quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Pesquisas podem dar rumo ao processo eleitoral em Assaí

O calendário eleitoral para 2012 já está vigorando. Desde o dia 1º, os institutos de pesquisa de opinião estão obrigados a registrar seus levantamentos em cartório, caso queiram divulgá-los. E a administração pública está proibida de distribuir bens, valores ou benefícios gratuitamente. A não ser em situações excepcionais. 
Pesquisa de opinião, em ano eleitoral, ganha valor. É verdade que só na reta final da campanha — a chamada hora do “vamos ver” — é que elas (as pesquisas) contam, dimensionando melhor a realidade do pensamento e tendência do eleitor. Fora daí, vale mais como um instrumento para alavancar uma candidatura ou outra. 
Por falar em pesquisas, a oposição em Assaí já contratou um instituto de Londrina, a Alvorada Pesquisas, para medir o índice de aprovação do principal nome ao cargo de prefeito da cidade, o empresário e pré-candidato à, Juan da Veipa. 
Mas pesquisa, vale citar, só tem o seu resultado tornado público caso seja do interesse de quem a encomenda. Portanto, se a oposição não divulgar as pesquisas que fizer é porque os números não agradam ou o partido ainda acredita que é cedo para tal. 
De qualquer forma, é muito provável que tanto a oposição (leia-se PSC e partidos aliados), como o grupo capitaneado pelo prefeito (que ainda não anunciou oficialmente quem irá apoiar), devem encomendar novas pesquisas de intenção de votos após o Carnaval. É que, por ora, não há clima pró-eleição. 
Também é fato, que o prefeito Tuti Bomtempo já realizou algumas pesquisas de opinião. As pesquisas servem como avaliação de sua administração e ainda como um termômetro para o processo eleitoral de outubro. 
A propósito, no inicio da semana, em matéria do blog do Jornal Sol Nascente, do radialista Devonir Custódio, divulgou que o presidente do PMDB, Severino Felix, poderia ter preferência do PSDB como vice, em uma chapa encabeçada pelo presidente tucano, Luiz Alberto Vicente, o Mestiço. 
Em nota o presidente do PSDB negou a decisão e disse que só se definirá o nome do vice após as prévias de junho.


Nenhum comentário: