segunda-feira, 7 de março de 2011

Homem tenta matar companheiro

Um homem acusado de tentativa de homicídio foi preso pela polícia por volta das 6h da manhã desta segunda-feira (7) na divisa entre Colombo e Almirante Tamandaré, cidades da região metropolitana de Curitiba. Mauro Sérgio Mendes, 28, teria se envolvido numa briga com um rapaz identificado apenas como Leandro durante a madrugada. Com uma faca, Maurinho, como é conhecido, quase degolou a vítima que ficou em estado gravíssimo.
“Leandro foi levado para o Hospital Cajuru e iniciamos o patrulhamento para encontrar Maurinho, que inclusive já ficou preso três anos sob acusação de matar o próprio padrasto. Ele estava em regime semi-aberto e agora retorna para a delegacia novamente”, disse o investigador Erimar Fabiado da Delegacia de Colombo.
Maurinho foi preso num córrego tentando fugir. Os policiais conseguiram prendê-lo e em seguida, com a ajuda de moradores da região, encontraram a faca usada por ele para tentar matar Leandro. “Ele já era um velho conhecido. As acusações de que ele teria matado o padrasto ainda não foram julgadas, mas com este novo crime ele deve permanecer por um bom tempo preso”, afirmou Fabiano.

IPTU com desconto até o dia 10

A Prefeitura Municipal de Assaí comunica que o prazo para o pagamento do IPTU com desconto de 10% termina no próximo dia 10 de março. Este prazo é referente ao pagamento da cota única e da primeira parcela de quem opta pelo pagamento dividido. 
A entrega dos carnês foi feita durante o mês de fevereiro. O contribuinte que não recebeu o cartão deve procurar a prefeitura para solucionar o problema. 
O contribuinte pode ainda parcelar em seis vezes o valor total do imposto, em data fixa ate o décimo dia de cada mês - de março a agosto de 2011. 
Já os contribuintes com débitos, devem procurar o setor para parcelamento da dívida ativa. 

20 acidentes, 19 feridos no PR

A Polícia Rodoviária Estadual informa que da 00hs00, até às 16hs00 desta segunda-feira de Carnaval, foram registradas 20 ocorrências em todo o estado. Nos acidentes, 19 pessoas ficaram feridas. Nenhuma pessoa morreu.

Mais uma vez PR quer discutir pedágio

Um dos defensores da instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Pedágio, o deputado Péricles Mello (PT) disse que é preciso reabrir a discussão sobre o tema para evitar que o atual governo do estado enverede por caminhos controversos nas negociações que vem tentando fazer com as empresas para reduzir o valor do serviço para o usuário.
A extensão do tempo de contrato, alívio de impostos ou subsídios direto à tarifa são algumas das soluções temidas pelo petista. “Tenho medo que esse seja o caminho a ser trilhado pelo Estado”, alertou.
Proposta pelo deputado estadual Cleiton Kielse (PMDB), a CPI está sendo vista com desconfiança por alguns deputados, entre eles, o presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni (PT), que ainda não decidiu sobre sua instalação. “Não chegamos a lugar nenhum das outras vezes. E além disso, dizem por aí, nos corredores, que algumas CPIs servem mais para atendimento pessoal do que para fazer as investigações a que se destina”, atacou.
Para Péricles, a descrença não se justifica. “O pedágio do Paraná é uma das maiores injustiças da nossa história praticada contra a população que trafega pelas rodovias, por isso não podemos nos silenciar frente à situação absurda que chegaram os preços das tarifas”, criticou.

Comandante-geral da PM é condenado

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Teodoro Scheremeta, foi condenado por improbidade administrativa. A sentença é do juiz da 3ª Vara Cível de Foz do Iguaçu, Ederson Alves. Scheremeta é acusado de liberar um carro apreendido com diversas irregularidades. Segundo o juiz, a liberação foi feita de forma ilegal. Em 2003, o Ministério Público entrou com a ação contra o comandante. Na época ele era major e subcomandante do 14º Batalhão de Foz. A assessoria de imprensa da Polícia Militar informou hoje à tarde que Scheremta não está no quartel da PM e que vai comentar sobre o assunto por enquanto. Depois do Carnaval o advogado dele deve falar sobre a sentença.

Deputados estaduais reclamam da falta de estrutura dos gabinetes na ALEP

Eles alegam que as paredes estão com infiltrações e que nos dias de chuvas fortes formam-se verdadeiras lagoas dentro das salas. O deputado Roberto Aciolli, do PV, diz que toda vez que chove os assessores tem que colocar papel na janela para evitar que a água entre na sala.
O gabinete dele fica no sétimo andar. A deputada Luciana Rafagnin (PT) reclama do mesmo problema.
Os deputados que estão insatisfeitos com os gabinetes já passaram as reclamações para a Mesa Executiva. A administração começou a fazer um levantamento das condições dos telhados dos três prédios do legislativo. Os técnicos encontraram condições precárias das coberturas da Administração, do Plenário e do Edifício Tancredo Neves, onde estão os gabinetes parlamentares. Assim que o levantamento estiver pronto, reparos devem ser feitos em todos os edifícios.

Mulheres poderão tirar CPF de graça entre 4ª e 6ª feira

A Caixa Econômica Federal vai oferecer às mulheres, entre quarta e sexta-feira, serviço de inscrição gratuita no Cadastro de Pessoa Física (CPF), em todas as agências do banco. A iniciativa faz parte de comemoração ao Dia Internacional da Mulher, festejado amanhã.
Segundo a Caixa, o objetivo é possibilitar a inclusão das mulheres às políticas públicas do governo federal: Programa Fome Zero, Bolsa Família e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), além de facilitar o acesso à inclusão bancária e ao microcrédito. As informações são da Agência Brasil.

Site da Junta Comercial deve permitir consulta sobre perda de documentos

A Junta Comercial do Paraná, onde são registradas as empresas do Estado, promete aperfeiçoar os sistemas de registro e consulta de informações à população. A direção do órgão negocia com a Polícia Civil uma forma de permitir o acesso, pelo site da Junta, de informações sobre perdas, extravios e furtos de documentos, como carteira de identidade e CPF, contribuindo para evitar o uso fraudulento por estelionatários, para a abertura de empresas irregulares.
O órgão já permite a consulta online de dados dos cadastrados para órgãos da administração pública e do Judiciário. Agora, a Junta busca parcerias para dar maior agilidade e qualidade aos serviços. A direção da Junta Comercial negocia ainda um intercâmbio de informações com os estados de Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina, onde o trabalho está bem mais adiantado do que no Paraná.

Assalto em Cornélio Procópio

Do AnuniFácil
 
Ontem (6) por volta das 23h20m na Praça botafogo em frente a Igreja Metodista em Cornélio Procópio o Sr Luiz Calos 46 anos foi esfaqueado na região occipital da cabeça (parte posterior e parte da base do crânio).
A equipe do Corpo de Bombeiros prestou atendimento a vítima que sangrava muito na região occipital, dificultando a localização real do FCC- Ferimento Corte Contuso que era muito profundo, sendo encaminhado rapidamente até a Santa Casa local para maiores cuidados médicos.
Segundo relato do SD Borba do Corpo de Bombeiros a vítima estava em visível estado de embriaguez, e já no interior da ambulância o mesmo firmou que a agressão ocorreu quando foi assaltado por uma pessoa que desferiu um golpe de um objeto cortante (faca, canivete, etc) contra sua pessoa.
A Policia Militar também esteve no local para o registro da ocorrência e segue em diligências para localizar o autor deste delito.
 

Moto furtada em Nova Santa Bárbara

O jovem Anderson Venâncio da Silva, 26, acabou perdendo sua motocicleta durante o Carnaval de Rua de Nova Santa Bárbara – uma CG Titan 150, de cor preta, placa AQW 0743, de Ibiporã/PR.
Por volta de 22 horas deste domingo, 6, ele havia deixado sua moto estacionada na avenida Walter Guimarães da Costa, naquela localidade para ir ao baile de Carnaval.
Ao retornar, cerca de três horas depois, Anderson notou que a moto havia sido furtada.

Suplência de senador deve mobilizar primeiro debate

A Comissão de Reforma Política no Senado abre a fase de debates analisando um problema espinhoso para a representação parlamentar: a suplência de senador. O assunto será discutido no dia 15 de abril, conforme cronograma aprovado pelos senadores.
O modelo atualmente em vigor tem recebido críticas dos próprios senadores. Essas críticas se devem ao fato de o eleitor votar no candidato a senador e depois ver um suplente, quase sempre desconhecido, assumir o lugar daquele que recebeu os votos. O número de suplentes na legislatura passada, que chegou a representar 20% das cadeiras no Senado, mostrou ser essa uma situação muito presente. Atualmente são dez os suplentes que exercem mandato na Casa.

Assembleia pagou 8 vezes mais por bloqueador de celular

O equipamento para bloqueio de sinal de telefones celulares comprado pela Assembleia Legislativa do Paraná por R$ 24,3 mil, no ano passado, foi adquirido por um valor oito vezes maior do que o oferecido no mercado. De acordo com uma consulta feita pela Gazeta do Povo a empresas que vendem e instalam o mesmo produto com autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), um aparelho equivalente ao licitado pela Assembleia – com as mesmas características e mesma tecnologia – pode ser comprado por R$ 2,6 mil.
Além de pagar pelo equipamento um valor acima do mercado, os deputados podem ter cometido outra irregularidade. A compra de bloqueadores de celular não é proibida. Mas, de acordo com regulamentação da Anatel, esse tipo de aparelho pode ser usado apenas em presídios, com autorização do Ministério da Justiça. Até agora, porém, a Assembleia não informou oficialmente se o bloqueador foi instalado e nem o motivo da aquisição.

Final de semana violento nas estradas

O fim de semana foi violento nas estradas que cortam as regiões Norte e Norte Pioneiro do Paraná. Até a tarde deste domingo (6), sete pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito nas rodovias estaduais. A ocorrência mais grave foi registrada nesta madrugada, na PR-272, no trecho em direção a Tomazina, no Norte Pioneiro, que matou três jovens e deixou uma adolescente gravemente ferida.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária de Ibaiti, Claiton Fernando Marinho, de 23 anos, que dirigia um Gol, com placas de Ibaiti, passou reto em uma curva fechada e, em seguida, o carro capotou várias vezes. Além de Marinho, também estavam no veículo Adriano Junior da Cruz, de 23 anos, e Thalita Cristina Ribeiro, de 20. Os três morreram na hora.
Apenas a passageira Fernanda de Jesus Rocha, de 14 anos, sobreviveu ao acidente e foi encaminhada com ferimentos graves à Santa Casa de Jacarezinho.
Ainda no Norte Pioneiro, Everton Tiago Pereira, de 21 anos, morreu atropelado na PR-436, próximo a Ribeirão do Pinhal, após ter sido atingido por um veículo. O motorista não parou para prestar socorro e fugiu do local. O acidente aconteceu na madrugada de sábado (5).
Norte do Paraná - Duas pessoas morreram e outras cinco ficaram feridas em um acidente na PR-539, no trecho entre os municípios de Marilândia do Sul e Rio Bom, Norte do Paraná. Uma camioneta Saveiro e um Fiat Uno se chocaram lateralmente na pista por volta das 23h do sábado (5).
Dois passageiros do Fiat Uno, Eulinto Batista Nunes, de 56 anos, e Maria de Lourdes Nunes, de 53, morreram no local do acidente. O condutor do carro, Renato Batista Nunes, de 27 anos, teve ferimentos graves e as duas passageiras Rosilene de Souza Loreta, 33, e Ana Lívia Loreta Nunes, 3, se feriram levemente.
O motorista da Saveiro, Luiz Henrique Bento Nunes, de 18 anos, e o passageiro César Bento de Oliveira, de 23 anos, tiveram apenas ferimentos leves. Todos os feridos foram encaminhados ao Hospital da Providência de Apucarana.
Na madrugada deste domingo (6), um motociclista morreu após se envolver em um acidente com outros dois veículos naPR-218, no trecho de Arapongas à Astorga, Norte do estado. Diógenes Felix Macur, de 31 anos, dirigia uma Honda XR 250, com placas de Arapongas.
Os quatro ocupantes dos outros veículos, um Gol e um Ibiza Seat, tiveram apenas ferimentos leves e foram encaminhados ao Hospital João de Freitas de Arapongas.

Moradores querem a instalação Academias da Terceira Idade em Assaí

A instalação de mais Academia da Terceira Idade (ATI) em Assaí seria importante para atividades físicas de várias pessoas. Moradores da cidade têm solicitado a inclusão de academias em alguns pontos da cidade, como por exemplo, no canteiro entre a Avenida Paul Harris e a Rua Azaléia e também no Parque Ikeda. 
Em conversa com o prefeito de Assaí, Tuti Bomtempo, nossa reportagem questionou sobre o porquê a cidade ainda não instalou as academias. Segundo Bomtempo “o dinheiro viria de uma emenda do deputado Ricardo Barros, mas que em contato com ele, a resposta foi de que o recurso não seria liberado”. 
Barros deixou a Câmara dos Deputados em fevereiro deste ano. Nas eleições do ano passado, ele concorreu ao cargo de Senador, mas perdeu a disputa. 
Ele perdeu as eleições e Assaí perdeu as academias. 


A idéia da criação dos aparelhos foi inspirada em ações promovidas por Pequim, na China, em dar condições para que os idosos façam exercícios físicos em espaços públicos. Os 10 aparelhos que compõem a ATI ajudam a fortalecer, relaxar, alongar, dar agilidade e flexibilidade aos músculos. 
O pioneiro da idéia no Paraná foi à cidade de Maringá, em abril de 2007, quando instalou a primeira academia. É constatado a diminuição de 27% de consultas e solicitações de anti-inflamatórios em municípios que possuem projetos como esta academia. 
Algumas cidades da região já contam com o projeto, como é o caso de São Sebastião da Amoreira e Santa Cecília do Pavão, alem de Londrina, que conta com várias instaladas pela cidade.