enquanto os contra conseguiram quatro. Para que o projeto fosse aprovado eram necessários dois terços dos votos favoráveis.
Curiosamente, este projeto colocou o principal oponente da bancada de oposição votando favorável ao projeto. João Coloniezi (PMDB), Toninho Kabeção (PDT), Divá Rodrigues (PP), Toninho Cabeleireiro (PPS) e Daniel Sarábia (DEM) foram os vereadores que apoiaram o projeto de ampliação. Já Maria do Sindicato (PMDB), Mari de Sá (PMDB) e Carlos Pauletti (PT) eram os legisladores contrários.
O suplente do vereador João Odair Pelisson (PTB), que era favorável ao aumento, Luiz Karimata (PSDB), definiu que o andamento do projeto, votando contra e finalizando as possibilidades de aumento de vereadores em Ibiporã.

Plantio no Bosque da Sanepar abre Semana da Primavera em Uraí

Cerca de 1.300 alunos do ensino fundamental são esperados para o evento de abertura da Semana da Primavera em Uraí, nessa quarta-feira (21), Dia da Árvore, quando será feito o plantio de mudas nativas, como gurucaia, guaritá, tarumã branco e capixingui. As mudas serão plantadas no Bosque da Sanepar, anexo a Estação de Tratamento de Água (ETA) e ao lado da Praça da Paz, na Avenida Paraná.
A atividade é promovida pela Prefeitura de Uraí, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Sanepar, e marca o início do trabalho de sensibilização sobre a importância das árvores e do compromisso de todos com os cuidados com o Planeta. Na ocasião, cada participante deverá levar para casa uma espécie nativa para plantio urbano.
Na quinta-feira (22), será realizada uma caminhada de sensibilização sobre a importância da preservação do meio ambiente, que partirá da região central de Uraí e percorrerá cerca de seis quilômetros até a unidade de captação da Sanepar no Rio Congonhas. No local, a empresa mantém área de reflorestamento com plantio iniciado há dois anos, em parceria com o Ministério Público e IAP. Na época, a ação representou um estímulo para proprietários rurais se adequarem à legislação sobre áreas de preservação permanente e matas ciliares. 
Bosque – Implantado em 2001, em parceira com a Prefeitura Municipal de Uraí, o Bosque da Sanepar anexo à ETA tem área de 7.580 metros quadrados. O espaço, onde não havia árvores e que estava ocioso, recebeu o plantio de diversas espécies nativas e exóticas que hoje compõem, ao lado da Praça da Paz, um cenário para o convívio dos moradores da cidade. 

Serviço
Cerimônia de Abertura da Semana da Primavera em Uraícom plantio simbólico de mudas no Bosque da SaneparData: 21 de setembro – quarta-feiraHorário: 9hLocal: Bosque da Sanepar, anexo a Estação de Tratamento de Água e ao lado da Praça da Paz, na avenida Paraná. Uraí/PR