segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Pedágio: motorista pode ficar isento onde mora e trabalha

Do Bonde - A Câmara dos Deputados analisa projeto de Lei que isenta do pagamento de pedágio ocondutor que more ou trabalhe no mesmo município onde é feita a cobrança da tarifa. 
A proposta, do deputado Bohn Gass (PT-RS), acrescenta artigo à Lei 8.987/95, que trata da cobrança do pedágio nas rodovias sob regime de concessão. 
O projeto prevê que os contratos de concessão poderão ser revisados para garantir a adaptação da empresa concessionária à isenção, com a preservação do seu equilíbrio econômico e financeiro. 
Racionalidade - "A cobrança de pedágio nas rodovias exploradas sob regime de concessão deve ser pautada também pela racionalidade, e não apenas pela exclusiva necessidade de cobrir os custos com a manutenção da via", sustenta o autor do projeto. 
Segundo Bohn Gass, é inaceitável cobrar pedágio de quem mora ou trabalha no mesmo município do posto de arrecadação, "porque impõe custos altíssimos a esses cidadãos para fazer face às suas necessidades básicas de deslocamento diário". 
O deputado ressalta que esses cidadãos nem sempre têm a opção de circular por vias alternativas municipais. "O custo com o pagamento obrigatório dessa tarifa pode acabar lhes restringindo o direito de ir e vir e de desenvolver suas funções e atividades

Nenhum comentário: