O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) ativou nesta segunda-feira (2) o Alerta Geada, serviço de acompanhamento meteorológico que há 16 anos auxilia produtores a decidir sobre a adoção de medidas preventivas para proteger lavouras novas (até dois anos de implantação) na região cafeeira do Estado. As previsões podem ser obtidas pela internet no site do Iapar ou pelo telefone (43) 3391-4500.
Os pesquisadores emitem um pré-aviso com 48 horas de antecedência se detectam o avanço de massas de ar frio com potencial para causar geadas na região cafeeira do Paraná. Caso a progressão se confirme, 24 horas depois é emitido um segundo comunicado, validando o primeiro. Interessados em receber o alerta por correio eletrônico devem se cadastrar no endereço alerta_geada@iapar.br
Conforme o pesquisador Marcos Pavan, responsável pelas pesquisas em cafeicultura do Iapar, o aviso com 48 horas de antecedência tem certo grau de imprecisão, mas é lançado para que o cafeicultor fique atento e mobilize seu pessoal. "Desse modo, ele pode executar rapidamente as medidas de proteção caso se confirme o risco de geada no segundo comunicado – este sim, muito mais preciso", afirma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário