segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Prefeito de Jataizinho pede melhorias na segurança pública da cidade

Do Tudo Ibiporã

Na manhã da ultima sexta-feira (05), o prefeito de Jataizinho, Wilson Fernandes (PDT), convocou uma coletiva de imprensa, onde o assunto foi a prestação de contas em relação à segurança pública do município, que se encontra em situação de calamidade, já que a falta de policiamento faz com que a criminalidade aumente. O prefeito, já fez vários apelos junto ao governo estadual, para que seja reforçada a segurança na cidade.
Segundo ele o motivo da coletiva foi para explicar aos moradores o que está acontecendo na cidade. “O motivo da reunião é para deixar bem claro à população que estou fazendo o papel de prefeito. Os vereadores também estão e juntos comigo estão pedindo, porque do jeito que está não dá não”, explicou Wilson.
O prefeito destacou que vem pedindo melhoras junto ao governo do estado. “O pessoal sempre cobra o prefeito. Está certo tem que cobrar mesmo, mas eu estou aqui mostrando para vocês, com documento, que o meu trabalho como administrador eu venho fazendo com as minhas idas a Curitiba. Infelizmente é o governo do estado que não está nos atendendo. Nós sabemos e temos que entender que o novo governador está apenas há seis meses no cargo”, destacou.
Wilson falou que dois pedidos foram encaminhados e que um terceiro foi na quinta-feira para a capital. “Na data de hoje eu fiz um pedido. Foi encaminhado um no dia 18 de janeiro, outro no mês de maio e agora nós estamos fazendo o terceiro nesse dia 05 de agosto”, falou.
Ele comentou que, desde que assumiu a Prefeitura de Jataizinho vem cobrando melhorias. “Não só nesse governo estadual que se iniciou no dia 05 de janeiro, mas no governo anterior. A resposta é sempre a mesma, que estão em formação novos policiais nas escolas e, assim que formados serão repassados aos municípios, ou seja, só emrrolação”, comentou o prefeito.
Também foram expostos quais são os pedidos em relação à Polícia Civil. “Estamos pedindo um delegado. Se eu não me engano tem uma policial civil, mas a gente vê que a Delegacia está fechada e assim não tem como tornar público o trabalho realizado, eu pelo menos não vejo. Um delegado coloca muito respeito em uma cidade pequena como Jataizinho. Pedimos um escrivão e que seja reativada a Delegacia, que até hoje eu não consigo entender porque a Polícia Militar saiu dali”, expôs Wilson.
O problema é que sem a Delegacia, os policiais têm que se deslocar com os presos para a cidade de Uraí. “Quando era preso alguém em flagrante, segurava ali e no outro dia levava para Uraí. Hoje se prender, por exemplo, algum traficante, ou quem praticou algum homicídio, tem que levar essa pessoa para a cidade vizinha. Aí vão os dois policiais, nós ficamos sem uma viatura e sem nenhum policial para fazer o atendimento às ocorrências de rua”, contou o administrador.
Wilson enfatizou o absurdo que é deixar uma cidade sem nenhum policiamento. “Eles ficam lá em Uraí por cerca de uma, duas horas até fazer todo aquele tramite que é o boletim de ocorrência, onde tem que ouvir lá, para depois a pessoa ser presa e voltar para Jataizinho. Olha o absurdo que acontece. A cidade fica descoberta, sem nenhum policial durante o tempo que acontece tudo isso“, enfatizou.
Em breve serão instaladas algumas câmeras de segurança que ajudarão no combate à criminalidade. “Nós participamos do consorcio da CISMEL (Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania) e estamos para instalar 10 câmeras em locais estratégicos definidos em conjunto com o presidente do Conselho de Segurança, com o Conselho Tutelar e representantes da Associação Comercial”, declarou o prefeito.
As câmeras serão adquiridas após o processo de licitação, que é realizado pelo prefeito de Rolândia, que preside a CISMEL. Apesar do número reduzido, os policiais de Jataizinho trabalham acima do esperado, segundo o prefeito. “Quero deixar bem claro, não tenho nada contra os policiais, pelo contrário, pelo número de trabalhadores eles fazem o trabalho acima das expectativas”, esclareceu Wilson.

Nenhum comentário: