Duas cidades paranaenses respondem por 68,6% dos casos de dengue registrados no estado, de acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nesta quarta-feira (9). Londrina e Jacarezinho, na região Norte do estado, registram 2.054 dos 2.994 casos confirmados do estado. Segundo a Sesa, a causa para esse aumento seria a deficiência no combate ao mosquito Aedes aegypti, o vetor da doença, em 2010 e a dificuldade no atendimento aos pacientes reveladas neste ano.
Em todo Paraná, até esta quarta (9), já foram notificados 17.607 casos suspeitos da doença. Dos 2.994 confirmados, apenas 100 foram casos importados. Ou seja, 97% dos casos confirmados foram contraídos no próprio estado. Foram notificados 29 casos graves, sendo que 16 são de dengue com complicação (DCC) e 13 são de febre hemorrágica de dengue (FHD).
Mortes - No Paraná, cinco pessoas já morreram por causa da doença. Foram três casos de FHD, um em Londrina e dois em Jacarezinho, e dois casos de DCC, um em Londrina e outro em Jacarezinho. A última morte foi confirmada nesta quarta-feira pela Secretaria Municipal de Saúde de Londrina. A vítima foi uma mulher de 42 anos, moradora da região central, que morreu em 18 de fevereiro logo após chegar à Unidade Básica de Saúde (UBS) Clair Pavan, na região central, à procura de atendimento. A constatação da morte foi de dengue com complicação (DCC).
Nenhum comentário:
Postar um comentário