O número de cidades com epidemia da dengue no Paraná dobrou da última semana para agora. O levantamento divulgado hoje aponta que já são 18 municípios, contra nove do último boletim. A epidemia da doença é constatada em cidades em que a incidência é de 300 casos para cada grupo de 100 mil habitantes, segundo explica o coordenador de vigilância em saúde, Sezifredo Paz.
As cidades do norte, noroeste e oeste concentram a epidemia da dengue: Cornélio Procópio, Capitão Leônidas Marques, Jacarezinho, Jataizinho, Porecatu, Santa Terezinha de Itaipu, Londrina, Sertaneja, São Sebastião da Amoreira, Ibiporã, São Miguel do Iguaçu, Quarto Centenário, Foz do Iguaçu, Cambará, Uraí, Ribeirão do Pinhal, Santa Mariana e Guaíra.
Duas mortes são investigadas suspeitas de terem sido causadas pela dengue na última semana. No geral, já foram registradas 11 mortes, mais de 10 mil casos confirmados, e 36 mil notificações. Em uma semana, foram quase 2 mil confirmações. Em todo o Paraná, a dengue já tem casos confirmados em 146 municípios. Mas, ainda segundo Sezifredo Paz, o número está diminuindo.
O secretário estadual de saúde, Michele Caputo Neto, informou, em primeira mão, esta informação de que a dengue vem diminuindo no Paraná. Em entrevista à BandNews FM, ele afirmou que a queda está em torno de 40%, mas ainda não é hora de diminuir os cuidados. Das 11 mortes, sete foram pela forma clássica da doença e quatro pela febre hemorrágica, a forma mais grave da doença.