segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Eleições 2012: dez prefeitos da região poderão disputar reeleição


No dia 7 de outubro de 2012, data do primeiro turno das eleições municipais, os eleitores irão escolher novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores por todo o país.
Na área abrangente da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (AMUNOP), dez municípios terão prefeitos novos a partir do próximo ano. Os outros dez poderão ter novos prefeitos ou reeleger os atuais.
Em Assaí (Michel Ângelo Bomtempo), Cornélio Procópio (Amin Hannouche), Curiuva (Marcio da Mainardes), Nova América da Colina (Alceste Iwanaga Santana), Rancho Alegre (Dalvo Lucio Moreira), Santa Amélia (Roderjan Inforzato), Santa Cecília do Pavão (Edimar Santos), Santa Mariana (Maria Aparecida Bassi), São Jerônimo da Serra (Carlos Sutil) e Sertaneja (Neuton de Oliveira), os atuais prefeitos já cumprem o segundo mandato e por lei não podem mais ir às urnas para tentar o mesmo cargo.
Já os municípios de Bandeirantes (Celso Silva), Congonhinhas (Luiz Henrique Cursino), Itambaracá (Amarildo Tostes), Leópolis (Cléa Bernardes), Nova Fátima (Nilson Xavier – o “Cabeça”), Nova Santa Bárbara (Claudemir Valério – o “Garrafa”), Santo Antonio do Paraíso (Devanir Martinelli), São Sebastião da Amoreira (Luis Fernandes), Sapopema (Vera Lucia da Silva Golono) e Uraí, Almir Fernandes Oliveira terão eleições que os atuais prefeitos poderão medir suas popularidades e ações nas urnas em outubro.
Alguns casos são especiais. Em Uraí e Congonhinhas, os prefeitos tiveram os seus mandatos cassados, pela Câmara de Vereadores e pelo TSE respectivamente.
Já o caso de São Sebastião da Amoreira, é o mais interessante. A cidade já teve três prefeitos durante este período, após o eleito nas eleições de 2008, Adevilson Gouveia ser impedido de assumir o cargo devido processos na justiça.
Os atuais prefeitos em condições de tentarem a reeleição ainda não oficializaram a vontade de disputar novamente o processo eleitoral em outubro próximo. Mas como se sabe, são poucos os que experimentam do “poder” e que não querem um pouco mais.
Por outro lado, os eleitores onde os prefeitos não podem se candidatar vivem um dilema: quem o atual prefeito irá apoiar nas próximas eleições? Essa é uma pergunta freqüente na maioria das cidades, onde o atual chefe do executivo ainda não declarou oficialmente apoio para as próximas eleições.
Os quadros de quem serão os candidatos ainda não estão definidos, mas já figuram vários pré-candidatos em todas as cidades da região. Os nomes deverão ser finalizados nas convenções partidárias que ocorrerão entre 10 e 30 de junho.

Nenhum comentário: