quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Requião vai entrar com ação popular para evitar reajuste de 500% das tarifas do Detran

O senador Roberto Requião (PMDB/PR) anunciou que vai entrar com uma ação popular contra a tentativa de reajuste das taxas do Detran do Paraná.O governador Beto Richa quer subir algumas taxas em até 500% e criar novas tarifas. “Eu me proponho a encabeçar uma ação popular contra a medida se a Assembléia Legislativa cometer a falseta, a irresponsabilidade de aprovar este plano de tarifas para meter a mão no bolso da população”. 
Requião lembrou que ao assumir o governo do Paraná, em 2003, o Detran era deficitário. “No meu Governo eu moralizei o Detran, que jogava dinheiro pela janela. Eu acabei com isso. A moralização foi definitiva. E o sucesso da nossa política no Dentran foi absoluta. O Detran passou a ser superavitário, com dinheiro sobrando”, afirmou. 
Como empresa pública, a função do Detran é prestar serviços à população e cobrar apenas pelo custeio dos serviços. Logo, a tarifa não pode ser maior do que o serviço prestado. A função do Detran não é gerar lucro. 
Requião convocou os paranaenses para participarem da ação popular. Em seu pronunciamento de rádio desta manhã (03), passou o endereço do seu escritório em Curitiba, bem como o telefone. “Meu escritório fica na Rua Eduardo Carlos Pereira, 3136 (Curitiba). O telefone é 41 3018 1151. Vocês podem falar com nossos advogados para participar conosco dessa ação popular. Juntos, podemos acabar com essa falseta”, finalizou.

Ouça áudio com a opinião de Requião


Para deputado, "tarifaço" de Beto é um abuso

O deputado estadual Elton Welter (PT) manifestou-se contrário ao aumento das taxas do Detran, que chega em alguns casos a 500%.."O curso de reciclagem de motoristas vai subir 267% – dos atuais R$ 65,24 para R$ 239,40. É um abuso. Não se pode aumentar tanto o valor de todas as taxas, sob o argumento de que esses recursos irão para melhorar o atendimento à segurança pública. O que é necessário fazer é aumentar o percentual do orçamento que é investido em Segurança, mas não podemos permitir que esse ônus seja do cidadão, que mais uma vez a população seja onerada com um reajuste abusivo das taxas cobradas", argumenta.
Welter lembra que, em 2007, o então governador Roberto Requião propôs um reajuste das tarifas e os deputados da oposição, que hoje estão na situação, argumentaram que a proposta era um assalto ao bolso dos contribuintes. “Não há como justificar um reajuste dessa natureza. Ainda que as tarifas estejam defasadas em relação às praticadas em outros Estados, a proposta do governo do Estado é indefensável. Nenhum trabalhador teve seu salário aumentado em 200 ou 500% por cento. É uma proposta leonina, um verdadeiro assalto aos consumidores e, certamente, a bancada do PT votará contra. Espero que os deputados de outros partidos também rejeitem a proposta", disse Welter. E faz um alerta sugerindo que “o tarifaço do DETRAN é mais uma ação que ajuda a entender o que é o choque de gestão deste modelo de governo. Fiquemos vigilantes. Talvez seja uma cortina de fumaça para desviar nossa atenção."