terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Bíblia com 1500 anos é descoberta na Turquia e Vaticano demonstra preocupação com conteúdo do livro

Uma bíblia de 1500 anos foi descoberta na Turquia, após a prisão de uma quadrilha que comercializava antiguidades de forma ilegal. O livro, feito em couro tratado e escrito em um dialeto do aramaico, língua falada por Jesus, tem as páginas negras, por causa da ação do tempo.
Segundo informações do site Notícias Cristãs, peritos avaliaram o livro e garantiram que o artefato é original. A descoberta do livro se deu em 2000, e desde então, vinha sendo mantido em segredo, guardado em um cofre-forte na cidade de Ancara.
Estima-se que o valor do livro chegue a 20 milhões de euros, dada sua importância histórica. Após a divulgação da descoberta, o livro foi considerado patrimônio cultural e após a restauração que será feita, o livro será exposto no Museu Etnográfico de Ancara.
Há informações de que o Vaticano demonstrou preocupação com a descoberta do livro, e pediu às autoridades turcas que permitissem que especialistas da Igreja Católica pudessem avaliar o livro e seu conteúdo, que se suspeita, contenha o “Evangelho de Barnabé”, escrito no século XIV e considerado controverso, por descrever Jesus de maneira semelhante à pregada pela religião islâmica.
Assista abaixo à reportagem sobre a descoberta da Bíblia de 1500 anos:

Wagner Carvalho é homenageado como Policial do Mês

do Revelia

O 3° sargento Wagner José de Carvalho foi homenageado como “Policial do Mês” durante concorrida solenidade realizada na manhã desta terça-feira, 28, em evento na rua de sua residência no alto da Copasa, em Assaí.
A honraria partiu de iniciativa do 18º Batalhão de Polícia Militar de Cornélio Procópio, comandada pelo tenente-coronel Fábio Luiz Rincoski.
Segundo o comandante Rincoski, a homenagem é voltada “àqueles que se destacaram por feitos julgados relevantes em atividades operacionais, de instrução ou administrativas, levando em consideração, o respeito aos direitos humanos o espírito de corpo o profissionalismo, a honestidade, o patriotismo, a constância, a disciplina a dignidade, a lealdade a coragem o civismo, a justiça e a honra”.
Atualmente o policial Wagner Carvalho responde pelo Destacamento da PM em São Jerônimo da Serra, razão pela qual lideranças políticas e policiais daquela localidade estiveram em Assaí para participar da cerimônia. Entre eles estavam o prefeito Carlos Sutil, o Carmo, o delegado de Polícia Civil, Flávio Augusto Junqueira, e o juiz Osvaldo Taques.
O prefeito Edimar Santos, de Santa Cecília do Pavão, que faz parte da Comarca de São Jerônimo da Serra, também compareceu ao evento.
De Assai, também os vereadores Darlan Araújo, Chico Soares e Flávio José de Amorim, além do pastor da Igreja Presbiteriana, Radime de Lima, apareceram para parabenizar o policial Wagner de Carvalho pela honraria recebida.
Os convidados foram recepcionados pelo comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar de Assaí, capitão Edivaldo Izidoro Vieira.
Banda formada por alunos da Apae e do projeto AABB Comunidade também fizeram sua homenagem ao “Policial do Mês” da área de abrangência do 18º BPM.

Jovem é apreendido após assaltar funcionário de lotérica

Fonte: Agência Tudo Ibiporã

Na tarde da última segunda-feira (27), a Polícia Militar de Ibiporã apreendeu um adolescente de 15 anos acusado de assaltar o funcionário de uma casa lotérica, quando este entrava na agência da Caixa Econômica da cidade com um malote do banco. O jovem foi detido na Vila Rosana com o malote roubado, uma bolsa da vítima, um revólver calibre 32 com três munições e com uma touca ninja.
Informações extra-oficiais dão conta de que a pessoa assaltada seria o proprietário da casa lotérica, onde um segurança foi morto no dia 14 de dezembro, após reagir a um assalto. Nesta recente ocasião, o jovem não contava que o malote roubado por ele estava vazio. Os policiais não souberam dizer se o garoto contou com a ajuda de outra pessoa para cometer o crime.
Em entrevista, o policial militar, soldado Kleber, contou como se deu a apreensão do acusado. “Estávamos em uma das extremidades da cidade onde a central COPON passou as informações de que um assalto havia sido realizado próximo à Caixa Econômica. Uma pessoa avistou o que estava acontecendo e foi passando as informações via telefone. Conseguimos fazer um cerco e já na Vila Rosana apreendemos esse menor”, contou.
Aos policiais, o adolescente disse que tinha informações sobre o horário em que o malote chegaria ao banco. “Ele falou que tinha informações de que uma importância seria transportada nesta data e neste horário, e ele ficou naquelas imediações observando a movimentação, viu o funcionário sair e conseguiu fazer o assalto”, informou Kleber.
A Polícia não tem certeza se uma outra pessoa teve participação na ação e se, consequentemente, alguma quantia em dinheiro foi entregue ao outro assaltante. “Nós ainda não temos a certeza se ele estava sozinho ou na companhia de outro e até acreditamos que o dinheiro poderia estar na mão desse outro elemento, mas foi surpresa para nós e muito mais para ele que o malote estava vazio”, destacou o policial.
O adolescente já conta com diversas passagens pela Delegacia. Ele é um dos que assaltaram um empresário, no dia 03 de junho, de 2011. Na ocasião eles mantiveram a vítima e alguns funcionários reféns. Na fuga, ao se depararem com a Polícia, eles trocaram tiros e colidiram a camionete roubada contra uma árvore. Esse menor foi internado em estado grave em um hospital de Londrina.

Cheida representará o Paraná na Rio+20

O deputado estadual Luiz Eduardo Cheida (PMDB) será o representante da Assembleia Legislativa do Paraná na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que acontece em junho, no Rio de Janeiro. A indicação foi do presidente da Casa, deputado Valdir Rossoni (PSDB).
A Rio+20 será realizada 20 anos depois da Eco92, que rendeu a criação de documentos importantes como a Agenda 21, a Carta da Terra e as Convenções do Clima e da Diversidade Biológica. Em 1992, Cheida também estava lá. Na época ele era vereador de Londrina e integrou o Fórum de Entidades Ambientalistas como presidente da Associação Paranaense de Proteção e Melhoria ao Meio Ambiente (APPEMMA). Agora, como deputado estadual e presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente, vai compor o Comitê Paranaense Rio+20, delegação oficial do estado.
Cheida diz que quer ser um porta-voz dos paranaenses. Por isso, convoca todos a colaborarem com sugestões. “Queremos construir nossas propostas de forma conjunta. A ideia é estimular a participação do maior número de pessoas possível. É uma oportunidade única, pois estamos à frente de uma discussão histórica para o planeta”. 
Comitê - O Comitê Paranaense Rio+20 será responsável por promover o diálogo entre órgãos federais, estaduais, municipais e da sociedade civil para articular a participação do Paraná na conferência. O grupo terá a missão de organizar, mobilizar e qualificar o estado em torno dos principais temas do evento. Além de pessoas da iniciativa pública, compõem o comitê representantes da comunidade acadêmica, do setor empresarial, povos indígenas, trabalhadores, organizações não-governamentais e movimentos sociais. A primeira reunião do grupo deve ser agendada para o mês de março.
O que é a Rio+20? - A Rio+20 reunirá líderes de todo o mundo para fazer um balanço do que foi feito nas últimas duas décadas e discutir novas ideias para um desenvolvimento sustentável. O objetivo é que todos os setores da sociedade discutam, ao mesmo tempo, maneiras de transformar o planeta em um lugar melhor para vivermos, com ênfase na economia verde. “A criação dos chamados empregos verdes, que são postos de trabalho que ajudam a proteger e restaurar ecossistemas e a biodiversidade, será o principal foco do encontro”, explica Cheida.

Com informações de Diego Viana e Assessoria

Datena se irrita e abandona programa ao vivo na rádio Band

A terça-feira começou tensa na rede Bandeirantes de Rádio. O polêmico apresentador e jornalista José Luiz Datena se irritou com a produção do seu "Manhã Bandeirantes", atração diária que apresenta na AM 840 e FM 90,9. Ele pediu desculpas aos ouvintes e abandonou o programa.
"Estou chateado com algumas coisas internas (...) Gosto de trabalhar com alegria e hoje eu não estou alegre", afirmou o apresentador.
Datena não chegou a explicar o motivo da ira, mas disse que não se entendia com a produção do programa, e que não concordava com algo que estava ocorrendo.
O jornalista Agostinho Teixeira assumiu como âncora imediatamente após Datena sair do ar e se desculpou com os ouvintes também. "Espero que todos se entendam", disse, na expectativa que Datena volte ao programa amanhã.
Até o momento, a Band não divulgou nenhum comunicado a respeito do ocorrido.
Datena assumiu definitivamente o "Manhã Bandeirantes" em agosto do ano passado, depois de uma passagem-relâmpago pela Record, de onde saiu brigado.