segunda-feira, 30 de maio de 2011

Policiais civis são afastados do cargo por envolvimento com jogo do bicho

O juiz João Gustavo Rodrigues Stolsis, de Jandaia do Sul, determinou liminarmente o afastamento dos policiais civis Gustavo Nucci Nogueira e Pedro Leite, ex-delegado e ex-investigador de polícia da delegacia da cidade, por suposto favorecimento de quadrilhas de jogo do bicho que agiam na região.
A decisão atende ação civil pública por ato de improbidade administrativa proposta em conjunto pelas Promotorias de Justiça de Proteção do Patrimônio Público de Londrina e de Jandaia do Sul e foi proferida hoje, 30 de maio. Foi requerido que se comunique de imediato a Secretaria de Estado da Segurança Pública, para o cumprimento da liminar.
O envolvimento dos policiais civis com os bicheiros Mario Saddi Junior e André Luiz Saddi Pires veio à tona no final do ano passado, durante uma operação do Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado – GAECO, do MP-PR. Na ocasião, foi constatado que o então delegado e o investigador recebiam dinheiro para permitir a ação dos criminosos – “contribuições” mensais na ordem de R$ 3 mil. Em dezembro do ano passado foi proposta ação penal para responsabilizar criminalmente os envolvidos no caso.

Assaí volta pra casa com três derrotas em torneio em Foz e agora foca na disputa do Paranaense

Foram três derrotas em três jogos, mas a participação no Torneio RPC TV de Futebol Feminino em Foz do Iguaçu serviu para que as meninas de Assaí sentissem como será a disputa do Campeonato Paranaense da categoria a partir de junho.
O time comandado por Renata Costa (que atuou para ganhar ritmo de jogo), estreou contra o time da casa, que tem duas jogadoras na Seleção Brasileira. “O resultado foi 9 a 0 e mostrou a superioridade da equipe da fronteira, mas também que a equipe de Assaí está no caminho certo”, declarou a imprensa local.
No segundo dia de jogos, o time assaiense perdeu para o UAA (Universidad Autonoma Assuncion) do Paraguai. O time vice-campeão da Copa Libertadores da América venceu o jovem time de Assaí por 6x2.
Fechando a participação na competição, as meninas de Assaí perderam para Londrina por 4 a 2. O time da casa, o Foz Cataratas venceu o UAA do Paraguai por 4 a 1 e ficou com o titulo da competição.

Audiência Pública debaterá Teste do Pezinho

No Dia Nacional do Teste do Pezinho, celebrado em 6 de junho, o Senado Federal promoverá uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos. Especialistas e representantes do Ministério da Saúde vão debater sobre o exame e propor um aprimoramento no Programa Nacional de Triagem Neonatal para que a Rede Pública passe a oferecer o diagnóstico de doenças que hoje só são feitos na rede particular.
Para a senadora Gleisi Hoffmann (PT), é fundamental ampliar o teste neonatal custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Recentemente, inclusive, acompanhamos uma reunião com o secretário nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, para discutir a necessidade de avanços no Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN). Um dos focos principais da conversa foi cobrar do Ministério da Saúde um aprimoramento no teste do pezinho, permitindo que a Rede Pública de Saúde ofereça o diagnóstico de doenças como a Hiperplasia Adrenal Congênita e a Deficiência de Biotinidase, que hoje só são feitos na rede particular”, explica Gleisi.
O grupo também cobrou a necessidade de o governo arcar com os custos de procedimentos como o Teste do Suor – exame recomendado para o diagnóstico de Fibrose Cística, doença genética, sistêmica, que se for diagnosticada cedo e tratada adequadamente, pode melhorar muito a qualidade de vida e a sobrevida dos portadores.
Participarão da audiência pública a médica Paula Regla Vargas, presidente da Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal (SBTN); José Nélio Januário, coordenador do Núcleo de Ações e Pesquisas de Apoio Diagnóstico (Nupad) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR); José Alcides Marton da Silva, presidente da Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional - Serviço de Referência em Triagem Neonatal do Paraná, além do secretário nacional de Atenção à Saúde.

Moradores do Muriaé pedem recolhimento de galhos deixados pela Copel

Moradores do Jardim Muriaé estão cobrando da prefeitura, que recolha os galhos de árvores que estão sendo cortadas pela Copel.
As árvores estão recebendo podas, devido a proximidade da rede elétrica.
O secretário de obras de Assaí, Arcelino Paulo da Silva, disse agora a pouco que os galhos serão recolhidos a partir da tarde desta segunda-feira. Os trabalhos prosseguem na manhã da terça-fiera, 31.

Ouvinte reclama de prova de concurso público

Pessoas tem ligado para a rádio Stúdio FM questionando as provas do concurso público da prefeitura de Assaí, ontem.
Segundo algunas ouvintes, nas provas algumas questão estavam em desacordo com o que previa o edital publicado anteriormente.
Cabe as pessoas que se sentirem lesadas recorrerem. Para isso existe prazo legal, também disposto em edital.