quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Presa quadrilha que fraudava licitações

AEN/Paraná

Uma quadrilha suspeita por diversas fraudes em licitações na Prefeitura de Paranaguá foi presa nesta terça-feira (14/02) pelo Núcleo de Repressão a Crimes Econômicos (Nurce), da Polícia Civil. Numa operação que envolveu 26 policiais e 10 viaturas, foram cumpridos dez mandados de prisão temporária e nove de busca e apreensão.
Oito pessoas foram detidas e estão recolhidas na sede no Nurce, em Curitiba. Eles devem responder pelos crimes de Fraude a Licitação, Falsidade Ideológica e Formação de Quadrilha. Entre os suspeitos está o ex-deputado estadual Waldir Turchetti da Costa Leite e a ex-presidente da Comissão de Licitações da Prefeitura de Paranaguá, Franciane Azevedo Ribeiro. Franciane não é mais funcionária municipal de Paranaguá há cerca de um ano, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura.
FRAUDE – Os indícios analisados pelo Nurce apontam que vários processos de licitação, que deveriam ter sido realizados através da modalidade de Pregão Presencial, foram feitos por Carta Convite, no qual a prefeitura escolhe no mínimo três empresas para participar da disputa.
De acordo com a polícia, havia um acordo entre empresas pertencentes a um mesmo grupo de pessoas que se beneficiavam do esquema. A delegacia investiga ainda a participação de outras pessoas nas fraudes. As investigações revelaram que foram fraudados aproximadamente R$ 500 mil em sete licitações realizadas no ano de 2006.

Nenhum comentário: