quarta-feira, 2 de março de 2011

15 anos sem Mamonas Assassinas

Hoje, quarta-feira, 02, completa 15 anos em que os integrantes dos Mamonas Assassinas nos deixaram. Relembre conosco, no post abaixo, um pouquinho mais sobre o grupo.
- A história do grupo tem início no final dos anos 80, mas especificamente em 1989. Na época, Sérgio Reoli, então funcionário da empresa Olivetti, conhece Maurício Hinoto, irmão de Bento Hinoto.
Dinho - vocal
- Mauricio, sabendo que Sérgio tocava bateria, decide apresentá-lo ao irmão. A química foi tal, que semanas depois, eles já planejavam a criação de uma banda.
-Ainda no contexto, Samuel Reoli, irmão de Sérgio, é escalado para assumir o baixo. Nascia a partir de então, a primeira formação do chamado “Utopia”.
-O grupo, nada mais era, do que uma banda especializada em covers da Legião Urbana, Titãs e Rush.
- Durante uma das apresentações, realizada em julho de 1990, os músicos entrariam em contato com Alecsander Alves (Dinho). Ele por sua vez, se comprometera a subir ao palco para cantar “Sweet Child O’ Mine”, do Guns N’ Roses.
Bento Hinoto - guitarra e violão
- Através de Dinho, os demais integrantes conheceriam Júlio Rasec, que viria a ser o tecladista do Utopia.
- Paralelamente a isso, o “Utopia” passa a se apresentar na periferia da cidade de São Paulo. Aos poucos, seus membros decidem abandonar os covers, introduzindo uma série de parodias nos shows.
- Pouco após o lançamento do primeiro e único disco, entram em contato com o produtor Rick Bonadio. Aconselhados por ele, aliás, decidem mudar o nome do grupo para “Mamonas Assassinas do Espaço”.
Júlio Rasec - teclado
- Felizmente a ideia não vingou, e o nome adotado passou a ser “Mamonas Assassinas”.
- Alguns dias depois, o grupo decide, enfim, enviar uma fita demo para as gravadoras Sony e Emi. No material, estavam contidas as músicas “Robocop Gay”, “Jumento Celestino” e “Pelados em Santos”.
- Foi João Augusto Soares, então diretor artístico da EMI, o responsável pela contratação dos músicos.
- Produzido por Rick Bonadio, é lançado então, o primeiro e único álbum dos Mamonas Assassinas. O trabalho seria composto de 14 faixas. Entre as principais estavam: “Pelados em Santos”, “Chopis Centis”, “Mundo Animal”, “Robocop Gay” e “Lá Vem o Alemão”.
Samuel Reoli - baixo
- O disco ainda contaria com a chamada “Vira-Vira”, uma espécie de “homenagem” ao cantor português Roberto Leal.
- No auge do sucesso, a banda passaria a se apresentar em diversos programas da TV. Entre os principais estavam o “Domingo Legal” (SBT) e “Domingão do Faustão” (Globo). Na atração de Gugu Liberato, os músicos ainda participariam da chamada “Prova da Lama”.
- Com o sucesso conquistado, os Mamonas seriam convidados para uma série de apresentações em Portugal.
Sérgio Reoli - bateria
- Como se sabe, as apresentações não aconteceram. Dinho e os demais integrantes acabariam falecendo em um trágico acidente aéreo, no dia 02 de março de 1996.
- Após a tragédia, diversas seriam as homenagens prestadas ao grupo. Uma delas, aliás, realizada com propriedade pelos Titãs.



Nenhum comentário: