quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Mais Emprego é implantado no Paraná

Entrou em operação, esta semana, nas 252 Agências do Trabalhador do Paraná, o Portal Mais Emprego. Trata-se de um sistema informatizado que integra dados do Sistema Nacional de Emprego (Sine), das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTEs), Caixa Econômica Federal e entidades de qualificação profissional. 
O sistema, criado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, funciona da seguinte forma: no ato da solicitação do Seguro Desemprego, o trabalhador se inscreve nos processos de intermediação de mão-de-obra disponíveis. Nessa ocasião lhe é oferecida uma ou mais opções de emprego formal, observada a compatibilidade com o nível de escolaridade, formação, especialização, qualificação e remuneração, grau de complexidade e jornada da ocupação anterior. Caso o trabalhador recuse a oferta de encaminhamento precisa assinar uma carta de recusa o que faz com que o benefício do Seguro Desemprego seja cancelado, exceto se a recusa for por motivo de doença ou participação em cursos de qualificação profissional. 
Ao falar sobre a implantação do Mais Emprego no estado, o superintendente do Trabalho e Emprego no Paraná, Neivo Beraldin, ressaltou que o programa do MTE tem como principal finalidade facilitar a recolocação do trabalhador no mercado de trabalho e não penalizá-lo. "Não se trata de penalizar, mas de auxiliar o trabalhador na busca por um novo emprego. O sistema amplia as possibilidades de obtenção de nova colocação e ele pode ser reconduzido mais rapidamente ao mercado”, reiterou Beraldin.
Possibilidades – Além de inscrever-se para concorrer a uma vaga de emprego disponível no SINE, através do Portal Mais Emprego (www.maisemprego.mte.gov.br), o trabalhador pode fazer consultas, obter informações sobre seu benefício, elaborar e imprimir o currículo, obter informações sobre abono salarial e acompanhar seu processo de intermediação de mão de obra. Já o empregador poderá enviar requerimento de seguro-desemprego, disponibilizar vagas, consultar currículos e acompanhar os processos de seleção das vagas disponibilizadas.
“O Ministério do Trabalho e Emprego deu um importante passo na integração das ações ao instituir o Portal Mais Emprego, pois ele agrega o atendimento ao trabalhador por toda a rede de agências, sejam integrantes do Sine, da SRTE ou Caixa. O grande diferencial é encaminhar trabalhadores para novas oportunidades de reinserção no mercado de trabalho, devidamente formalizados e com as garantias trabalhistas e previdenciárias asseguradas”, avalia Beraldin.
Seguro Desemprego - Para requerer o benefício do seguro-desemprego, o candidato deve apresentar carteira de identidade, carteira de trabalho, termo de rescisão do contrato de trabalho, os três últimos recibos (holerites) de salário, o comprovante de saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e as guias do seguro-desemprego preenchidas. Sendo que o período em que o trabalhador esta recebendo o benefício do seguro-desemprego não é contado para a sua futura aposentadoria. Também não são feitos depósitos na conta do FGTS. O seguro-desemprego só pode ser recebido uma vez a cada 16 meses.

Instituto Corpore promove teste seletivo para psicólogo em Assaí (PR)

O Instituto Corpore informa que as inscrições para o teste seletivo para a contratação de psicólogo estão abertas. São duas vagas para trabalhar junto ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do município de Assaí (PR).
O teste será feito em duas etapas, análise curricular e entrevista pessoal em horário e data a serem definidos. A remuneração para 40 horas semanais é de R$ 1146,00. As inscrições podem ser feitas até o dia 09 de setembro por meio de ficha de solicitação de emprego. Dessa forma, o candidato que apresentar a ficha estará automaticamente participando do processo seletivo.
As fichas estão disponíveis no site do Instituto Corpore (www.institutocorpore.org.br) e no site da prefeitura (ww.pmassai.com.br ), e devem ser entregues na Secretaria Municipal de Assistência Social de Assaí, na Rua Conrado Medeiros, 42.

Instituto Corpore em Assaí

O Instituto Corpore é uma Organização Civil de Interesse Público (Oscip) que atua nas áreas de Saúde, Meio Ambiente, Educação e Saneamento Básico. Em Assaí, a entidade desenvolve trabalhos na área de Educação, no âmbito de assistência social, por meio de orientações e supervisão nos trabalhos executados junto ao Creas. Atualmente, a Oscip atende 20 municípios no estado do Paraná e São Paulo, tem sede em Matinhos (PR) e escritório operacional em Campo Mourão (PR).

PRF faz seis apreensões de drogas no mesmo dia no Paraná

Somente na terça-feira (30), a Polícia Rodoviária Federal realizou seis apreensões de drogas em cinco municípios do Paraná. Ao todo, foram retirados de circulação aproximadamente 330 quilos de maconha, um quilo e meio de crack, um quilo de haxixe e cem gramas de cocaína. Nestas ocorrências, oito pessoas foram presas e três menores foram apreendidos. Eles estavam em dois carros de passeio e em quatro ônibus interestaduais.
A primeira apreensão aconteceu no começo da madrugada, logo depois da meia noite. Um ônibus com itinerário Dourados/MS – Londrina/PR foi abordado durante fiscalização da PRF no posto da Ponte Ayrton Senna, em Guaíra, e duas menores de 17 anos foram flagradas trabnsportando 29 quilos de maconha.
Por volta das 3h30, equipes da PRF e Polícia Civil que faziam uma operação conjunta na BR 277, em Virmond, abordaram um Palio com três homens e desconfiaram que eles faziam o serviço de “batedor” para outro carro. Em seguida, deram ordem de parada a um Polo que se aproximava, mas o motorista fugiu e a equipe conseguiu alçançá-lo poucos metros depois. Ele ainda tentou abandonar o carro e fugir a pé, mas foi dominado e preso. No interior do Polo, havia aproximadamente 180 quilos de maconha. Os três homens que estavam no Palio também foram presos.
A terceira apreensão de maconha aconteceu por volta das 8h, quando um Mercedez Benz A 160 foi abordado em Catanduvas, na BR 277, e no seu interior foram encontrados mais 118 quilos da droga. O motorista foi preso.
À tarde, por volta das 14h, a PRF parou um ônibus com itinerário Foz do Iguaçu – Porto Alegre, durante fiscalização na BR 277, em Santa Terezinha de Itaipu e flagrou um menor de 17 anos transportando um quilo de haxixe e meio quilo de crack. Às 21 horas, um ônibus que fazia a linha Foz – Florianópolis foi abordado no mesmo local e os policiais prenderam um passageiro de 19 anos que levava cem gramas de cocaína.
Outra apreensão aconteceu em Terra Roxa, às 18h30. A equipe da PRF abordou um ônibus que seguia de Naviraí/MS para São Paulo e prendeu um casal que transportava um quilo e meio de maconha e um quilo de crack.

WO de Assaí é destaque na RPC de Foz

Para você pensar

Quem julgar as pessoas não tem tempo para amá-las. A falta de amor é a maior de todas as pobrezas.

Madre Tereza de Calcutá