sábado, 6 de agosto de 2011

Frase da semana


Chico Soares (esquerda) e Darlan Araújo conduzem Izal eté a mesa de trabalho.
Durante entrega do titulo de cidadão honorário, merecido diga-se, ao soldado Izael da Polícia Militar e que é instrutor do Proerd em Assaí, o vereador Francisco Soares Neto, do PSC, autor da lei ao lado do vereador Darlan Araujo, do PSDB, disparou a seguinte frase a este blogueiro.
“Quero ver se o próximo vereador que propuser título de cidadão honorário terá coragem de bancar a festa”.
Chico Soares foi patrocinador da festa de homenagem ao policial militar, diferente do ocorreu em homenagens anteriores.

Rádio Líder apresenta nova marca

A Rádio Líder AM de Assaí que passa por processo de mudanças, definiu na ultima semana a sua nova logo marca. 
A emissora mais tradicional da região está fora do ar, desde o dia 1º de junho, devida mudança da antena e seus radiais e a reforma do prédio, além da reformulação na programação. 
A nova fase da Rádio Líder AM prevê ainda contratações de novos profissionais e investimentos em Ibiporã. Com a mudança da antena, o sinal em Ibiporã e Londrina ficará mais forte, isso motivou a direção da emissora em contratar e investir naquela cidade. 
Duas salas comerciais foram locadas e no local será instalada a sede do Grupo Vrenna de Comunicação, que detém parte da Rádio Líder e o estúdio para apresentações de programas jornalísticos e musicais. 
As novidades na programação da emissora também vêm de Iibiporã. A Rádio Líder contratou nos últimos dias, a dupla Jota Campos e Jota D. 
O primeiro será apresentador de dois programas diários. Um musical pela manhã e outro jornalístico no final da tarde. Jota D será repórter durante a programação, além de representar comercialmente a emissora naquela cidade. 
Em Assaí a novidade fica por conta da contratação de Cleber Pontes. Após quatro anos e meio na Rádio Stúdio FM, ele deixou a emissora para se dedicar a Líder. Irá comandar a parte comercial da rádio e ainda apresentar dois programas. 
O Jornalístico Jornal da Manhã irá ao ar de segunda a sexta-feira, das 07hs as 08hs30. Já o esporte e emoção ganha mais quinze minutos e será apresentado das 11hs às 12hs. Cleber Pontes terá ao seu lado na bancada o comentarista Leno Almeida. 
Além disso, Cleber Pontes irá participar ao lado de Augusto Freitas dos demais programas da emissora com informações das ruas da cidade e região. A informação virá sempre ao vivo, principalmente dentro do Jornal Regional, que segue sendo apresentado por Devonir Custódio. 
Para celebrar as mudanças, criamos um slogan que tenha identidade com o ouvinte. Para coroar os mais de 40 anos de amizade e as mudanças, a partir de agora ou ouvinte irá sempre ouvir “uma nova rádio, uma grande amizade”. 
Segundo o gerente geral da emissora, Diego Viana, nos próximos dias a Rádio Líder AM, irá divulgar sua programação completa, sendo de segunda a sexta e sábado e domingo. Por enquanto, conheça a nova logo marca da principal emissora de rádio da região.


Cheida quer posicionamento do PMDB de Londrina

Diante das rotineiras denúncias de corrupção contra a atual gestão da Prefeitura de Londrina, o deputado estadual Luiz Eduardo Cheida tem cobrado uma postura clara e firme do PMDB na Câmara de Vereadores. No início desta semana, Cheida enviou ao presidente do diretório municipal do partido, Leonilso Jaqueta, um ofício solicitando a convocação de uma reunião extraordinária, para a definição de um posicionamento.
“Devemos fechar questão com relação à postura do PMDB na Câmara Municipal, uma vez que nosso estatuo, nosso código de ética e, em especial nossa história são incompatíveis com o acobertamento de casos de suspeita de corrupção”, afirma o deputado no ofício. “Precisamos ajudar Londrina, valer nossos princípios éticos para que o dinheiro do povo e seus direitos, e especialmente o direito de ter transparência e lisura na administração pública, sejam garantidos.”
Para o deputado, o PMDB londrinense precisa discutir providências a serem tomadas diante das diversas denúncias contra a administração municipal. “Londrina vem passando por um momento de extrema intranquilidade com tantas acusações de corrupção, malservação de recursos públicos, caos na gestão do SUS, epidemia descontralada de dengue, entre outras situações que atestam a incompetência e sugerem flagrantes ilicitudes na gestão municipal”, enumera Cheida.

Lei que disciplina declaração de utilidade pública já vigora.

A lei de autoria do deputado Luiz Eduardo Cheida (PMDB) que disciplina as declarações de utilidade pública concedidas pela Assembleia Legislativa já está em vigor. O projeto, aprovado por unanimidade pelos parlamentares, foi sancionado na última segunda-feira, dia 1º, pelo governador Beto Richa. Com o número de 16.888/2011, a lei está publicada na edição 8.519 do Diário Oficial do Estado.
Os novos dispositivos legais que foram propostos por Cheida e agora em vigência buscam fazer com a declaração de utilidade pública seja concedida a organizações que efetivamente realizem serviços que atendam à coletividade. A nova lei assegura ainda que só instituições sem qualquer finalidade financeira, conduzida por integrantes que não recebam remuneração por essa atividade, sejam contempladas. 
Os números mostram a importância de se estabelecer novas regras, atualizadas. Afinal, cerca de metade dos projetos de lei apresentados pelos deputados estaduais se refere à declaração de utilidade pública. Mais ainda: das leis aprovadas pelo Legislativo paranaense, em torno de dois terços são desse tipo. Nos últimos dez anos, das mais de 3,3 mil leis aprovadas, 2,1 mil foram para declarar de utilidade pública instituições dos mais diversos segmentos.

Confira a seguir o que muda com a lei proposta pelo Cheida:
- Todo o deputado que apresentar um projeto de lei pedindo a declaração de utilidade pública de determinada entidade deverá apresentar documento no qual afirme ter conhecimento dos serviços prestados pela entidade e pela relevância dos trabalhos por ela desenvolvidos. Isso torna o deputado proponente co-responsável pelas informações que justifiquem a declaração de utilidade pública daquela instituição em questão.
- A entidade que pleitear a declaração de utilidade pública deverá apresentar relatórios, assinados pelos membros da diretoria, das atividades realizadas no último ano que antecede à data do pedido feito à Assembleia.
- Declarada de utilidade pública, a entidade deverá prestar contas ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná, sobre os recursos recebidos e a destinação deles. Se não cumprir essa obrigação, a entidade terá a declaração de utilidade pública cassada.- Só serão declaradas de utilidade pública pessoas jurídicas de direito privado na forma de associação ou fundação, constituídas no Paraná ou que exerçam suas atividades por meio de representações com sede no estado.
- A entidade não pode ter fins lucrativos e deve apresentar declaração, reconhecida em cartório, de que seus membros não são remunerados e que os serviços que prestam são de relevante interesse público.
- O estatuto da entidade deve conter gestão administrativa e patrimonial que garanta e preserve o interesse público em caso de dissolução. Nessa situação, o patrimônio terá de ser destinado a entidade igualmente sem fins lucrativos.
- O presidente da entidade pleiteante terá de apresentar declaração que informe sobre o recebimento, presente e passado, de recursos públicos (tanto municipais, estaduais e federais, como de entes internacionais).