terça-feira, 29 de março de 2011

Região quer criar polo para custureiras


Com grande números de costureiras, agregada ao bom desempenho na atração de novas indústrias tem contribuído para um resultado positivo nos municípios de Nova Santa Barbara, Santa Cecília do Pavão e São Sebastião da Amoreira. Pensando nisso, os Prefeitos Edimar Santos, Claudemir Valério, Michel Angelo Bomtempo e Luiz Fernandes buscam parcerias com empresários, órgãos do governo estadual e federal para implantação do Pólo Regional da Costura.
Comandado pelo Prefeito Edimar Santos de Santa Cecília do Pavão, importante reunião realizou-se nesta seguda-feira (28) na Rua João Negrão em Curitiba, sede do IFP -  Instituto Federal do Paraná. Contando com as presenças do Secretários José Manoel Ferreira Pereira de Nova Santa Barbara) e Orlando Menegazzo Filho (Russinho) de Assaí, Mauro Myiamoto, Vice-Prefeito de Santa Cec. do Pavão) Izabel Cristina de Souza, Dretora da Unipadrão, Gustavo Villani, Diretor do IFP de Jacarezinho, Juarez Marcio Machado , Diretor da Rede Petro, Gerson Sobeira, Assessor Proj. IFP e Evelise Dias Antunes, Coordenadora de Programas FIC do IFP)
Edimar Santos, sugeriu a criação de Consórcio Regiona da Costura, onde será possível gerenciamento estratégico centralizado das normas, metas, tranferência de recursos, cursos regionais de qualificação, marketing atrativo de nova empresas e valorização da profissão de costureira (o) a idéia será discutida pelos Prefeitos, Vereadores, Secretários e Empresários no próximo dia 15 de abril as 16h00 em Nova Santa Barbara.
 

O alargamento de horizontes para o desenvolvimento regional tem como premissas a dotação de infra-estrutura e políticas de fomento. Todavia o desenvolvimento regional efetivo, seu conteúdo, sua forma, seu ritmo e sua capacidade de auto-sustentação no longo prazo resultam da capacidade local de empreender permanentemente a partir de novas combinações de fatores. "Para tanto os gestores devem se valer constantemente da identificação de novas oportunidades de investimento que gerem postos de trabalho, divisas, impostos e conseqüentemente fortaleçam a região", explicou Edimar Santos.
O Secretário Orlando Menegazzo Filho (Russinho) de Assaí disse, que em um pólo regional da confecção se faz necessário capacitar a força de trabalho aqui existente. “Assim, todas as empresas do setor poderão ampliar seus mercados, desenvolver parcerias e aumentar a planta de suas unidades produtoras”, afirma.
O Secretário José Manoel Ferreira Pereira (NSBarbara) enunciou, que precisamos parar de tratar a costura com sub-emprego, como um bico, as costureiras precisam de garantias trabalhistas e valorização pelos empresários, assim vamos abrir novas oportunidades de geração de emprego e renda para a população e o desenvolvimento da região são alguns dos benefícios diretos.

Nenhum comentário: