terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Pagamento do IPVA começa amanhã

O recolhimento do IPVA começa nesta quarta-feira. Para quem deseja fazer o pagamento à vista com desconto de 5% é importante ficar atento: As datas para o recolhimento iniciam nesta quarta e são estabelecidos conforme o final da placa do veículo. 
A partir de março, começam os pagamentos para quem optar pelo parcelamento do imposto. Quem não recebeu em casa a guia para recolhimento pode consultar e pagar o IPVA através dos bancos conveniados. Para isto, basta apresentar no caixa o número do RENAVAM.

Comunidade pode doar revistas para projeto Senbazuru

O Centro de Múltiplo Uso da Memória estará recebendo doação de revistas até sexta-feira,10, para confecção de 8 mil Tsurus, que consiste na reprodução de figuras através de dobraduras em papel.
Os 8 mil Tsurus se referem à comemoração de aniversário de 80 anos de Assaí, sendo mil para cada década de história do município. A confecção deve acontecer entre fevereiro e abril de 2012.
A lenda do tsuru (a ave que simboliza saúde, fortuna, boa sorte e felicidade) diz que quem fizer mil dobraduras desse pássaro, com o pensamento voltado para aquilo que deseja alcançar, terá bons resultados. Costuma-se dizer que esta ave é o símbolo da longevidade. 
Para os assaienses que desejam confeccionar uma dobradura e fazer um pedido, em breve serão divulgados locais das oficinas voltadas à confecção dos origamis (do japonês, ORU = dobrar, KAMI = papel).
A confecção dos 8 mil Tsurus integra o projeto Senbazuru, que faz um resgate histórico e propõe, através do origami, uma oportunidade de comemorar os 80 anos do município, desenvolvendo uma integração cultural e homenageando os pioneiros que desbravaram estas terras e as tomaram o lar de tantas pessoas.
A proposta visa divulgar a lenda dos Senbazuru, a história da menina Sadako Sasaki:
A História de Sadako - Conta a história que Sadako Sasaki tinha quase dois anos quando a bomba atômica explodiu há cerca de uma milha de sua casa em Hiroshima. Aparentemente ilesa, ela escapou com a mãe e o irmão mais velho em direção ao Rio Oto, na fuga foram encharcados pela chuva preta radioativa que caiu ao longo do dia. 
Até a idade de doze anos, Sadako aparentava estar normal, uma menina saudável, 
quando desenvolveu leucemia, decorrente da radiação recebida pela descarga da bomba.
Em 3 de agosto de 1955, Chizuko Hamamoto sua melhor amiga, em uma visita ao hospital, contou-lhe da lenda do tsuru, propondo que dobrasse os mil tsurus, na intenção de obter a cura. E a menina começou então a dobrar Tsurus, porém sua enfermidade se agravava a cada dia. Sadako disse aos tsurus: "Eu escreverei paz em suas asas e você voará o mundo inteiro."
Mas Sadako não teve força para dobrar os mil pássaros... Segundo o livro “ Sadako e os mil guindastes de papel” escrito em 1977 pelo escritor canadense Eleanor Coerr a menina que na época estava com 12 anos, dobrou 644 tsurus até 6 de agosto quando veio a falecer. 
Seus amigos de classe completaram os tsurus de papel que faltavam a tempo para seu enterro, iniciando uma campanha nacional para construir um monumento em sua memória, e de todas as crianças feridas ou mortas pelo efeito da bomba.
Estudantes de mais de 3.000 escolas no Japão e de 9 outros países contribuíram, e em 5 de maio de 1958, o Monumento da Paz das Crianças foi inaugurado no parque da Paz de Hiroshima. Todos os anos no Dia da Paz (06/08) pessoas do mundo inteiro enviam tsurus de papel para o Parque. Desde então o tsuru de papel tornou-se um símbolo internacional do movimento para desarmamento nuclear.
A corajosa luta de Sadako para ter o seu desejo concedido, terminou antes que ela dobrasse os mil pássaros, mas ilustra paciência, coragem, esperança e ativismo criativo em face a dor e a morte. É uma história do poder de crianças, que trabalhando juntas por uma causa comum, abriram um canal criativo para a expressão pacífica do medo sobre a guerra e sobre a esperança por um mundo melhor. 

Com informações de Benedita de Oliveira e Cleder Tavares