segunda-feira, 4 de julho de 2011

Inspeção de pulverizadores protege meio ambiente e saúde e evita perdas

Assegurar proteção do meio ambiente e alimentos mais saudáveis à população e, ainda, evitar perdas ao produtor são os principais objetivos do projeto de lei que estabelece inspeção periódica dos pulverizadores agrotóxicos. De autoria do deputado estadual Luiz Eduardo Cheida (PMDB), a proposta foi discutida nesta quinta-feira, dia 30, em audiência pública em Londrina. O evento ocorreu na Câmara de Vereadores da cidade e reuniu professores, pesquisadores, profissionais e técnicos da região.
O deputado citou que o Paraná é “campeão” na utilização de agrotóxicos. A falta de inspeção nos pulverizadores - equipamentos utilizados para a aplicação do produto na lavoura - faz com que haja lançamento em excesso de agrotóxicos. Isso, observou Cheida, causa danos ao meio ambiente e à qualidade dos alimentos. “Pulverizadores desregulados lançam mais veneno. Perde o agricultor, envenena-se o consumidor. É preciso inspecionar. Continuo lutando por alimentos sem agrotóxico.”
A desregulagem dos pulverizadores e o consequente desperdício de agrotóxicos fazem também a agricultura brasileira perder, anualmente, cerca de US$ 600 milhões por ano, informou o deputado. Assim, explicou Cheida, o projeto de lei estadual, além de representar uma medida de proteção ao meio ambiente e da saúde dos consumidores, impede a ocorrência de perdas econômicas para os agricultores.
Antes de formalizar o projeto de lei junto ao Legislativo paranaense, o deputado, como presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembleia, tem promovido audiências públicas para colher da sociedade sugestões e colaborações para a proposta. No último dia 10, por exemplo, uma audiência foi realizada em Bandeirantes, na Universidade do Norte do Paraná (Uenp).
Da audiência de Londrina participaram como debatedores os professores doutores Marco Antônio Gandolfo, da Uenp; Otávio Saab, da Universidade Estadual de Londrina (UEL); e Ulisses Artuniassi, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp).

Fonte: Assessoria de Imprensa do Mandato do Deputado Cheida

Nenhum comentário: