Aconteceu na última sexta feira dia 9,a Audiência Pública da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná presidida pelo Deputado Hermas Jr .O tema “Desafios e Oportunidades para uma produção sustentável” teve a participação de muitas pessoas interessada e autoridades, em contribuir para melhorias no setor de agronegócio. A Audiência teve a presença de diversas autoridades da Região de Cornélio Procópio inclusive os membros da comissão como o vice-presidente Deputado Pedro Lupion,o Presidente da Sociedade Rural da região de Cornélio Procópio José Roberto Hofig Ramos, Maurício Koch chefe Regional da Agricultura, Paulo Hidalgo chefe da Regional da Emater, Devanil chefe regional do IAP, O vereador Ricardo Leite, representando o Prefeito de Cornélio Procópio Sr. Amin José Hannouche , o Deputado. Abelardo Lupion, Ronaldo Siena chefe regional da SEMA de Londrina.
O Deputado Hermas Jr, presidente da comissão, agradeceu o apoio de todos os presentes que se disponibilizaram a discutir e trocar ideias que acrescentem melhorias no setor. Os assuntos discutidos foram a Fruticultura, a Citricultura, Piscicultura, Crédito fundiário e Banco da Terra, Meio Ambiente e estrutura relacionada ao meio rural.
Na ocasião Hermas Jr recebeu um documento com reivindicações, projetos e sugestões, oportunidades e gargalos para diversificação e geração de renda na agropecuária do setor rural da região de Cornélio Procópio. O setor agronegócio do Norte do Paraná é referencia no estado e mundial. O parlamentar ressaltou ainda a grande relevância do setor agronegócio e que o “Maior e mais importante objetivo da comissão de agricultura: ecoar as necessidades dos senhores para que as mesmas se traduzam em realizações!”. Outro assunto em pauta foi a sustentabilidade da produção agrícola e adequação ambiental vendo isso a aplicação da tecnologia e do conhecimento.
Uma das atividades que mais gerou emprego na região foi a Fruticultura em Cornélio Procópio. O plantio da uva fina gerou mais de 2500 empregos. A Bananicultura é outra atividade é muito viável para pequenas propriedades pois tem retorno rápido e gera renda durante nove meses do ano, porém uma das reivindicações é a agilização dos processos para liberação do instituto das águas. Essas e todas outras sugestões e pedidos foram entregues ao presidente da comissão, o Deputado Hermas JR e serão analisados para viabilizar as medidas requeridas da região.
Audiência Pública da Comissão de Agricultura presidida pelo Dep. Hermas Jr teve o tema “Desafios e Oportunidades para uma produção sustentável” e a participação de diversas autoridades do setor. |
Da Assessoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário