quinta-feira, 26 de maio de 2011

A Evangelização na era digital

A Igreja precisa ocupar os espaços da comunicação digital, com coerência e testemunho de vida. Os fiéis devem utilizar as ferramentas digitais para anunciar o Evangelho. E, além disso, sempre tomar cuidado para não substituírem as relações interpessoais pelas relações virtuais. É o que pede o papa Bento XVI na Mensagem do Papa Bento XVI para o 45º Dia Mundial das Comunicações, comemorado este ano em 5 de junho. O tema será discutido em coletiva de imprensa pelo arcebispo de Londrina, dom Orlando Brandes, nesta segunda-feira, dia 30 de maio, às 9 horas, no Centro de Pastoral Jesus Bom Pastor (rua Dom Bosco, 145).
Para Bento XVI, os cristãos devem estar presentes com criatividade e responsabilidade na internet, “não simplesmente para satisfazer o desejo de estar presente, mas porque esta rede tornou-se parte integrante da vida humana”. O papa incentiva a evangelização coerente com um testemunho de vida através da internet: “Comunicar o Evangelho através das novas mídias significa não só inserir conteúdos declaradamente religiosos nas plataformas dos diversos meios, mas também testemunhar com coerência, no próprio perfil digital e no modo de comunicar, escolhas, preferências, juízos que sejam profundamente coerentes com o Evangelho, mesmo quando não se fala explicitamente dele”
Também estará à disposição da imprensa o assessor da Pastoral da Comunicação, padre Paulo Rorato, que observa as transformações das relações interpessoais estabelecidas e provocadas pelas novas formas de comunicação, de modo especial, a internet. “É importante nunca esquecer que o contacto virtual não pode nem deve substituir o contacto humano direto com as pessoas, em todos os níveis da nossa vida”, comenta Bento XVI, na carta. Esses assuntos todos serão discutidos na coletiva.
 

Nenhum comentário: