terça-feira, 17 de abril de 2012

Ribeirete volta a afirmar que não é candidato a prefeito

Hoje (17) conversei demoradamente com o ex-prefeito de Ibiporã, Reinaldo Gomes Ribeirete. 
Nado foi prefeito de 2001 a 2004 foi convidado pelo governador Beto Richa para voltar a disputar as eleições de Ibiporã. 
O tucano continua com ideia fixa de não disputar as eleições. Segundo ele a decisão envolve a empresa (ele é sócio da Pedreira Ica), mas principalmente a família.

Hospital Pró-Vida amplia serviço de ultrassom

Visando à ampliação do serviço de ultrassonografia, o Hospital Pró-Vida, de Assaí acaba de importar dos Estados Unidos um equipamento de última geração.
Trata-se de um aparelho de ultrassom Phillip modelo HD11.
A princípio o médico Gustavo Rodrigues Vieira – que é responsável pelo serviço de ultrassom - atuará nos dois aparelhos à disposição do hospital, agilizando o atendimento.
Nesta terça-feira, 17 de abril, no primeiro dia após a montagem do novo aparelho, foram feitos 52 exames de ultrassom.
De acordo com o diretor clínico do hospital, Francisco Vieira Filho, “a partir de agora o Pró-Vida tem interesse em ampliar as pactuações com outros municípios, chegando à capacidade de mil exames/mês”.
Justificando o investimento feito, Vieira Filho comenta que “hoje em dia o serviço de rádio diagnostico é uma prioridade em todos os hospitais”.
A ampliação do serviço de ultrassom no Hospital Pró-Vida prevê ainda a chegada de outro médico, Conrado Rodrigues Vieira, que atualmente cursa residência em Radiologia em Ribeirão Preto (SP), e em breve retornará a Assaí.
Segundo o diretor clínico Vieira Filho, o Hospital Pró-Vida também instalará a curto prazo um serviço de mamografia que atenderá as regionais de Cornélio Procópio e de Jacarezinho.

Lei proposta por Cheida pretende prevenir a obesidade

Um estudo divulgado na última semana pelo Ministério da Saúde indica que o excesso de peso e a obesidade aumentaram no Brasil nos últimos anos. Segundo o levantamento, a proporção de pessoas com sobrepeso chega a 48,5%. O deputado Luiz Eduardo Cheida (PMDB) não só está atento ao problema, como tem pensado em soluções para preveni-lo.
Uma lei de sua autoria, inédita no país, obriga lanchonetes e restaurantes que funcionam dentro das escolas da rede particular de ensino a divulgarem a tabela nutricional dos alimentos comercializados. A lei foi sancionada e aguarda regulamentação da Secretaria de Saúde há três anos.“O excesso de peso é uma ‘epidemia’ nacional, que pode provocar complicações graves como hipertensão, câncer e infarto, além de representar gastos vultuosos ao Estado. O Paraná pode sair na frente com essa contribuição do Legislativo”, comenta Cheida, que é médico e membro da Comissão de Saúde na Assembleia Legislativa do Paraná.
Nesta segunda-feira (16), o deputado questionou o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, sobre a demora na regulamentação da lei. Caputo explicou que está sendo feito um levantamento em parceria com a Secretaria de Esporte para a coleta de informações. “Após a conclusão do estudo teremos subsídios para atuar”, disse o secretário, que participou da sessão plenária desta segunda-feira para falar sobre ações e programas desenvolvidos por sua pasta.

Números:

De acordo com a pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), a proporção de pessoas acima do peso no Brasil passou de 42,7% para 48,5% entre 2006 e 2011, enquanto o percentual de obesos subiu de 11,4% para 15,8%.
O aumento da obesidade e do excesso de peso atinge tanto a população masculina quanto a feminina. Em 2006, 47,2% dos homens e 38,5% das mulheres estavam acima do peso, enquanto em 2011 as proporções passaram para 52,6% e 44,7%, respectivamente.
Entre os homens, o problema do excesso de peso começa cedo e atinge 29,4% dos que têm entre 18 e 24 anos. Entre homens de 25 a 34 anos, o índice quase dobra, chegando a 55%. Dos 35 aos 45 anos, o percentual é 63%.
Dados do ministério indicam que o excesso de peso na população brasileira também está ligado a fatores como idade. O envelhecimento, segundo a pasta, tem forte influência nos indicativos – sobretudo femininos. O estudo aponta que 25,4% das mulheres entre 18 e 24 anos está acima do peso. A proporção aumenta para 39,9% entre mulheres de 25 a 34 anos e chega a 55,9% dos 45 aos 54 anos.
Em relação à obesidade, 6,3% dos homens de 18 a 24 anos se encaixam nessa categoria, contra 17,2% dos homens de 25 a 34 anos. Entre as mulheres, 6,9% das que têm de 18 a 24 anos são obesas. O índice quase dobra entre mulheres de 25 a 34 anos (12,4%) e quase triplica entre 35 e 44 anos (17,1%). Após os 45 anos, a frequência da obesidade se mantém estável, atingindo cerca de um quarto da população feminina.

Federação Mundial de Tae Kwon Do nega inclusão de brasileiro

O Brasil terá apenas dois representantes no tae kwon nas Olimpíadas de Londres 2012: Diogo Silva (-68kg) e Natália Falavigna (+67kg). Isso porque a Federação Mundial de Tae Kwon Do (WTF, na sigla em inglês) anunciou nesta terça-feira que os quatro convites a que tem direito para os Jogos Olímpicos de Londres serão distribuídos para atletas do Iêmen e de Mali no masculino e de Panamá e Camboja no feminino. Com isso, o brasileiro Marcio Wenceslau, que pleiteava uma vaga, não tem mais chances de estar na Olimpíada.
O brasileiro foi preterido pelo malinês Daba Modibo Keita, campeão mundial dos pesados em 2007 e 2009, e também pelo iemenita Tameem Al-Kubati, da mesma categoria, mas que figura na posição de número 167.º do mundo e que foi eliminado nas oitavas de final do Qualificatório da Ásia.
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Confederação Brasileira de Tae Kwon Do (CBTKD) reivindicavam que Wenceslau, da categoria até 58kg, recebesse um desses convites, já que o brasileiro foi bastante prejudicado pela arbitragem (inclusive um vídeo prova o erro da arbitragem) na decisão do Torneio Qualificatório das Américas, realizado em novembro, no México, e ainda assim, ficou sem a vaga.
Em fevereiro, o COB deu um "ultimato" à WTF, exigindo o convite. Depois, no começo de março, o Comitê entrou também com recurso na Corte Arbitral do Esporte (CAS), em Lausanne, na Suíça. O pedido, porém, ainda não foi julgado e sequer há prazo para que isso ocorra.

Alunos de Santa Mariana estão sem segurança para ter acesso à quadra de esportes do colégio

Para os alunos do Colégio Estadual do Campo Dr. Antônio Pereira Lima localizado no município de Santa Mariana chegar até a quadra de esporte pode ser um risco a sua segurança. Os alunos precisam percorrer um caminho de aproximadamente 40 metros para chegar ao ginásio de esportes do colégio. Para que os alunos façam esse percurso com mais segurança a direção solicitou ao Deputado Hermas Junior a construção de um muro sendo que hoje, o acesso encontra-se aberto e desprovido de segurança. 
A secretaria de Superintendência de desenvolvimento Educacional a secretaria Seed/ Sude através dos núcleos regionais de educação analisou a indicação do parlamentar e encaminhou o oficio incluindo a construção do muro na segunda etapa do processo de execução de obras de melhorias ,reforma e ampliação dos estabelecimentos de ensino .
De acordo com informação do supervisor de obras e financeiro do Núcleo de educação de Cornélio Procópio Ademir Tenereli a quadra de esportes é fechada coberta com muro, porém o trecho que liga a escola a quadra é utilizado por pessoas da comunidade como atalho “pessoas passam pelo meio dos alunos, chagam a se misturar com eles tem acesso a escola”, assim todas as pessoas pode entrar nas dependências da escola, o que ocasiona falta de segurança para nossos alunos.”
O muro é uma reivindicação antiga da direção, dos pais e também dos alunos, assim os alunos terão mais segurança e não terão problemas com invasão de pessoas estranhas na escola.

Prefeitura procura por dono de jazigo em Ibiporã

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, através da Divisão de Cemitério, solicita a qualquer pessoa que tenha conhecimento do proprietário do túmulo identificado na foto, que peça que compareça à Divisão de Cemitério na Prefeitura, com a documentação de aforamentodo mesmo para evitar a desapropriação. 
O prazo é de 30 dias a contar da publicação deste aviso na Tribuna de Ibiporã do dia 20/04/12. Após este período o terreno serádesapropriado e voltará ao patrimônio público, confirme prevê a Lei nº 36/59.

Correios lançam selo personalizado dos 80 anos de Assaí

do Revelia

Durante concorrida solenidade no Centro de Múltiplo Uso da Memória, na manhã desta terça-feira, 17, houve o lançamento do selo personalizado de Assaí, em comemoração aos 80 anos de emancipação política do município.
“Quero que todos tenham um selo deste para guardar para a eternidade”, comentou o prefeito Michel Ângelo Bomtempo, em suas breves palavras.
Segundo o prefeito, não se trata apenas de um selo e sim, uma peça filatélica, que imortaliza Assaí na história dos Correios, levando o nome do município para todo o mundo.
Pouco antes de seu discurso, o prefeito Bomtempo e a representante local dos Correios, Edna Gomes de Arruda haviam carimbado e assinado a peça, que passa a fazer parte do acervo filatélico da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), servindo de fonte de pesquisa e registro histórico.
Apesar da ausência do presidente do Poder Legislativo, Sílvio Carlos Guadaguini (PSDB), o evento contou ainda com a presença do vice-presidente Paulo Hara (PSD) e dos vereadores Darlan Araújo (PSDB), Waldeney Simões, o Cebolinha (PR), Chico Soares (PSD) e Paulo Cândido Monteiro (PMDB).
Novamente a Câmara de Vereadores foi desprestigiada em um evento organizado pela administração municipal, por não contar com espaço na mesa de honra para algum representante do Poder Legislativo – o presidente ou mesmo seu vice.
Da solenidade estiveram presentes ainda os pré-candidatos a vereador Jorge Torquato Júnior (PTB) e Nany Maia (PSD), os secretários municipais Zenídia Aparecida Correia (Educação), Emília Tsuji (Fazenda), Olga Tanno (Assistência Social) e Yoshikazu Uno (Planejamento. O ex-vereador e pré-candidato a prefeito de Jataizinho, Jorginho, também prestigiou o evento, ao lado do ex-vereador e advogado assaiense Januário Silvério de Souza, o Silverinho.
Também compareceram ao Centro de Múltiplo Uso da Memória a primeira-dama Neusa Maria Varella Bomtempo, a coordenadora municipal de Cultura, Benedita de Oliveira, e os representantes dos Correios de Londrina, Lourival Silvério, Mateus Magalhães e Márcia Vercesi.



TRF4 confirma condenação de ex-prefeito de Jataizinho (PR)

A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) manteve, na última semana, a condenação por improbidade administrativa do ex-prefeito de Jataizinho (PR) Luiz Yoshiharu Sato e da empresa de engenharia Terratrack por terem deixado de realizar obras no município após assinatura de convênio e repasse de verbas pelo Ministério do Planejamento e Orçamento. 
Sato, segundo a denúncia do Ministério Público Federal, recebeu a verba para investir na recuperação da infraestrutura urbana e de pontes. A prefeitura fez licitação e a vencedora foi a Terratrack – Terraplanagens e Máquinas. Entretanto, a empresa não realizou as obras, mas apenas emitiu notas ficais de serviço. O prefeito teria, inclusive, prestado contas ao ministério, atestando a conclusão das obras com documentação falsa.
Após a condenação em primeira instância, Sato e a empresa recorreram ao tribunal. O ex-prefeito alegou que as obras contratadas foram efetivamente implementadas posteriormente, inexistindo dano ao erário. A empresa argumentou que foram realizadas outras obras emergenciais no município e que não teria ocorrido enriquecimento ilícito. 
Segundo o relator do processo, desembargador federal Fernando Quadros da Silva, tanto a perícia técnica realizada quanto os relatos testemunhais indicam que a ré Terratrack não executou as obras previstas no convênio firmado com o ministério, mesmo tendo emitido notas fiscais em prejuízo do erário municipal. 
Para ele, ficou comprovado que os réus praticaram atos de enriquecimento ilícito e causaram prejuízos ao erário, desviando valores do convênio firmado com o Ministério do Planejamento. 
A Turma, que manteve integralmente a sentença de primeiro grau. Sato e a empresa terão que devolver R$ 127.977,50 corrigidos monetariamente, a serem devolvidos à União e ao município de Jataizinho. O ex-prefeito terá suspensos os direitos políticos por seis anos e meio e a empresa fica proibida de contratar com o Poder Público ou receber benefício ou incentivos fiscais por cinco anos. Também foram condenados ao pagamento de multa de uma vez e meia o valor do dano. Os réus poderão recorrer contra a decisão.

fonte: TRF4

Ouça o jingle dos 80 anos da cidade de Assaí


PUC Londrina realiza palestra preparatória para o Ano Mundial da Juventude

Nesta quarta-feira, dia 18, às 19h20, será realizada no Auditório Dom Albano, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR / Campus Londrina, a conferência “Juventude: entre proibições e o reconhecimento de novas práticas de sociabilidade”. O palestrante será o sociólogo e professor, Cézar Bueno de Lima, docente da PUCPR – Curitiba, tendo como debatedoras, Ruth Tainá, daPastoral da Universidade – Arquidiocese de Londrina; Jacqueline Micali, Secretária de Assistência Social do Município de Londrina, e Lucas Góis, representante da Juventude da Igreja Presbiteriana.
Este é o primeiro dos Fóruns sobre a Juventude, fruto da parceria entre as universidades e faculdades, PUCPR Campus Londrina, UNIFIL (Centro Universitário Filadélfia), UNOPAR (Universidade Norte do Paraná) e FAAT (Faculdade Arthur Thomas) e será uma preparação para a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, agendada para julho de 2013, Ano Mundial da Juventude.
Segundo Leonir Nardi, assessor do Núcleo de Pastoral da PUCPR – Campus Londrina, o objetivo do ciclo de debates é abrir um espaço sobre o tema da juventude, suas implicações e seus desafios. Ainda este ano serão realizados outros três encontros, com os temas “Desafios para o jovem no mercado de trabalho”, na Faculdade Arthur Thomas, dia 16 de maio; “Possibilidades e formas de viver “Valores” na Realidade atual”, na UNOPAR em 29 de agosto; e “Relação Jovem x Tecnologia: Alternativas para uma realidade virtual”, na UNIFIL, em dia 19 de setembro. As palestras são gratuitas e abertas ao público.
Ao final das conferências serão publicados artigos, textos e relatórios em forma de dossiê, para permitir que mais pessoas tenham acesso ao conteúdo dos debates.

Brasil vive ‘apartheid educacional’, diz especialista

Para diretora do “Todos pela Educação”, Priscila Cruz, diferenças no ensino podem comprometer o futuro da juventude. Novo PNE pode amenizar o problema, acredita ela.


O Brasil vive um verdadeiro ‘apartheid educacional’ que pode comprometer o futuro da juventude. É o que acha a diretora-excutiva do movimento nacional “Todos Pela Educação”, Priscila Cruz, que participou do ciclo de palestras “Educação em Debate”, realizado em Brasília pela Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional. Priscila abordou o tema “Desigualdade Educacional”, a convite do presidente da frente, deputado Alex Canziani (PTB-PR).
O “Todos pela Educação” é um instituto de iniciativa privada voltado para a elaboração de planos, projetos e programas que estimulem o desenvolvimento do ensino. Para a diretora do movimento, existe uma grande desigualdade educacional entre as diferentes regiões do país e entre as classes sociais. Ela salienta que, apesar dos avanços, a educação brasileira ainda sofre muito com as disparidades.
“Temos que resolver com urgência a desigualdade no ensino para que possamos oferecer uma educação de qualidade para todos”, manifestou a executiva. “A diferença se nota principalmente entre os alunos de maior poder aquisitivo e aqueles de baixa renda. Também podemos perceber isto entre as regiões Nordeste e Sudeste. As disparidades são gritantes.”
Priscila diz que a realidade precisa ser mudada para não comprometer seriamente o futuro dos jovens. “Com relação às matérias, em matemática faz dez anos que não avançamos. Os alunos saem do ensino fundamental sem saber a matéria. No entanto, estamos esperançosos na aprovação, pelo Congresso Nacional, do Plano Nacional de Educação, que traz as diretrizes da educação para os próximos dez anos”, salientou. “Caso consigamos concretizar estas metas, sem duvida será um avanço para nossa educação. Mas, mais que isto, temos que envolver cada vez mais a sociedade brasileira neste tema. Só assim vamos mudar esse cenário ainda precário e muito preocupante para o futuro do Brasil.”.
O Senador Cristovam Buarque, coordenador da frente no Senado, também falou da importância do debate sobre educação. “Temos que envolver todos nesta discussão. O Brasil precisa de uma ‘Revolução na Educação’, não podemos ter alunos que saem da escola analfabetos funcionais. Almejamos o patamar de país de primeiro mundo, e para isto precisamos ter pessoas bem educadas, ensino de qualidade para todos. Não podemos pensar em futuro sem educação, que é a base de tudo.”
O presidente da frente, deputado Alex Canziani, ressaltou o papel do colegiado no Congresso. “A Frente Parlamentar da Educação tem debatido o ensino com a sociedade com o propósito de mostrar a importância do tema. Os dados que o movimento “Todos pela Educação” tem mostrado são alarmantes, é certo que a educação ainda precisa de mudanças estruturais.”
Para Canziani, o país vive atualmente o ‘apagão de mão de obra’, porque não temos pessoas qualificadas para o mercado de trabalho. “Estamos importando trabalhadores. Isto não condiz com um país que já é a sexta economia mundial. Como disse Priscila Cruz, precisamos começar exatamente pelo começo, educação infantil de qualidade. Só assim teremos jovens preparados para os outros anos de escola e, consequentemente, para o mercado de trabalho”, aponta o deputado da educação.
Segundo o parlamentar paranaense, não é possível o jovem ingressar numa boa faculdade sem ter um ensino básico de qualidade. “Mas também acredito que o Plano Nacional de Educação, se concretizadas as metas, vai mudar esta realidade. Teremos um avanço significativo. No entanto, é importante ressaltar: precisamos do apoio de toda a sociedade brasileira nesta luta", destacou Canziani.