Aproveitando o período de compras de materiais escolares, o Procon de Londrina divulgou nesta quarta-feira (11), mais uma pesquisa de preço realizada em cinco grandes lojas do setor com os principais itens cobrados pelas escolas. E a lista de materiais escolares apresentou uma diferença significativa em relação aos preços dos produtos.
Na pesquisa realizada pelo órgão municipal, a variação no preço dos produtos foi de 7,41% a 1.300%. Segundo o Procon, dez estabelecimentos foram consultados nesta pesquisa, mas apenas cinco deles é que responderam aos questionamentos e apresentaram os preços dos produtos.
O coordenador do Procon Londrina, Carlos Neves Júnior, destacou esta pesquisa é importante, pois busca deixar o consumidor bem informado quanto aos valores de mercado.
"O período de janeiro, antes doinício das aulas, aponta um aumento significativo na procura e compra dos materiais. Se estamos em um momento típico deaquisição deste tipo de mercadoria, naturalmente, os estabelecimentos aproveitam para colocar os preços nas alturas", informou.
Os produtos que mais apresentaram diferença foram o estojo (890%), seguido da folha de papel almaço com pauta (788%) e a borracha (780%). Já aqueles que tiveram a menor diferença foram o novelo de lã (7,47%), o caderno de capa dura para recados (24%) e a pasta com grampo (26%).
Para Carlos Neves Júnior, pesquisar o preço dos materiais escolares é de extrema importância, pois ajuda na economia mensal. "É imprescindível para quem deseja economizar. Se houver uma maior atenção por parte do consumidor, verá efetivamente o resultado positivo e lucrativo no final do mês", afirmou.
"Uma dica é que as pessoas adquiram, primeiro, os itens que têm maior necessidade. Já os materiais que devem ser usados posteriormente podem ser comprados fora da época de grande procura. A tendência do mercado é que os preços diminuam", orientou.
A pesquisa pode ser consultada no site do Procon de Londrina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário