segunda-feira, 4 de julho de 2011

MP-PR divulga estimativa do déficit na Educação Infantil

Estima-se que quatro em cada dez crianças paranaenses não frequentam a pré-escola. O dado é de levantamento feito pelo Ministério Público do Paraná, que mostra que a maioria absoluta dos municípios paranaenses não possui a totalidade das vagas para atender todas as crianças de 4 e 5 anos. Para as crianças mais novas, a situação é ainda pior. Apenas 134 mil das 564 mil crianças com idade entre 0 e 3 anos que vivem no Estado frequentam as creches. Ou seja, de cada dez crianças nessa faixa etária, sete estão fora da rede municipal de ensino. 
O relatório do MP-PR foi elaborado pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção à Educação (CAOPEduc), em conjunto com a Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional (SUBPLAN). A pesquisa revela ainda que, dos 399 municípios do Paraná, 20 apresentam déficit de vagas superior a 75%; em 118 cidades, o índice varia entre 50% e 75%; e em outros 128, estaria entre 25% e 50%. 
Esses dados surgiram após a comparação entre o número de matrículas na pré-escola (segundo o MEC/Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira) e o número de crianças de 4 e 5 anos que residem em cada município do Estado (projeção do IBGE para 2010). O mesmo foi feito com as crianças de 0 a 3 anos. Seguem anexos os levantamentos por idade escolar. 
“Trata-se de uma projeção muito próxima da realidade, pois está baseada em pesquisas oficiais. Como temos notado que esses dados não vêm se alterando muito nos últimos anos, temos condições de estimar a realidade futura”, afirma a promotora de Justiça Hirmínia Dorigan de Matos Diniz, coordenadora do CAOPEduc.

Assai Noticias e Ativa lançam tabela do Paranaense Feminino

A Ativa Publicidades, empresa que administra e edita o Jornal Assaí Noticias lança nesta sexta-feira, 08, um folder para o que torcedor possa acompanhar os jogos do Assaí Football Club, no Campeonato Paranaense de Futebol Feminino. 
A estreia do time assaiense em casa acontece no próximo domingo, 15hs30 no estádio Dr. Durval José da Silva, diante do BAREC de Londrina. 
No folder impresso em papel couche brilhante 115g/m², o torcedor terá tabela completa de jogos, do primeiro e segundo turnos da competição. 
Durante o processo de montagem e vendas do material, a Ativa encontrou grande receptividade por parte do empresariado local, sendo o folder comercializado em apenas um dia. 
São parceiros do projeto as seguintes empresas: Móveis Martins, Gata Bacana, Julio e Osvaldo Corretores de Imóveis, SOS Rações, Posto Matsubara, Mercado Aurora, Foto Apolo, Tóquio Camisetaria, Grupo Santos Funesplan e Funerária, Refrigeração JK, Casa Konno, Toninho Garcia Negócios Imobiliários, Fuji Pesca, Jet Gás, Liberatti Móveis, Laboratório São Fransciso e Dr. José Gomes. 
Abaixo material on line que estará sendo distribuído em Assaí a parir do próximo sábado.


Rádio Líder pode voltar a operar nesta sexta

Após alguns dias de chuva intensa e mau tempo, os trabalhos de montagem da nova antena da Rádio Líder AM, na região conhecida como Tigrinho voltaram ao normal. 
Pela programação anterior, as transmissões da mais tradicional emissora de rádio da região, voltariam nesta segunda-feira, 04. 
Com a impossibilidade de chegar ao local onde a antena está sendo instalada, o trabalho atrasou e um novo prazo foi dado. 
Após conversa com o gerente da emissora, Diego Viana e um dos sócios da Líder, Edimar Santos, a informação é que a Líder AM, com maior potência, com nova programação e com novos profissionais “volta a operar em 1360 Khz na próxima sexta-feira, 08”.

Inspeção de pulverizadores protege meio ambiente e saúde e evita perdas

Assegurar proteção do meio ambiente e alimentos mais saudáveis à população e, ainda, evitar perdas ao produtor são os principais objetivos do projeto de lei que estabelece inspeção periódica dos pulverizadores agrotóxicos. De autoria do deputado estadual Luiz Eduardo Cheida (PMDB), a proposta foi discutida nesta quinta-feira, dia 30, em audiência pública em Londrina. O evento ocorreu na Câmara de Vereadores da cidade e reuniu professores, pesquisadores, profissionais e técnicos da região.
O deputado citou que o Paraná é “campeão” na utilização de agrotóxicos. A falta de inspeção nos pulverizadores - equipamentos utilizados para a aplicação do produto na lavoura - faz com que haja lançamento em excesso de agrotóxicos. Isso, observou Cheida, causa danos ao meio ambiente e à qualidade dos alimentos. “Pulverizadores desregulados lançam mais veneno. Perde o agricultor, envenena-se o consumidor. É preciso inspecionar. Continuo lutando por alimentos sem agrotóxico.”
A desregulagem dos pulverizadores e o consequente desperdício de agrotóxicos fazem também a agricultura brasileira perder, anualmente, cerca de US$ 600 milhões por ano, informou o deputado. Assim, explicou Cheida, o projeto de lei estadual, além de representar uma medida de proteção ao meio ambiente e da saúde dos consumidores, impede a ocorrência de perdas econômicas para os agricultores.
Antes de formalizar o projeto de lei junto ao Legislativo paranaense, o deputado, como presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembleia, tem promovido audiências públicas para colher da sociedade sugestões e colaborações para a proposta. No último dia 10, por exemplo, uma audiência foi realizada em Bandeirantes, na Universidade do Norte do Paraná (Uenp).
Da audiência de Londrina participaram como debatedores os professores doutores Marco Antônio Gandolfo, da Uenp; Otávio Saab, da Universidade Estadual de Londrina (UEL); e Ulisses Artuniassi, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp).

Fonte: Assessoria de Imprensa do Mandato do Deputado Cheida