Do Revelia - Diferentemente de cidade vizinha onde o gestor público municipal deve devolver dinheiro, o prefeito de Assai, Michel Ângelo Bomtempo (PMDB) não tem contado com o pagamento de diárias em seus deslocamentos.
O pagamento de diárias para a chefia do Poder Executivo, no caso do prefeito, não faz parte do dicionário da municipalidade local nesses sete anos de seus dois mandatos.
No imaginário popular, o município de Assaí não gosta de financiar festas com o dinheiro público, ao contrario do que acontece em São Sebastião da Amoreira.
Ao invés da política do “ pão e circo” como acontece em Amoreira, a cidade prefere investir em obras de infra-estrutura, saúde, geração de emprego, educação profissionalizante, apoiando ainda o ensino superior e moradia popular.
Organização de grandes eventos deve ficar sob responsabilidade da iniciativa privada, enquanto a administração publica cuida de saúde, emprego, segurança, educação. Não se deve seguir exemplo de São Sebastião da Amoreira, onde o comércio deixa de receber o dinheiro do fiado, enquanto o trabalhador gasta parte do seu salário com festas organizadas por pessoas de fora.
Mesmo entre os que dizem não gostar do prefeito de Assai, com o argumento de que ele não é “político”, não fica dando “tapinhas nas costas”, há ainda aqueles que apóiam o perfil administrador, empreendedor e gerencial de Tuti Bomtempo.
A opção por fazer festas com o dinheiro público representa a adoção de uma visão paternalista, aliada a doação de cestas básicas pelo próprio homem publico, com o exemplo maior da política do “ pão e circo”.
Ou seja, acaba-se distorcendo o real propósito da administração publica que é o melhor gerenciamento da arrecadação de impostos, de forma a proporcionar qualidade de vida, resgate da cidadania e dignidade humana.
Na ótica do poder constituído, valorizar pessoas é criar oportunidades, não apenas momentos efêmeros de pseudo alegria. É criar oportunidades para que o cidadão possa se desenvolver como pessoa independente e autônoma, capaz de tomar suas próprias decisões e trilhar seu caminho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário