segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Assaí realiza segunda etapa da Campanha contra a Paralisia Infantil

Os pais já podem agendar um importante compromisso para o próximo sábado (13). Neste dia a Secretaria de Saúde estará realizando a segunda etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite, conhecida popularmente como paralisia infantil, e concomitantemente a vacinação contra o Sarampo.
“Hoje as doenças estão praticamente eliminadas, devido às grandes campanhas de vacinação que ocorrem anualmente. Para que continue assim precisamos contar com a adesão dos pais a esta campanha, que é imprescindível para a saúde pública”, comenta o Secretário Jorge Torquato Júnior.
“As crianças menores de cinco anos vacinadas na primeira etapa contra a Poliomielite, devem ser levadas novamente aos postos, pelos pais ou responsáveis, para receberem a segunda dose” frisou o secretário de saúde, destacando que a prevenção é fundamental para a boa saúde das crianças.
A vacinação contra o sarampo é chamada de “campanha de seguimento”, disponibilizada à crianças menores de 07 anos e costuma ocorrer em intervalos de três a cinco anos com o objetivo de reforçar a proteção das crianças e manter o Brasil sem transmissão disseminada do vírus
Os pais não devem esquecer a carteirinha de vacinação, já que este é o instrumento de controle para doses de outras vacinas que possam estar em atraso.
A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença infecciosa e altamente contagiosa, a maioria dos casos ocorre em crianças menores de cinco anos, por isso a importância dos pais levarem seus filhos aos postos de vacinação.
O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. 
A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento das machas até quatro dias após o surgimento das mesmas.
As vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde da cidade, até o dia 16 de setembro.

Nenhum comentário: