sexta-feira, 1 de abril de 2011

Três poços artesianos de Assaí tem excesso de fluor

A Prefeitura de Assaí ainda não sabe o que vai fazer com três poços artesianos perfurados em áreas rurais da cidade, que contem excesso de flúor.
O anúncio é do setor de engenharia da prefeitura, explicando que o município possui três pontos críticos, com água oriunda de poços artesianos com flúor natural em excesso e causador da fluorose. O problema resulta em danos, muitas vezes, irreversíveis à dentição das crianças.
Com recursos do PAC 1 foram perfurados em Assaí, cinco poços artesianos, nas regiões do Maracatu, Bela Vista, Paineira, Guarucaia e Gásperi, mas apenas os dois primeiros têm índice de flúor dentro dos parâmetros observados pela OMS – Organização Mundial de Saúde.
Segundo levantamento nos cinco poços, Guarucaia com 2,56mg/L, Paineira com 2,20mg/L e Gásperi com 2,38 mg/L estão bem acima do índice normal que é de 1,50mg/L. Já os poços nas regiões da Bela Vista (1,30mg/L) e Maracatu (1,38mg/L) atendem o preconizado e em breve receberão novos investimentos.
A prefeitura tem duas opções para solucionar o problema. O primeiro seria uma nova perfuração para tentar chegar ao Aquífero Guarani. A segunda, contratar uma empresa para a correção. Nos dois casos os recursos seriam altos e inviabiliza qualquer que seja a ação. Assim, os três poços serão totalmente desativados.
Para atender as localidades, a prefeitura espera por um geólogo da Sanepar para apontar outras possíveis áreas para novas perfurações.
Nos locais onde os poços foram liberados, a prefeitura espera para os próximos dias, abrir processo de licitação para realizar a capitação, reserva e distribuição da água para os moradores do Maracatu e Bela Vista.
Pelo projeto, 21 famílias serão beneficiadas na primeira etapa do programa, sendo 12 na Seção Bela Vista e outros nove na Seção Maracatu. Os reservatórios terão capacidade de 10 a 15 metros cúbicos de água. O prazo para o inicio das obras é de 90 dias.

Nenhum comentário: