sexta-feira, 11 de março de 2011

Prefeitura não consegue acabar com bueiros entupidos em Assaí

Uma grande quantidade de bueiros entupidos em todas as regiões de Assaí vem preocupando os moradores de muitas localidades. São vários os registros através do Programa Assaí Noticias da Rádio Stúdio FM. 
De acordo com informações colhidas com moradores, em alguns casos, há bueiros que estão em situação preocupante há meses. 
Além disso, existe a preocupação dos moradores com os possíveis focos de dengue, uma vez que o mosquito se reproduz em qualquer água parada, seja ela limpa ou não. 


Nossas lentes registraram um bueiro aberto e com água suja e parada na esquina das Ruas Jorge Dib Abussaf e José Ferreira Alves (foto). 
Os moradores às vezes improvisam alguns pedaços de madeira para evitar que as pessoas que passam pelo local se machuquem devido ao bueiro estar aberto. 
Fatores - Muitos fatores históricos também colaboraram para aumentar o problema. O principal dele diz respeito à própria população que continua jogando lixo nas ruas. 
A mudança muito rápida da cultura de consumo e descarte, embalagens e produtos de indefinido tempo para decomposição, tecnologia que não ensina a forma correta de descarte, expansão da cidade e falta de investimento em educação ambiental são alguns deles. 
O efetivo pequeno para fiscalizar e educar também dificulta a atuação da secretaria que já começa a pensar em ações específicas para o problema. 
O secretário de Obras, Arcelino Paulo da Silva, reconhece o problema, mas afirma que está longe de chegar a uma solução. 
Segundo ele não é possível manter uma equipe na prefeitura apenas para cuidar dos bueiros. “Nosso pessoal é pequeno é não é possível criar uma equipe especializada. Temos que cuidar de várias áreas e dar atenção a todas as secretarias”. 
Arcelino acredita que alguns moradores jogam lixo em ruas e calçadas porque sabem que esse material será coletado pela Sanetran, mas não é bem assim. 
O lixo que é jogado na rua fica por ali até que a primeira chuva aconteça. A partir daí, todo o material sólido vai para as bocas de lobo, que não suportam e o problema aparece. 
Coleta - A prefeitura de Assaí garante a coleta diária de lixo na cidade, mas pede a colaboração da população para êxito no trabalho. Ela esclarece que moradores podem solicitar a denunciar ações contra o meio ambiente por meio de informações que serão mantidas sob sigilo. 
Além disso, a empresa responsável pela coleta do Lixo, a Sanetran, oferece serviço de caçamba que está disponível todos os dias da semana. Informações pelo telefone, 3262-5088.

Nenhum comentário: