segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Inscrições para o vestibular da UEL começam no dia 15

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) abre no dia 15 de agosto as inscrições para o Vestibular 2012, que será realizado nos meses de outubro e novembro deste ano. Pela primeira vez, o concurso obedecerá ao novo modelo, que pretende adequar a seleção de candidatos às Orientações Curriculares do Ministério da Educação e às Diretrizes da Educação Básica do Paraná. 
As inscrições vão até 15 de setembro e podem ser feitas pelo site www.cops.uel.br. O candidato deverá gerar o boleto bancário e pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 100 até o primeiro dia útil após o prazo final para inscrição. 
As provas da primeira fase serão no dia 30 de outubro. O resultado da primeira fase e os convocados para a segunda fase serão conhecidos no dia 7 de novembro. A segunda fase será realizada nos dias 20, 21 e 22 de novembro. A lista de aprovados será divulgada no dia 17 de janeiro de 2012. 
MUDANÇAS – O novo formato traz mudanças na redação e na prova de conhecimentos específicos, ambas na segunda fase. Na redação, o candidato terá que demonstrar suas capacidades em no mínimo dois e no máximo quatro propostas de textos. Já a prova de conhecimentos especificos será composta de 12 questões discursivas, divididas em três disciplinas, definidas pelos colegiados dos cursos. 
Segundo a Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS), os candidatos ao curso de Medicina, por exemplo, terão, no segundo dia da segunda fase, questões de Biologia (peso 2), Química (peso 2) e Inglês (peso 1). Um curso de Exatas, como Engenharia Civil, exigirá conhecimentos específicos de Física (peso 2), Matemática (peso 2) e Sociologia (peso 1). Todas as disciplinas fazem parte da grade do Ensino Médio, de acordo com as Diretrizes Curriculares da Educação. 
Para a coordenadora da Cops, professora Elaine Mateus, as disciplinas específicas demonstram a expectativa dos cursos quanto ao perfil desejado dos alunos. Isso não significa que os candidatos devam afunilar os estudos somente nessas disciplinas. “O estudante será cobrado pelo seu conhecimento global, sua formação holística”, explica. 

Nenhum comentário: