sábado, 1 de outubro de 2011

Acusado de crime no Jardim Alvorada está preso

Principal suspeito de matar Guilherme Lázaro Faria dos Santos, de 14 anos de idade, na noite do ultimo sábado, 24, e atirar contra Ademir de Lara Junior, de 20 anos, foi preso na manhã de hoje por policiais militares de Assaí.
Ele era procurado, após a justiça ter concedido mandado de prisão preventiva em desfavor do mesmo. Segundo testemunhas, inclusive o sobrevivente, ele seria o autor dos disparos.
Como no local onde estava o acusado, cujo o nome não foi informado, a polícia encontrou grande quantidade de drogas. Assim, levado à 34ª Delegacia Regional de Polícia, além de ficar preso devido ao mandado de prisão, o rapaz foi autuado por tráfico de drogas.
A PM deve divulgar ainda hoje, como foi a operação que contou com quatro viaturas e vários policiais.

PM cumpre mandados em Assaí

A Polícia Militar de Assaí cumpriu na manhã deste sábado, 01, mandados de busca, apreensão e prisão na cidade. Segundo informações preliminares, um certa quantidade de droga foi encontrada em uma residência.
Duas mulheres e um homem foram levados à 34ª Delegacia Regional de Polícia para averiguação.
Fontes não confirmam, mas o autor de disparos que matou um jovem de 14 anos na chamada Vila do Grilo, teria sido preso. Testemunhas teriam confirmado o envolvimento do jovem no crime.
Outras noticias em breve.

Fazendo o dever de casa

Na última sexta-feira, os professores da rede estadual de ensino receberam seus salários com uma significativa diferença. O governo aplicou um reajuste de 3% na remuneração de 84.165 profissionais do magistério, retroativo à folha de julho. Outros 2,91% de aumento serão pagos em outubro. 
Somado ao reajuste de 6,5%, concedido a todos os servidores públicos estaduais neste ano, os professores do Paraná já conquistaram um aumento de 12,79% em 2011. Esta evolução faz parte do compromisso que assumi de equiparar a remuneração do magistério à dos demais funcionários do Estado com nível superior. Faremos isso em quatro parcelas, chegando a 26% de aumento para os docentes da nossa rede de ensino. 
Mas a boa notícia não se encerra aí. Os profissionais da educação também estão recebendo uma recomposição salarial relativa a promoções e progressões de carreira, que não eram pagas desde 2009. Isso significa a mudança de nível dentro do quadro de cargos e salários. O processo beneficia 21.852 professores e funcionários de escolas da rede estadual. Isso representa um ganho mínimo de 8,7%. 
Essas medidas confirmam a importância que este governo dá à Educação. Isso está sendo reconhecido pela sociedade e pelos profissionais. No dia em que sancionei a lei que estabelece os novos reajustes ouvi com emoção as palavras da presidente da APP Sindicato, Marlei Fernandes. Ela disse que “o governo está corrigindo uma injustiça feita com os profissionais do magistério e fazendo o seu papel de debater em conjunto com a classe sindical avanços que todos buscamos, que é a valorização do professor”. 
Manifestações assim revelam que o governo trocou os malabarismos de retórica pela ação prática. Tudo o que fizemos até aqui é objeto de grande satisfação pessoal. Por certo, ainda temos um longo caminho a percorrer até que possamos ter no Paraná condições de oferecer ensino de excelência a todas as nossas crianças. Mas demos os primeiros passos, que são os mais decisivos quando nos propomos a iniciar uma caminhada. 
Meu compromisso será cumprido, até porque as lições que tive na minha casa sempre foram no sentido de valorizar a educação e seus profissionais. Sempre que meu pai falava dos professores, em ensinamentos diários, eu pensava: se um dia eu puder, não medirei esforços para garantir uma educação de qualidade para os paranaenses, pois isso vai propiciar desenvolvimento socioeconômico à nossa sociedade. Fiz isto como prefeito de Curitiba e estou fazendo isto como governador do Paraná. 
Esse aprendizado se consolidou durante a minha trajetória política e se converteu em respeito e valorização ao magistério. Aos críticos que duvidavam, em coro ensaiado, das projeções que fizemos, estamos dando respostas concretas. Nosso entendimento é que a prioridade à Educação é uma questão de justiça social, de reconhecimento do valor do trabalho de quem ensina e do direito de quem recebe o ensinamento. 
De toda a forma, é preciso registrar que os avanços que estamos promovendo na área de educação têm exigido um grande esforço. Não é novidade para ninguém que a situação financeira que encontramos era crítica. Com competência e austeridade, estamos ajustando a contas e realizando o que é possível neste momento. 
A lição que fica é que os problemas não se resolvem num passe de mágica, e nem pelo simples desejo do governo. Solucioná-los, pressupõe, além do compromisso - que é maior do que o desejo -, seriedade, transparência e vontade de trabalhar. 

Beto Richa 
Governador do Paraná