segunda-feira, 7 de março de 2011

Moradores querem a instalação Academias da Terceira Idade em Assaí

A instalação de mais Academia da Terceira Idade (ATI) em Assaí seria importante para atividades físicas de várias pessoas. Moradores da cidade têm solicitado a inclusão de academias em alguns pontos da cidade, como por exemplo, no canteiro entre a Avenida Paul Harris e a Rua Azaléia e também no Parque Ikeda. 
Em conversa com o prefeito de Assaí, Tuti Bomtempo, nossa reportagem questionou sobre o porquê a cidade ainda não instalou as academias. Segundo Bomtempo “o dinheiro viria de uma emenda do deputado Ricardo Barros, mas que em contato com ele, a resposta foi de que o recurso não seria liberado”. 
Barros deixou a Câmara dos Deputados em fevereiro deste ano. Nas eleições do ano passado, ele concorreu ao cargo de Senador, mas perdeu a disputa. 
Ele perdeu as eleições e Assaí perdeu as academias. 


A idéia da criação dos aparelhos foi inspirada em ações promovidas por Pequim, na China, em dar condições para que os idosos façam exercícios físicos em espaços públicos. Os 10 aparelhos que compõem a ATI ajudam a fortalecer, relaxar, alongar, dar agilidade e flexibilidade aos músculos. 
O pioneiro da idéia no Paraná foi à cidade de Maringá, em abril de 2007, quando instalou a primeira academia. É constatado a diminuição de 27% de consultas e solicitações de anti-inflamatórios em municípios que possuem projetos como esta academia. 
Algumas cidades da região já contam com o projeto, como é o caso de São Sebastião da Amoreira e Santa Cecília do Pavão, alem de Londrina, que conta com várias instaladas pela cidade. 

Nenhum comentário: