Dia 30 de outubro é para agradecer, pedir, celebrar. A Arquidiocese de Londrina celebrará missa como parte da programação do movimento Outubro Rosa, a partir das 19 horas, ma Catedral Metropolitana. “Queremos conscientizar a mulher sobre a prevenção contra o câncer de mama”, afirma uma das responsáveis pela liturgia da missa, Ana Maria Peixoto. Junto com ela, na organização da celebração, estão Francisca Ventura e Célia Hauly, pelo movimento Outubro Rosa.
Além de chamar a atenção para a prevenção contra a doença, uma das que mais mata mulheres no Brasil, a missa é oportunidade de render graças a Deus. “Quem venceu a doença, vai agradecer. Quem tem, vai pedir cura”, ressalta Ana Maria. De acordo com ela, muitas equipes médicas também participam da celebração, já realizada há alguns anos, como forma de pedir bênçãos a Deus sobre o trabalho médico.
Ana Maria ressalta ainda a importância de chamar a atenção das mulheres para o diagnóstico precoce, através do auto-exame e da mamografia. Segundo ela, é preciso vencer o preconceito, a vergonha e a timidez. “Queremos um laço de saúde na mulher”, diz, referindo-se à fita cor-de-rosa símbolo da luta contra o câncer de mama. A Igreja Católica de Londrina apoia movimentos de prevenção contra a doença, como o movimento Outubro Rosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário